14 abril 2007

E a Luta Continua - RTP, SIC e TVI

Hoje assistimos a uma competição que já não viamos há muito tempo. As três principais estações de Televisão lutaram por um lugar no topo das audiências, cada uma com uma surpreendente estreia ou continuação de algumas das mais faladas Séries de TV americanas do momento.

Ora vejamos, de um lado do ringue, numa luta a três, tivemos a RTP com o seu mais recente sucesso, Prison Break, que mal estreou neste início de ano, já conta com a sua 2ª Temporada a ser transmitida pela dita estação. Depois da fuga de Scofield, o seu irmão Lincoln e de mais uma mão cheia de reclusos da Prisão de Fox River, todos os implicados sofrem as consequências de terem pisado o chão do mundo exterior, que há muito cobiçado por eles, revela-se assim um perigo constante. Infelizmente ainda não tive possibilidade de acompanhar este 2ª fase (damn it!) mas tenho aí uns dias programados para o fazer. A primeira Temporada foi uma surpresa. À primeira não me surpreendeu, mas depois fiquei colado ao ecrã sempre que a via. O Scofield dava-me a volta à cabeça com as artimanhas dele, e o que mais me chateava é que o sacana do rapaz tinha sempre uma escapatória para tudo. Grande Scofield, o personagem mais carismático de toda a série, seguido do joker que é o T-Bag, sempre pronto a dar com a língua nos dentes.
O curioso da RTP é que se tem despachado rapidamente a transmitir o Prison Break, chegando mesmo a dar 3 episódios seguidos só numa tarde. Nem falo da semana de Páscoa em que deu o PB de Sexta a Domingo. Por um lado isto é bom, mas o que eu queria mesmo era que desse todas as noites, a uma hora decente, aderindo assim ao dito horário nobre como as novelas da TVI. Em vez de vermos as balelas da Bela e do Mestre, ligávamos a TV e lá estava a dar uma série. Ainda estou à espera desta Era.

Do outro lado deste ringue triangular, tivemos a SIC, que escolheu estrear Ugly Betty, ou em bom português, Betty Feia. Esta série aposta mais naquele lado cliché, pelo que eu presumo, porque não tive oportunidade de ver a série hoje, pois escolhi outro canal. Betty é uma menina muito feia que trabalha numa agência de moda, que tem de galopar distâncias enormes para um dia chegar a ser bonita como todas as outras raparigas. Como forma de compensar isso, a série tem bons momentos de humor, pelo que ouvi falar, e serve sobretudo para entreter, nada mais. Não há enigmas conplicados que nos lavam a cabeça nem nada disso, é puro entretenimento em que ligamos a televisão e vemos o que está a dar. Com um panorama tão bom, não escolhi esta série, mas sim a que vem a seguir.

Chegamos finalmente à TVI, a última estação deste ringue, que teve a melhor a estreia, a de uma série iresistível de se experimentar... E ela é Heroes, um fenómeno da Televisão Americana que tem arrecadado uma legião de fãs, o que contribuiu para a sua popularidade. E foi mesmo esta que eu escolhi para o meu programa de tarde, mas infelizmente só consegui ver o primeiro episódio. Só que o pouco que vi agradou-me e muito. Um punhado de pessoas acredita que são especiais e que têm poderes nas suas mãos que podem fazer a diferença, mas é difícil acreditar em tal coisa quando até mesmo os nossos amigos não acreditam. A permissa é mais interessante quando se desenrola, porque com o que eu disse diminuo muito do potencial da série, por isso, é ver para crer. Como pude ver, o Hiro é mesmo a melhor personagem da série. O rapaz da terra dos Tamagochis é o foco da trama, apesar de até agora não ter sido muito centrado, neste episódio que vi, o que é muito pouco para poder tirar grandes conclusões. Heroes é de valor!

Esta tarde foi muito boa para o panorama nacional das Séries de TV que estão a avançar rapidamente nos tops, quer de audiências quer de boxes de DVD's. Eu espero que a TVI, com este empurrãozinho tire o House das madrugadas de Quinta Feira, e me dê um bom horário para acompanhar a série. É que isto de por um tipo acordado à noite para depois no dia a seguir dormir até ás tantas é um bocado secante. É uma pena de facto, mas tenho esperança que melhores dias cheguem à televisão portuguesa, que ainda não é digna de letras maiúsculas.

Fiquem bem e aproveitem estas boas séries!

5 comentários:

  1. Sei de um bom horário para House: 5 da manhã! Lol!

    Prison Break e Heroes é excepcional!
    Super-Hiro!

    ResponderEliminar
  2. Não sejas mau pá! House é Deus!

    ResponderEliminar
  3. Prison break e emocionante do principio ao fim de cada episodio! Heroes vale mt por Hiro Nakamura!

    ResponderEliminar
  4. Já só falta a Dexter chegar à TVI a um horário porreirinho também.

    ResponderEliminar
  5. E eu que sou esquisito com as séries, nas tardes de fim-de-semana só gosto mesmo de ver o "Ghost Whisperer". Não sou fã da Love-Hewitt, mas a série tem qualquer coisa que não sei explicar... Aconselho é a sintonizarem a SIC Radical e não percam a "Shameless".

    ResponderEliminar