09 setembro 2005

Quarteto Fantástico 1234

Argumento: Grant Morrison
Desenho: Jae Lee
Cor:
José Villarrubia
Edições Devir/Marvel

Por muitos considerado um clássico, por outros não. Eu partilho a segunda opinião pois, para mim, o desenho e a cor não vão por aí além. A única coisa que se aproveita é o grande argumento do irlandês Grant Morrison que dá para manter o leitor agarrado ao livro. Só há um senão: não dá para perceber muito bem o enredo ao ínicio, ficamos um pouco baralhados. Só no fim é que dá para perceber que o Quarteto não está na sua realidade, mas sim no seu sub-consciente.
Passando agora ao desenhador, Jae Lee, o seu desenho é um tanto ou quanto especial. Se formos a ver, é engraçada a forma como ele organiza as vinhetas e as suas pranchas, mas para mim é fraco o seu estilo. Gostei muito da forma como ele desenhou cada personagem, agora as paisagens deixam um pouco a desejar, porque ele não se preocupa muito em detalhá-las, só nos quer mostrar o primeiro-plano para a sua arte não ser demasiado elaborada.
Depois temos outro contra-tempo: a cor que Villarubia aplica aos desenhos. Se observarem cuidadosamente, podem ver que há sempre várias circunferências de várias tonalidades na pintura. Acho que é o que menos se aproveita deste álbum, preferindo primeiro o argumento e depois o desenho. É uma edição luxuosa por parte da Devir, que fez bem em publicá-la para apoiar a variedade, apesar de não ser lá muito preciosa para a colecção do Quarteto Fantástico cá em Portugal.

6.5/10

2 comentários:

  1. Eu tanbem gostei muito,mas o morrison não escreve de modo facil,nem com o homem-animal fez isso.O Jae Lee não é propriamente o meu estilo de desenhador favorito,mas para o clima da historia acho adquado.noa;9.5/10

    abracos
    grimlock

    ResponderEliminar
  2. Pois é tellos, também acho que o desenho do Jae não é para todos os gostos, mas contudo estou a aprender a gostar dele (por isso é que aumentei a nota). Por exemplo: gostei das capas que ele fez para a marvel (vingadores, etc.).
    Villarrubia dá um ambiente diferrente à estória, mas mesmo assim ainda não consigo apreciar a cor que ele aplica (outros caso de desenhadore que ainda não aprecio é o McKeen e outros que tenham uma arte "inovadora")

    ResponderEliminar