28 março 2007

Civil War: Especial - As Consequências da Guerra


Bem!

Todos sabemos o que se tem passado pelo Universo Marvel com todo este enredo da Guerra Civil, que opôs heróis a heróis e mais importante, amigos lutaram contra amigos.

Tudo isto começou com um “acidente” despoletado devido ao confronto entre dois grupos de super-seres, os Novos Guerreiros contra um grupo de vilões, transmitido na TV ao vivo para um reality show, mas as coisas descambam quando o Nitro (um dos vilões, que não é nada boa pessoa) farta-se de estar a levar porrada de uns heróis ranhosos e rebenta, que é o seu super-poder…

Morrem todos os intervenientes no show, e ainda mais 600 pessoas, entre elas muitas crianças. É claro que o povo americano fica chocado com este evento, pois isto começou, quase como todos os desastres contemporâneos, devido à inconsciência e infantilidade dos vingadores mascarados… É assim que começa toda esta querela, com a morte de 600 pessoas, e com o povo a exigir as identidades de todos os heróis! O Povo quer que os Heróis sejam registados, saber onde moram e o que fazem de modo a que, caso algum erro seja cometido ou algum acidente, os heróis possam ser punidos.

Como em tudo na vida, há quem tenha em conta as vantagens de uma medida como esta e aqueles que percebem o pendor fascista de aceitar um atentado à privacidade de qualquer um de nós. Respectivamente os apoiantes de ambos os lados são o Homem de Ferro, o Senhor Fantástico e o Jaqueta Amarela que irão opor-se ao Capitão América e aos seus Vingadores Secretos.

De modo a conseguir alcançar a vitória, os pró-registo aliam-se aos Thunderbolts, de modo a que com a ajuda destes super-vilões consigam apreender mais heróis não registados… E enquanto dorme na mesma cama que o Barão Zemo e outros psicopatas deste calibre, Stark, começa a alistar alguns dos maiores vilões que a Terra já viu. Mete na mesma equipa e forma um novo grupo de Thunderbolts com: Lady Deathstrike, Venom, Bullseye, Taskmaster, o Homem-Radioactivo, Songbird e Moonstone, como se isto não chegasse, quem é que comanda esta nova e letal equipa? Ninguém mais, ninguém menos que Norman Osborn, o primeiro Duende Verde, Duende Verde este que ainda teve enorme preponderância em muitas das consequências desta Guerra. Quando Norman Osborn foi apanhado em Paris pela S.H.I.E.L.D., e instalaram-lhe, sem ele saber, na sua corrente sanguínea nanites que permitiam aos senhores da S.H.I.E.L.D. monitorizar e controlar as acções do Duende… Foi por isso que quando confrontou Ben Urich para tentar a sua há muito almejada vingança que não a conseguiu cumprir, os nanites impediram-no. Mais tarde Tony Stark concedeu-lhe uma poção que inviabilizaria a eficácia dos nanites e lhe permitiriam ser um homem livre…

Posteriormente o Duende ataca uma embaixada da Atlântida, matando e ferindo muitos, posteriormente quando um Cônsul Atlante se prepara para fazer um discurso sobre este ataque selvagem, o próprio Norman Osborn aparece em palco e dispara sobre o Atlante…

Quanto ele é levado para custódia pela S.H.I.E.L.D. e é interrogado, afirma que está doente e não controla as suas acções… Estranho… Muito estranho…

Este foi apenas um exemplo das medidas extremas tomadas por Stark, pois também fez muitas outras patifarias, por exemplo criou um clone de Thor, o Deus Nórdico do Trovão de modo a tornar, ainda, mais poderosas as suas hostes, mas como resultado este clone era uma besta incontrolável e acabou por matar Bill Foster, o Golias Negro…

Ver este tipo de atrocidades provocou em muitos heróis medo e receio, por isso alguns fugiram para outros países, como por exemplo Arachne (Júlia Carpenter) que se refugiou no Canadá até a poeira acalmar…

Durante pesquisas na Zona Negativa, os pró-registo trouxeram um Capitão Marvel alternativo que apesar de ter os sinais da doença encontra-se saudável e irá lutar por Stark e será o director da Prisão Alfa da Zona Negativa.

