22 janeiro 2006

Arrowsmith

Argumento: Kurt Busiek
Desenho: Carlos Pacheco
Arte-Final: Jesus Merino
Cores: Alex Sinclair
Edições Devir/ Wildstorm

Sem dúvida alguma (para mim) um dos melhores álbuns de 2005 que a Devir editou. Mais uma vez, esta editora aposta na variedade e tem aqui um óptimo resultado. Mas só há um pequeno problema: "É só isto? Fiquei com vontade de ler mais..." Bem, foi isto que me aconteceu. Apesar de ter adorado esta BD fiquei com a sensação de que poderia ter havido mais desta série (que certamente eu compraria).
O Kurt Busiek é um excelente argumentista e até agora, todas as histórias que li dele agradaram-me imenso. Consegue aqui transferir um romance para a BD e a ideia de uma guerra de magia é muito bem conseguida. A forma como ele consegue misturar a realidade com a fantasia é soberba e isso faz com seja um dos meus autores favoritos. Ele conseguiu criar um personagem diferente de todos os outros. Flectcher Arrowsmith sonha em ser aviador da Divisão Aérea Ultramarina e quer participar numa guerra que se está a passar na Europa. Ele sente que os habitantes de lá merecem viver em paz tal como ele. Mas o que sempre o fascinou foi a capacidade dos alistados poderem voar e tal vai acontecer com o próprio. Só mais tarde, Fletcher irá aperceber-se de que aquilo por que ele luta talvez não seja o mais correcto. Apesar de passar por muitas vitórias, terá de passar por muitas derrotas e também por algumas perdas.
A seguir temos Carlos Pacheco. Surpreendeu-me muito (pela positiva) nesta obra, pois tinha ficado com uma má impressão dele no volume do Quarteto Fantástico- Série Ouro. O traço dele melhorou imenso devido à arte-final de Jesus Merino e também devido a uma pintura excelente por parte de Alex Sinclair. Sempre admirei este colorista, pois como sou um fã de Jim Lee, tive sempre oportunidade de o acompanhar e de o apreciar devidamente (é que os trabalhos de Lee são na maioria pintados por Sinclair). No meio disto tudo só houve um pormenor técnico que não gostei muito na arte de Pacheco- foram as expressões das personagens. Muitas das vezes ele não conseguiu assemelhar a expressão das mesmas à situação que elas estavam a viver.
De resto gostei de tudo. Se todos os álbuns tivessem uma história tão rica e convicente como esta estariamos num mar de rosas.
Se estiverem interessados noutros álbuns de Kurt Busiek, aconselho avidamente 'Marvels' ou então 'Astro City'. No caso de Pacheco, esperem pelo álbum dos 'Inumanos' que a Devir está prestes a lançar, pois tem recebido críticas boas.

8.5/10

1 comentário:

  1. Eu nao gostei muito
    Eu achei a historia mediana e ja vista noutros media do jovem ingenuo fletcher arrowsmith,que parte para a guerra ingenuamente e convensido que era preciso fazer algo para tentar parar a guerra,antes que ela chegue a sua terra,e so muito mais tarde é que descobre que o lado pelo qual luta comete actos tão hediondos como aqueles que ele julgava que vinha tentar inpedirl.E ai finda a ingenuidade do fletcher sobre a guerra.E continua a luta para sobreviver ate que so o lado mais forte prevaleca e ganhe a guerra.
    Le-se bem nota:5.1/10

    ABRACOS
    grimlock

    ResponderEliminar