07 novembro 2005

Sketchbook #1

Argumento e Desenho:João Martins/ Daniel Maia
Cor: Nikolai Nekh/ Rui Moura
Editora: BD AJCOI

Mais uma excelente iniciativa na BD Portuguesa. Depois de ser lançado o BD Jornal, temos agora acesso a uma nova revista de BD totalmente em português. Sendo trimestral, este "é o resultado de uma colaboração entre a AJCOI e um conjunto de jovens artistas, o estúdio Split Up". É então que estas duas associações se juntam e formam um estúdio com o nome de B.D. AJCOI. Depois disto é criada a Sketchbook, que tem como objectivo divulgar trabalhos de jovens talentos do nosso país. Portanto, quem quiser enviar alguma coisa, pode simplesmente utilizar o e-mail: in_comics-we_trust@hotmail.com.

Neste primeiro número temos duas estórias: "A Parede, Apenas
um Problema", de João Martins e Nilolai Nekh e "Hunter", de Daniel Maia e Rui Moura. A cor é toda ela feita através do computador o que dá um pouco mais de brilho e um ar mais profissional. No primeiro trabalho, há um grande problema. De repente, aparece uma misteriosa parede que aparentemente ninguém consegue derrubar. Várias pessoas o tentam, mas talvez só uma o consiga. Sinceramente não gostei muito da arte, apesar de ser um pouco cómica. A cor está muito bem aplicada e notam-se várias tonalidades muito bem conseguidas em cada objecto ou paisagem.
Já em "Hunter", Daniel Maia utilizou uma técnica diferente das outras. Cada prancha foi desenhada num ano diferente fazendo um total de 8 páginas, para o autor tentar perceb
er como tinha evoluído através do tempo. Só este ano é que conseguiu concluí-la, ou seja, desde 1998 que está a trabalhar nela. Antes de ser colocada na revista, fez ainda uma "nova primeira página para melhor compor a abertura". Quem teve o trabalho de colorir esta produção foi Rui Moura. Está muito bem feita (a colorização) e não deixa fugir o tão agradável traço de Daniel.
É uma estória muito boa e aproveito para dizer que mais tarde ou mais cedo este autor será o próximo a entrar no mundo dos Comics norte-americanos.

A revista será oficialmente lançada por todo o país em Dezembro.

P.S.- A capa que mostro é na verdade um fantástico autógrafo de Daniel Maia que eu arranjei no FIBDA 2005.

7/10

2 comentários:

  1. Oí ´Celtic, em meu nome e em dos k operaram na revista, mt obrigado pela critica e por todo o destaque que tens dado à edição.

    Dan Maia

    ResponderEliminar
  2. Não e preciso agradecer. Simplesmente acho que as revistas portuguesas merecem muito destaque, já que não são todos os dias que elas aparecem.

    Fiquem bem,
    CW

    ResponderEliminar