Toda esta situação cria ainda mais tensão nas relações já periclitantes entre a superfície e a Atlântida

Virando a nossa atenção das profundezas marinhas, para as planícies áridas lunares, vemos que também os Inumanos estão descontentes com as atitudes dos Humanos, em especial com o Governo dos E.U.A. tudo isto devido aos atentados contra os Inumanos levados a cabo por Pietro Maximoff, conhecido como o antigo Quicksilver que após os eventos de House of M, enlouqueceu e roubou o Cristal Terrígeno, fonte de poder dos Inumanos, acto este que Raio Negro, considera grande traição e fará tudo para o apanhar. Após os acontecimentos de “Son of M” o Governo dos Estados Unidos ficou em posse dos Cristais Terrígenos. Como os Americanos negam a sua posse, assim entramos em mais uma rota de conflito…

Portanto a Humanidade já tem dois assuntos muito perigosos a tratar logo após ao final desta Guerra Civil. Mas antes de pôr os olhos no futuro temos de saber o que aconteceu durante esta Guerra.

Esta Guerra foi mais um confronto de vontades e de interesses do que outra coisa, de um lado temos Tony Stark, a perceber que a América e todo o Mundo necessitam desta evolução no paradigma dos super-seres e, por seu lado, tentará amealhar mais uns trocos…

No outro extremo temos o surpreendente Steve Rogers que se revolta contra um Governo no qual já não acredita e que quer controlar as vidas daqueles que sem segundas intenções ou qualquer tipo de benefício envergam uma farpela ridícula a meio da noite e vão lutar contra os Hitlers do séc. XXI.

É este duelo de vontades que nós podemos ver nas 7 edições desta saga, durante toda esta saga, entre muitos e incontáveis milhões de dólares que serão necessários à reconstrução de muitas das ruas vitimadas durante as lutas de heróis contra heróis. Vimos o próprio Tony Stark a retirar o seu elmo e a confessar a sua identidade secreta, vimos também o Homem-Aranha, numa conferência de imprensa promovida por Stark, a despir a sua máscara e assumir a sua vida como Peter Parker… Isto acarretou um enorme risco para o próprio Peter e para todos os que lhe são queridos…

Esta Guerra tem provocado uma grande tensão para a Família Fantástica, pois logo no primeiro número o Tocha Humana é agredido e ao longo da saga, vemos o afastamento evidente que irá culminar com a separação de Richards e da sua esposa… E após toda esta Guerra eles tirarão uma licença para verificar em que pé é que está relação entre ambos…

E enquanto estes inacreditáveis eventos ocorrem, de modo a controlar o crescimento do super-crime, os Pró-Registo criam uma prisão na Zona Negativa em tudo idêntica a Guantanamo, onde o respeito pelos Direitos dos prisioneiros é pouco menos que nenhum e que o único sobrevivente da tragédia de Stamford, Speedball se encontra, e é ele o expoente máximo da tortura e do desrespeito pelas convenções de Genebra, ele é atacado, insultado e vilipendiado tanto por companheiros de reclusão como por parte do corpo de guardas, mas eis que tudo muda quando os poderes de Robbie se alteram e a partir da tragédia ele consegue controlar energia, grandes quantidades de energia e o catalisador para esta capacidade é a dor, e assim nasce o Penance, o antigo Speedball que agora enverga um fato com 612 espinhos em ferro, cada um para lembrar cada vitima de Stamford. Ele trá-los todos bem perto da sua pele, pois o seu fato é para ele o mesmo que o cilicio é para os católicos extremistas, é o seu fato e a dor que da sua utilização advém que consegue torná-lo num grande manipulador de energia com poderes que rivalizam os de muitos heróis…

Mais tarde vem-se a saber que o grande cabecilha encarregue da criação desta Guantanamo imaginária e dos atentados aos Atlantes, não é outro senão o próprio Tony Stark, que aceitou criar a prisão por achar que a sua comunidade prisional é demasiado poderosa para estar no mesmo planeta que todos os inocentes do nosso planeta, e aceitou colocar em risco os protocolos diplomáticos da Humanidade com a Atlântida só para conseguir o apoio da América… O mais chocante de tudo é que já o tinha, a América que o Capitão protegia já não existe, eles querem protecção, querem super-equipas que patrulhem os estados, não querem vingadores solitários sem qualquer tipo de controlo das suas acções, e sem qualquer tipo de articulação com o Governo…

