02 setembro 2007

Batman: Cidade Destroçada

Argumento: Brian Azarello
Desenhos: Eduardo Risso

DC Comics / Devir

Saudações companheiros! Como já sabem, as férias aqui para os estudantes estão quase a acabar, mas há sempre tempo para ler uma BD ou outra. Desta feita, li Batman: Cidade Destroçada, uma obra a ler e a rever para a posterioridade.

Cidade Destroçada apresenta um argumento arrojado e poético de Brian Azarello, conjugado com uma arte magnífica de Eduardo Risso, que simplifica de uma forma atraente a personagem de Bruce Wayne. Esta já precisava de uma lavagem no seu visual, visto que Jim Lee tinha mal-tratado um pouco o nosso querido Batman (atenção Lee-maníacos, deixei de ser fã do homem há uns meses largos). Silêncio tinha feito um furor desgraçado lá nos States, com uma maxi-saga de 12 números a atingir os números 1 de vendas, mas Azarello fez o que mais aprecio no Morcego - uma trama bem complexa cheia de contornos desconhecidos que são revelados nos instantes finais e, além disso, o ambiente noir que me fascina desde há uns tempos para cá. Loeb tentou fazer algo semelhante a isso, mas só por ter feito uma entrada forçada do Super em Silêncio estragou tudo, ainda para mais com a passagem de modelos feita nessa história.

Azarello e Risso são também a dupla responsável por 100 Bullets, também ela considerada uma grande obra, ao que me angustia o facto de nunca ter tocado nela. Dizem maravilhas daquilo, tanto que a obra até ganhou um Eisner Award e alguns Harvey Awards. Quando tiver disponibilidade, hei-de dar uma vista de olhos ao material, ou na melhor das hipóteses esperar que a Pixel Media chegue cá a Portugal, como programado.

Cidade Destroçada é uma história narrada pelo próprio Batman, que se vê no meio de um problema que ele mesmo julgava resolvido de início. Mas tal não podia ser verdade. Certa noite uma jovem rapariga grávida, Elizabeth Lupo, é assassinada sem motivo aparente, mas Batman já tinha apontado um suspeito na sua lista- Croc, provavelmente o mais feroz animal de Gotham. Depois de se deparar com o Pinguim, o Ventríluco, a amante de Angel Lupo (o irmão de Elizabeth) ou até mesmo o Detective Crispus Allen, toda a verdade é finalmente revelada nos instantes finais, depois de sabermos que todo este tempo Bruce Wayne tinha estado a ser obsersvado pelo Joker, apesar do porquê ficar no ar... Paralelamente, os pais de uma criança são assassinados, o que leva a uma motivação mais forte do Cavaleiro das Trevas, visto que ele próprio se revê nessa situação.
O bom desta história é que, mesmo depois de sabermos a verdade sobre o assassinato, ainda ficam questões no ar, do género "Porque é que ele fez isto?" ou "What the...?!".
A narrativa de Cidade Destroçada também parece ser inspirada por Sin City, visto que há também uma certa homenagem às criações de Frank Miller. Toda a reflexão de Batman sobre a cidade onde habita ou sobre os seus actos, parecem ter uma certa inspição do estilo de Miller.

Comprei este livro num dos packs que a Devir está a distribuir neste momento, que além deste excelente volume trouxe ainda o clássico Batman: Asilo Arkham, de Morrison e McKean, que estou a ler neste momento e poderá vir a ter destaque aqui no blog. Além disso, também comprei o pack de Hellblazer - John Constantine, que traz os três volumes publicados pela Devir entre os quais a Adaptação Oficial do Filme. Sem dúvida que Ruas de Londres é das melhores compilações já alguma vez feita pela Devir. Aproveitem as promoções, pode ser que encontrem muito material de qualidade.

14 comentários:

  1. "Esta já precisava de uma lavagem no seu visual, visto que Jim Lee tinha mal-tratado um pouco o nosso querido Batman (atenção Lee-maníacos, deixei de ser fã do homem há uns meses largos). Silêncio tinha feito um furor desgraçado lá nos States, com uma maxi-saga de 12 números a atingir os números 1 de vendas, mas Azarello fez o que mais aprecio no Morcego - uma trama bem complexa cheia de contornos desconhecidos que são revelados nos instantes finais e, além disso, o ambiente noir que me fascina desde há uns tempos para cá. Loeb tentou fazer algo semelhante a isso, mas só por ter feito uma entrada forçada do Super em Silêncio estragou tudo, ainda para mais com a passagem de modelos feita nessa história."

