02 novembro 2006

Green Lantern: Rebirth HC

Argumento: Geoff Johns
Arte: Ethan Van Sciver

A frase que resume esta edição é a seguinte: o espantoso regresso do maior entre os Lanternas Verdes: Hal Jordan.
Apesar de estar centrada nesta premissa a obra é muito mais do que tudo isto…
A acção começa com Kyle Rainer, o Lanterna que não conheceu o medo, a salvar nos confins do Universo uma das raças mais antigas que existe… Enquanto pensa que estes lhe agradecem ele compreende que apenas lhe dizem o seguinte: “Parallax está a chegar”.
Não pode ficar parado após esta revelação, por isso vai procurar respostas…
A acção salta para a Terra onde vemos Hal Jordan a relembrar os velhos tempos, a época em que rasgava o Céu num jacto, hoje em dia a sua vida é outra: antigo Lanterna Verde caído e hóspede das entidades Espectro e Parallax, vive numa constante luta para não ver a sua consciência suplantada pelas outras duas com as quais partilha o ser…
Enquanto isto vemos uma nave a despenhar-se no Novo México, quando vemos o seu interior deparamo-nos com um extenuado Kyle Rainer que se recusa a usar o seu anel… Reparamos que ele guarda um caixão.
Estamos em Nova Iorque onde Guy Gardner, John Stewart, e Hal Jordan se reúnem para assistir a um jogo de basebol, mas como o trabalho do Espectro nunca acaba, a multidão começa a assumir os seus erros… E o Espectro a ganhar poder, Jordan tem de fugir e fazer vingança… Por isso vai para Star City travar o Black Hand quando este arromba a casa de Oliver Queen e tenta roubar o Anel do Poder, como castigo arranca-lhe a mão e foge… Cada vez mais inseguro e confuso…
Mais tarde vemos Guy Gardner a perder o controlo dos seus poderes Vuldurianos e a destruir o seu bar e quase matar Stewart.
A somar a isto há o facto de Coast City ter sido reconstruída do dia para a noite…
E os Lanternas Verdes começam a perder o controlo das suas acções e a tornarem instáveis…
Mas nada disto escapa aos membros da Liga da Justiça que vão ao encontro de Jordan, questiona-lo acerca dos últimos acontecimentos. Jordan que encontrou um bálsamo para os seus dilemas no dialogo com a sua amada Carol… É num clima romântico que a Liga encontra o par e um Stewart enlouquecido e derrota toda a liga .
É nesta mesma altura que Gardner sai do seu coma e consegue um novo anel e Killowog vai atacar Kyle Rainer, Gardner vai-se juntar a Stewart para destruir Rainer e Ganthet vai em salvação de Rainer.
Com isto tudo, Rainer é transportado para a torre do Relógio e Jordan para o seu antigo apartamento. Rainer vai para contar qual a origem do Parallax enquanto Jordan vai para sucumbir ao Parallax e perder a sua identidade.
É agora que entra em cena o verdadeiro inimigo dos Lanternas Verdes, aquele que orquestrou esta situação toda! Aquele que manipulou até o espírito do medo e fez cair o Maior dos Lanternas, este vilão é ninguém menos que Sinestro!
Mas existe uma réstia de esperança! Pois enquanto Olliver Queen e Kyle Rainer são atacados por Sinestro, a Liga tenta derrotar Parallax, graças ao despontar de Parallax todos os Lanternas que estavam a ser influenciados voltam ao normal e assim Kilowog, Gardner e Stewart e Ganthet vão-se aliar aos Heróis, mas como o parco equilíbrio em que a identidade de Jordan se encontrava ruiu e o Espectro o largou devido à influência do Parallax e num último esforço para vencer este, Jordan já nada tem a fazer na Terra e é assim que Jordan está a dar as últimas neste plano de existência, mas o Parallax não foi derrotado e está a possuir Ganthet, este no limite do seu ser leva o espírito de Jordan para o seu corpo, que estava no caixão trazido por Rainer.
Assim Sinestro e Jordan defrontam-se num combate de proporções épicas, mas a vitória do Bem só é assegurada quando Rainer entra na justa e juntos conseguem vencer o alienígena e obrigam este a fugir para o Universo da Anti-matéria…
Mas como o trabalho de um Lanterna nunca está feito, Jordan e Rainer têm de se unir aos outros heróis que já lutavam contra o Ganthet/Parallax, e é numa investida conjunta dos 5 Lanternas Verdes: Jordan, Rainer, Stewart, Gardner, Kilowog que conseguem aprisionar de novo Parallax na Bateria Central de Oa...

O Regresso de Hal Jordan, o Regresso de Coast City, o Regresso dos Lanternas Verdes, o Regresso da Lenda!

Geoff Johns:
Trabalhou como assistente de Richard Donner e trabalhou nos filmes “Arma Mortífera 4” e “Teoria da Conspiração”. Depois disto iniciou a sua carreira nos comics, começando na DC onde escreveu a série: Stars and S.T.R.I.P.E., mas é mais conhecido pelos seu trabalho na megassaga “Infinite Crisis” ou pelo regresso de Hal Jordan e pelo acender da Lanterna Verde com este “Rebirth” e “GL Corps: Recharge” Passou um pouco por todos os heróis da DC, ainda passou pela Marvel onde escreveu nos “Vingadores” e Ultimate X-Men entre outras coisas. Está ainda envolvido no projecto “52” da DC.

Ethan Van Sciver:
Um dos meus desenhadores favoritos, dono de um traço limpo e pormenorizado que faz deles um dos mais requisitados no mercado americano.
Já passou por pelas páginas de Cyberfrog, New X-Men, Flash, Impulse, após ter desenhado este Rebirth tornou-se um dos desenhadores que já passaram pela nova edição de Green Lantern.

5 comentários:

  1. Boa critica

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Grimlock.
    É uma obra muito fixe né?

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li mas parece que vou ter de comprar.

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo teu comentário Rafa.
    De facto esta critíca mais pareceu uma sinopse, mas ainda assim acho que está porreira...
    Quanto a comprar esta edição Grimlock, acredita que não te arrependes. Seja pela qualidade da história, seja pelos desenhos...

    ResponderEliminar
  5. Bem hajas Rafael, ou Rafa se ñ te importares. Quanto à review do CESAR tá bem bacana apesar daquele aspecto que vcs falaram.

    ResponderEliminar