12 setembro 2006

Superman For All Seasons

Argumento: Jeph Loeb
Desenho: Tim Sale
Cores: Bjarne Hansen

Li esta obra à coisa de duas semanas, mas para conseguir fazer esta crítica de forma decente reli-a hoje. E a minha primeira impressão mantém-se: é uma obra muito boa.

Uma obra onde vemos um Clark Kent conhecedor de algumas das suas capacidade especiais, e por isso mesmo um Clark Kent afastado do resto da Humanidade, mas ele percebe que por ser tão especial tem de fazer algo para proteger os demais. Ser o seu campeão e protector.
Assim com o seu uniforme vermelho e azul e a capa ondulante ele muda-se para Metropólis, lugar onde Clark pode fazer a diferença entre a vida e a morte de milhares! Para o lugar onde ele é mais preciso!
Assim nasce o Super-Homem! Clark Kent é o Super-Homem! O melhor entre os melhores! Campeão da Humanidade… E a esperança do Mundo.

Mas neste livro também é abordada a personagem de Clark Kent. A sua relação com os pais, com os amigos próximos: Pete Ross e Lana Lang, com os seus poderes e a responsabilidade necessária ao uso justo destes poderes.
Mais tarde quando Clark Kent se muda para a cidade ele tem de fazer alguma coisa para ganhar a vida, assim torna-se repórter no Planeta Diário onde virá a conhecer dois grandes amigos: o redactor Perry White e o fotógrafo Jimmy Olsen. Conhece ainda aquela que virá a ser o grande amor da sua vida: Lois Lane. A sua rival na caça por histórias dignas do Pullitzer.

Outra personagem de grande relevo nesta obra é Lex Luthor, o eterno nemesis do Super-Homem. Apesar da sua grande maldade e dos seus pecados, Lex é considerado por muitos como o grande benfeitor de Metropólis. Mas quando vê a chegada do Super-Homem e as suas fantásticas capacidades e o que ele faz pelas pessoas e o que ele representa sente-se desprezado e uma inveja mortal pelo Homem de Aço. Assim elabora um plano louco para vencer o Campeão de Metropólis.
No primeiro round, Luthor vence e o Clark Kent retira-se do seu posto como protector dos demais.
Mas quando compreende que é cobardia deixar a cidade à mau de pessoas como Luthot ele volta com o manto de Super-Homem e o símbolo da esperança! Para fazer compreender a todos que não será ele a deixar que o Mundo seja dominado por homens maléficos e corruptos como o Lex Luthor!

Jeph Loeb:
Conceituado argumentista com tradição na redefinição de momentos marcantes na história das personagens, como pôde ser visto neste SM for All Seasons, assim como se pode ver em Homem Aranha Azul (editado em Portugal pela Devir), Demolidor Amarelo e Hulk Cinzento.
Escritor de grande talento, adorado por muitos detestados por outros, entre os seus sucessos incluem-se este SM All Seasons, Hush para Batman com a ajuda de Jim Lee (saga editada em Portugal pela Devir com o nome Silêncio) e ainda Batman Dark Victory e Long Halloween com Tim Sale a desenhar.
Também participou na criação do sucesso Smallville e neste momento e produtor supervisor na série LOST

Tim Sale:
Desenhador de estilo único e inconfundível, a primeira vez que tive contacto com os desenhos deste senhor (em Homem Aranha Azul) confesso que não fiquei muito contente e sem grande vontade de continuar a seguir a carreira deste senhor.
Mas depois deparei-me com este SM For All Seasons e tenho de admitir que a minha opinião pela arte deste senhor mudou e para melhor, podendo considerar que o Super-Homem de Tim Sale é para mim dos melhores que já vi.
Ele fez um trabalho magnífico neste livro, não sei se foi por talento se por arte final ou pelas cores.
Este desenhador é colaborador frequente de Jeph Loeb tendo ilustrado para ele além deste SM For All Seasons, HA Azul, Hulk Cinzento e Batman Dark Victory e The Long Halloween.

Por falar nas cores desta história!
Neste livro os créditos pelo maravilhoso trabalho de cor ficaram a carga de Bjorne Henson. Que fez magia com a luz e com a escolha para as cores ao longo de todo enredo… O uniforme do Super-Homem fica a ganhar (e muito) quando colorido por este senhor.

3 comentários:

  1. Análise interessante, César! Ando a gostar de ver os teus escritos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Requiem!
    Dentro em breve terás mais, tanto aqui como no meu blog.
    Um Abaço.

    ResponderEliminar
  3. Bom Post cesar.Gostei da analise. :)

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar