13 maio 2006

Invincible: Family Matters

Argumento: Robert Kirkman
Desenho: Cory Walker
Image Comics

Invincible, é um dos títulos sensação do momento. Pelas capas podem pensar que é apenas mais um comic de super-heróis, mas nada disso. Invincible reúne muitas coisas agradáveis, desde os personagens a todo o ambiente que gira em torno de Mark, a personagem principal desta série. Mark é um miúdo como todos os outros- vai à escola, tem um emprego num restaurante, gostas de raparigas, enfim todas características de um adolescente normal, até que um dia começa a notar que tem uma coisa que todos os outros rapazes não têm- super-poderes! A partir daí começa a treiná-los e com tudo isto tenta tornar-se tal e qual como o seu pai, Omni-Man, o super-herói mais conhecido do planeta. Tudo isto são factores que ajudam a criar um ambiente do melhor que já se viu por aí.
A forma como Robert Kirkman "controla" a história, também é uma mais valia para o desenrolar das acções. Este escritor tem participado em muitas séries ultimamente, como "The Walking Dead" (Image Comics) e "Marvel Zombies" (Marvel Comics). Talvez seja neste título que Kirkman mais se destaca (apesar de ainda não ter lido os outros que referi), já que Invincible é um herói diferente de todos os outros. Depois, este também consegue criar pormenores muito originais, como o facto do pai de Mark ter a sua própria publicação, onde se podem acompanhar algumas das suas aventuras.
Quanto a Cory Walker, o desenhador da série, acho que apenas faz o que pode. Tem um traço muito simples, nada de elaborado. Penso que não seja tão bom como o desenhador actual de desta série (que já ultrapassou os 30 números), que apesar de ter um traço muito parecido ao de Walker, dá mais vida às personagens.
Por fim, aconselho esta série aos fãs de super-heróis e possivelmente aos que não são, porque este comic é muito diferente de todos os outros de super-heróis. Se querem passar bons momentos, aproveitem!

10/10

3 comentários:

  1. Adorei o tipo de desenho e a história parece ser incrível. Esta é daquelas BDs em que provavelmente até investia o meu dinhero. Bela análise! Cumprimentos :D

    ResponderEliminar
  2. Obrigado André! Realmente, mesmo para aqueles que não gostam muito de BD, até aconselhava este comic. Passam-se sempre momentos agradáveis ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu já estou a ler o 5º volume e devo dizer que Invincible melhora de edição pra edição. Para além da história que vai surpreendendo, um factor interessante e que não sei se já repararam é que a história passa-se quase em tempo real. Será que este vai ser o 1º comic de heróis em tempo real, já que não conheço nenhum que o tenha conseguido? I hope so, porque algo que já farta ver é os anos a passarem eos personagens não envelhecem tipo a Tia May que já deveria uns cento e tal anos e agora tem uma aparência mais jovem que nos anos 60.

    ResponderEliminar