22 outubro 2005

Obras Primas da BD Disney #7

Argumento e desenho: Carl Barks
Edições Edimpresa/ Disney

Desta vez a Edimpresa traz-nos o período de Carl Barks entre 1958-1959 e apresenta mais uma vez a qualidade deste autor.
Todas as estórias deste volume têm sempre uma muito boa introdução que nos dá informação sobre o que vamos ler e sobre a edição original. Para quem ainda não conhece este homem, pode ler uma pequena biografia sua no in
ício.

Barks foi um dos autores mais completos da sua época, já que ele era argumentista e desenhador. Foi ele que criou o famoso Tio Patinhas e ganhou uma grande afinidade com o resto da família dos patos (ele tem a alcunha de "O Homem dos Patos"). Foi por isto e muito mais que Carl Barks foi "elevado à condição de lenda" pelos Estúdios da Disney.

As capas utilizadas nesta colecção são muito boas quer no desenho quer na cor, apesar de não serem as originais na versão americana.
No interior desta BD, o desenho é muito simples mas ao mesmo tempo muito descritivo. Barks não poupa pormenore
s aos patos e a pintura é muito bem concebida. As paisagens de vários tons dão muita realidade ao desenho e há sempre muita alegria. Nunca (ou raramente) se vêem erros na arte e, é por isso, que é um dos melhores álbuns que saiu este mês.
No argumento não há muito a dizer, já que é tudo do melhor. Ao longo destas 23 estórias, é mostrado todo o humor e imaginação de Carl, e nunca achei nenhuma delas "secantes". Também há uma curiosidade muito estranha:
nunca são utilizados pontos finais nas falas. É sempre um ponto de exclamação ou um ponto de interrogação que termina as frases.
Resta dizer que é bom que este material continue a ser publicado cá em Portugal.
Aqui ficam as três estórias de que mais gostei:
Em "O Carteiro não Pode Parar", o autor retrata muito bem a vida do mesmo. Donald nunca para nem perde um desafio. Percorre montes, cidades e passa por chuvas e trovoadas, mas, nada o impede de fazer o seu trabalho. Até tem de f
azer entregas nas nuvens... No final, os seus sempre prestáveis sobrinhos ajudam-no a entregar algumas encomendas. Com o trabalho que o Pato teve, nem sei como não se despediu.
De seguida, " A Rã Saltadora" é a personagem principal. Tudo começa quando a família acolhe um anfíbio cheio de frio que não resiste a uma boa lareira quentinha. É então que os trigémeos e o seu tio se apercebem d
e que esta rã é uma "Saltadora" nata. Por isso ganhou este nome e passou a participar em concursos. Tudo acaba com o animal a servir de mascote e a ser o salvador do dia.
Por último temos "O Pato Escondido na Floresta", que conta como é o concurso anual dos Escuteiros Mirins. O Pato Donald só tem de se esconder na floresta e esperar que o encontrem. Ele só não estava à espera de ser encontrado, já que o seu plano era infalível. Mesmo assim nada o impediu de ter um final feliz.

9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário