15 janeiro 2006

A Pior Banda do Mundo #5

Argumento e Desenho: José Carlos Fernandes
Edições Devir

Mais uma excelente produção de José Carlos Fernandes. E mais uma vez consegue surpreender-me com as suas histórias tão bizarras e que parecem tão difíceis de imaginar e conceber. O seu talento quer na escrita, quer no desenho deixam uma pessoa com vontade de ler mais. E foi o que aconteceu comigo. Infelizmente, foi há pouco que tive a oportunidade de pegar no primeiro volume desta série. Digo infelizmente porque se soubesse o valor desta BD, já a tinha lido há mais tempo. A Pior Banda do Mundo ensaia todos os dias depois do trabalho, numa cave situada numa cidade desconhecida (mais exactamente, 3 horas por dia). Nesta BD, temos a oportunidade de visitar 'O Depósito dos Refugos Postais', 'O Clube dos Críticos Contritos' ou até mesmo conhecer a 'Fundação para o Recuo da Ciência'. Quando se acaba de ler, percebe-se que praticamente todas as histórias estão interligadas.
Neste 5º volume, o argumento das 23 histórias que lemos ao longo da BD é sempre inovador e quase nunca nos lembramos de nada parecido com tal coisa, mas como o próprio autor indica, os nomes de personagens, de locais ou de objectos são na maioria das vezes reais. Parece-nos tudo tão ficcional, mas não. José Carlos Fernandes tem uma cultura geral alargada que lhe permite criar um clima extraordinário para o leitor.
No desenho JCF tem outro talento incrível. Quem o conhece poderia dizer que, desde que começou a desenhar, pediu a mão emprestada ao Flash. Já produziu quase 2000 pranchas de BD (!), o que o torna o mais prolífero autor de BD em Portugal e certamente o mais conhecido. Ele tem a perfeita noção das sombras, das rugas do vestuário das persongens, da pintura dos vários elementos dos cenários, dos instrumentos musicais que desenha, da expressividade que dá às persongens e ainda outros factores que agora não me estou a recordar. Apesar de a paleta de cores que José Carlos utiliza não ser muito variada, gosto muito do ambiente criado com essa colorização. Parece que recuámos no tempo...

Resta acrescentar que a Pior Banda Mundo já ganhou em 2002 e em 2003 o prémio para Melhor Álbum do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora e tem ganho outros prémios do Portal Central Comics.
Já está mais um álbum pronto e estão a ser preparados outros três. Fiquem à espera!

10/10

5 comentários:

  1. Grande evolução em relação às tuas outras críticas, continua assim ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado. Eu sei que este blog não começou da melhor maneira, mas agora que tudo corra bem.

    CW

    ResponderEliminar
  3. Realmente esta muito boa.

    ABRACOS
    GRIMLOCK

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo blog, sp q posso dou uma olhada para ver o q há de novo! :)

    Sabes onde posso arranjar o segundo volume desta série? N encontro em lado nenhum...

    ResponderEliminar
  5. Pois, não encontras porque já está esgotado. Mas não te aflijas, porque a devir está a preparar uma reedição do mesmo para este ano.

    ResponderEliminar