    Na saga SILENCIO eu não culpo o Lee,ate porque ele so a desenhava eu culpo muito mais Loeb.

    Grimlock

    ResponderEliminar
  2. Comprei na altura da Devir todos os Batman´s editados por esta editora, e o que eu gostei mais foi este e o "Ano Um" (que foi o eleito para "melhor de todos" segundo as minhas preferências , claro)

    ResponderEliminar
  3. Ano Um é muito bom, a edição especial com os extras também ajuda mais à causa.
    Grim, o Loeb também não fez uma história lá muito famosa como já deves saber o que eu acho :)

    ResponderEliminar
  4. Nem te atrevas a ler "100 bullets" em português do Brasil!
    Parte do gozo da série está no texto original do Azarello em que cada personagem "fala" num inglês muito próprio, com o sotaque todo.
    "100 bullets" é daquelas obras obrigatórias de ler no original.

    ResponderEliminar
  5. Whow! Já que dizes isso nesses termos, vou por ti. Já agora, já leste a série toda?

    ResponderEliminar
  6. Já li até ao TP nº 10, falta-me o 11.
    Quando comecei, depois de ler o 1º, fiquei completament à toa e a pensar "Mas que porcaria é esta"... mas depois, meus amigos, quando começam a ser feitas revelações e o leitor começa a perceber a cena, é imperdível e possivelmente a melhor série de BD que já li.
    No entanto, acho que a partir do nº 7 ou 8 começa a cair um pouco de qualidade...

    ResponderEliminar
  7. Acredito que depois a qualidade vá caindo um pouco, como qualquer outra série. O Azarello pretende acabar no número 100, não é?
    Quando tiver oportunidade arranjo o primeiro tpb.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Epá, estes packs da Devir é que estão a dar! Também comprei este Batman e o Asilo (excelente pack) e há tempos o do Constantine de que falaste.

    Neste momento estou a ler o Asilo e estou a gostar bastante. Farei uma ánálise no meu blog após concluir a leitura. Depois pego no livro que trouxeste neste post, pois quero aprofundar os meus conhecimentos sobre o morcego.

    Mas o Constantine está do best não tá?!

    ResponderEliminar
  9. Ui, Constantine é excelente. Especialmente Ruas de Londres. Já li o Asilo e é Morrison no seu melhor. Dos melhores Jokers que eu já vi, a par do de Piada Mortal.

    ResponderEliminar
  10. Ora ai está mais um em lista de espera (Piada Mortal)... Ela estende-se até perder de vista...

    ResponderEliminar
  11. Gosto deste Cidade Destroçada mas o Asilo Arkham é muito muito melhor.

    Lee é brilhante e os desenhos da Saga SIlêncio lindos. Quanto a Loeb é verdade que não foi muito feliz em "Silêncio", mas foi genial em "The Long Halloween" também este um dos melhores livros do homem morcego, com um mistério mais interessante que "Cidade destroçada" acredita, eu sei que não gostas de Loeb mas faz um esforço :P

    Também já tinha falado do "ruas de londres" lá no blog, muito bom sim senhor, grande Constantine.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Sim eu não gosto de Loeb, mas isso não impede que Homem Aranha: Azul seja das minhas BD's preferidas, tal como Catwoman: When in Rome ou Demolidor Amarelo. Nunca li Long Halloween ou a sequela, mas fazia intenções disso. Loeb fez boas obras e tem mérito por isso, mas actualmente está a passar por uma má fase. Veja-se Wolverine :(

    ResponderEliminar
  13. Mas tudo em redor do Wolverine actualmente tem sido uma desilusão uma pena.
    Eu não tenho lido nada dele (Loeb) ultimamente, mas se quiseres o long halloween posso-te arranjar e depois de leres de certeza que vais querer o livro na estante :P é garantido

    ResponderEliminar
  14. Quanto te apanhar no msn, falamos Loot :)

    ResponderEliminar