12 janeiro 2006

O BD Jornal em Portugal

Para muitos, um feito de louvar na BD em Portugal, para outros talvez não. Talvez fosse isto que faltava na BD em Portugal. Talvez só um fanático pela BD tivesse esta ideia.
É desde de Abril de 2005 que podemos encontrar todos os meses nas papelarias ou lojas especializadas, um BD Jornal. Sempre com as notícias fresquinhas (em que a maior parte delas nos é desconhecida) e com várias análises a "Banda Desenhada e não só".
Por enquanto, a tiragem fica-se só pelos 5000 exemplares, mas se continuarem a registar-se boas vendas (isto é apenas uma suposição) pode ser que aquele número acima cresça.
Também é já no próximo mês de Fevereiro que chegamos ao número 10 (muitas revistas sobre este tema talvez não chegariam a este número).

Tenho contribuido, sempre que posso, com algumas críticas aqui da ÁreaBD. Têm sido sempre bem aceites, já que quanto mais material vier melhor. Quem quiser enviar as suas notícias ou críticas pode sempre contactar o Director do Jornal (já me esquecia dele)- Jorge Machado Dias (jorgemachadodias@yahoo.com.br). Cada vez se nota mais no editorial do jornal mais colaboradores, uns já conhecidos no meio da BD, outros amigos do Blogger e ainda outros que possivelmente nos são desconhecidos.
Mas apesar destes colaboradores todos, infelizmente tem-se verificado pouca variedade nos assuntos, sendo os mais escolhidos a Franco-Belga, por certa altura os Comics norte-americanos, de vez em quando o Cinema e os textos do maior Super Texmaníaco de Portugal, Francisco. Só que esse problema já parece, em parte, resolvido já que no número #9 deste mês de Janeiro veremos já publicadas algumas análises à situação do Mangá (ou Manga). Talvez seja este um dos poucos dilemas do BDJ.
Mas se formos a ver, há muita coisa boa neste jornal. Acho que estes são os aspectos mais relevantes:
- A qualidade das notícias, já que são bem escritas e são na esmagadoras maioria interessantes;
- As críticas às BD's que saiem todos os meses;
- O facto de apresentar todos os meses uma BD de um Autor Português;
- Os cartoons da última página que são muito divertidos;
- A cobertura (na hora) dos eventos sobre BD em Portugal (e também os festivais estrangeiros mais importantes).
E é por isso que compro todos os meses. Por ser uma fonte de informação quase que necessária aos bedéfilos do país. É sobretudo importante para fazer com mais pessoas leiam Banda Desenhada neste país (onde dificilmente algo se desenvolve).

Comprem, leiam e apreciem.

1 comentário: