06 abril 2007

300 - Por CESAR

Uau!
Esta é a única coisa que posso dizer sobre o filme!
Vi-o na sessão das 15:30 do Vasco da Gama, com a sala à pinha, acompanhado de forma excepcional por uma grande e linda amiga minha, e digo-vos o filme é algo brutal!
Os primeiros vinte minutos podem parecer algo parados, mas são meramente a construção dos alicerces da história, para um filme que é doentiamente fantástico!

Depois da introdução sobre a cultura espartana e todas as suas virtudes, passamos para o choque entre persas e Espartanos, com o Rei Leónidas a ser de uma sacanice sem rival!

Convém dizer que nunca li a obra em comic (shame on me), por isso o filme me parece tão fantástico, segundo o que li noutros sites, a história paralela onde a Rainha Gorgo era a principal integrante, apesar de ter sido integrada somente no argumento do filme e que não é real, pois as mulheres não tinham papel político nas sociedades clássicas, para mim foi muito interessante, pois demonstrou que em Esparta até as mulheres têm barba, e que não são só os homens que lutam por aqueles que amam! A Rainha Gorgo lutou conforme pôde e conforme pôde venceu!
Rainha Gorgo que é desempenhada por uma mui bela Lena Headey.

Se até as mulheres lutam contra os persas, então que podemos dizer dos Espartanos, pois aquilo depois dos vinte minutos iniciais, com os intervalos para a Gorgo e os persas lamberem as feridas, é apenas porrada de meter bicho, os Espartanos a arrearem em ferro frio dos Persas!
As cenas da batalha de Termópilas, são de uma perfeição incrível, com as coreografias quase perfeitas (não são perfeitas, pois neste Mundo apenas uma coisa é perfeita). Todos os efeitos especiais bem montados e usados, o toque digital da fotografia só acrescenta aquele cheirinho de épico épico a este filme, que logo à partida é épico!
O filme é um deleite enorme, mas o ponto forte é sem sombra de dúvidas a actuação de Gerard Butler, como o escroque Leónidas, que sempre que entra em cena rouba-a a quem quer que esteja a contracenar com ele.
O melhor do filme, são sem sombra de dúvidas, os minutos finais da película, com a resistência final de Esparta contra a Pérsia e o encontro genial de Xerxes com Leónidas, o filme consegue ter momentos de grande comédia e este encontro é o maior deles, indubitavelmente.

Acerca do nosso amigo Santoro, infelizmente não é este o papel que o catapulta para a luz da ribalta, pois Xerxes tanto no comic, como no filme é tão caracterizado, seja a nível de estatura física, da sua indumentária, do aspecto e da voz que não se consegue identificar quem é o actor, apesar de assentar bem no papel!

Quanto à tão afamada mensagem política, para mim que tenho relativos conhecimentos de História Clássica, o filme não é de modo descarado uma metáfora à tensão actual entre o Oriente e o Ocidente, é sim o relato, mais ou menos fidedigno, do que seriam os Gregos a tremerem e temerem o Gigante Persa. E o sacríficio que alguns tiveram de fazer de modo a conseguir salvar muitos e destruir o demónio Persa...
É claro que o Leónidas foi um pouco humanizado, principalmente na primeira sequência com Ephialtes, onde trata com condescêndencia e até alguma pena o traidor, que no filme ficou mesmo um monstro de fazer inveja ao Gollum.
Se bem que no geral, nem os Persas foram feitos uns demónios excessivos, são apenas guerreiros que querem conquistar a fazer glória à sua nação, assim como os Espartanos são um dos melhores exércitos de sempre que tenta proteger aqueles que ama...

Como eu já disse, o Gerard Butler interpreta um Leónidas tão poderoso e genial que não deixará ninguém imune ao seu carisma e sua garra!

Aconselho o filme a todos! É um filme excelente para ir ver com a namorada, com os amigos, com quem quiserem!
10/10
THIS IS SPAAAARTAAAAA!!!

Curiosidade: Ephialtes significa traidor em Grego Clássico, isto a partir do que se passou no desfiladeiro de Termópilas.

3 comentários:

  1. Filme do ano até agora, meu amigo! Tou pra ver como é que o nosso Parker se safa.

    ResponderEliminar
  2. Tou desconfiado que não tem hipótese! 300 foi sem dúvida, de cair para o lado. Muito, muito bom. Vão ver se ainda não o fizerem. Revejam se já o viram. Fenomenal!

    ResponderEliminar
  3. unless i miss my guess, we're in for one wild night

    ResponderEliminar