Steve Rogers toma consciência desse facto na grande luta que ambos os lados encetam na edição final desta Guerra… Rogers percebe que apesar de tudo o que Tony Stark fez, ele também tem a seu cargo imensas culpas, pois foi sempre desde o início um foragido, devido ao facto de o Acto de Registo Super-Humano ter sido aceite no Congresso e que mesmo ao defender aquilo que lhe parecia adequado está a ir contra os desejos da nação Americana! Então o Capitão rende-se e vai para custódia…

E assim “acabou” esta Guerra Civil, com a vitória dos Pró-registo e todas as vantagens que os seus apoiantes conseguiram, Tony Stark conseguiu a aprovação da Iniciativa, que prevê o registo obrigatório de todos os super-seres, irá ainda impor uma super-equipa por estado Norte-Americano, começando directamente pelo estado de Nova-Iorque com os Poderosos Vingadores a protegerem-no. Além desta vitória pessoal, Stark torna-se ainda o dirigente da S.H.I.E.L.D. (finalmente uma mente capaz, após a saída de Fury, após o tumulto de Secret War). Ganha ainda imenso dinheiro com os tratados de reconstrução e requalificação dos terrenos arrasados pela Guerra…

No outro lado temos o Capitão América que aceitou renunciar aos seus ideais e parar esta Guerra que tanta dor estava a trazer à Nação, e é preso… Quando vai para ser julgado num tribunal, como o Homem normal que nunca deixou de ser, ele é abatido a tiro por Crossbones e pela sua amada Sharon Carter, num plano tortuoso orquestrado pelo Caveira Vermelha!

Apesar de terem perdido o seu verdadeiro líder, os Vingadores Secretos (ou underground, como lhes queiram chamar…) prosseguem a sua luta contra o crime, mesmo com tudo o que aconteceu aos seus elementos, principalmente ao Homem-Aranha que vê a sua tia, aquela que foi mais do que sua mãe, numa cama de hospital após o Rei do Crime ter aproveitado a sua revelação e descoberto a verdadeira identidade do Aranha

Então!? Mas falta um aspecto a considerar! Por onde é que andaram os Mutantes no meio disto tudo? Salvo raras excepções mantiveram-se neutros, pois tal como os “heróis” não prestaram qualquer auxilio durante o massacre de Genosha, porque é que os Mutantes iriam arriscar a sua vida por esta estúpida querela?

O único mutante que não foi, assumidamente neutro, neste conflito foi o viajante temporal Bishop, que viu com bons olhos toda esta história de registo e queria também instituir uma tropa de mutantes… Vamos lá ver como se safa, mas agora é persona non grata no Instituto Xavier…

Resumindo:

Ø O Tony Stark venceu esta guerra, tornou-se director da S.H.I.E.L.D. e põe em marcha a Iniciativa, cuja equipa de proa serão os Poderosos Vingadores, liderados por Ms. Marvel;

Ø O Capitão América foi assassinado;

Ø O Homem-Aranha deixou que a sua identidade viesse a público e a sua tia foi baleada e está em risco e usará mais uma vez o seu uniforme negro;

Ø O Golias Negro foi assassinado;

Ø O Capitão Marvel ressurgiu;

Ø O Quarteto Fantástico apresenta uma nova equipa, após a viagem de Sue e Reed, que são substituídos pelo Pantera Negra e Tempestade;

Ø Os Thunderbolts são reformulados, tendo nas suas fileiras alguns dos maiores psicopatas de sempre, e são comandados por Norman Osborn!

Ø Os Vingadores Secretos, assumem-se como os Novos Vingadores e são comandados por Luke Cage, tem como principais membros: Homem-Aranha, Doutor Estranho, Ronin, Echo, Punho de Ferro e a Mulher-Aranha;

Ø Bishop junta-se ao Sentinel Squad O.N.E. que mantem os seus sentinelas a controlar o Instituto Xavier

Espero que gostem!
Um Abraço!

3 comentários:

  1. Muito bom, achei teu bloq recentemente e estou gostando bastante do conteúdo. Sou de Porto Alegre, Brasil.

    ResponderEliminar
  2. Bem-vindo CaioRST :) Espero que continues a visitar o blog.
    Abraço, fica bem e cumprimentos aí para Porto Alegre.

    ResponderEliminar
  3. adorei as informações sobre essa magnifica saga que é a guerra civil. gostei muito do teu blog! um abraço e tenha muito sucesso!

    ResponderEliminar