13 setembro 2007

Quarteto Fantástico - O Fim

Argumento e Arte: Alan Davis

Quarteto Fantátisco - O Fim
é uma das primeira publicações exclusivas da Panini em português de Portugal, juntamente com mais uma re-edição do Aranha. O trabalho é todo por parte da BD Mania, que ultimamente também apostado na tradução de trades do inglês para o português, algo que é muito louvável, visto que a Devir saltou do barco para fora, deixando apenas a GFloy Studios com algumas publicações em mente.

Esta história tem o objectivo de contar a última aventura do Quarteto Fantástico, deduzi eu desde o início que todos iriam morrer, mas depois desiludi-me um pouco com o fim, apesar de ter devorado tudo do início ao fim. Está ali uma história bem contada e à moda dos bons velhos tempos em que uma história era bem desenhada na maioria das vezes e o argumento, apesar de grande, era coeso e bem delineado.
Alan Davis subiu uns pontos na minha consideração. Nunca tinha lido nada feito pelo senhor, mas esta obra surpreendeu-me. Tudo bem, não escapa aos mais básicos clichés da Terra, mas toda a história e nuances introduzidas demonstram que há ali alguma reflexão sobre o que se prentende mostrar no papel. Davis tem ainda mais mérito por ser o faz-tudo nesta série onde consegue equilibrar duas coisas que muita gente nem uma sabe fazer. O desenho é muito bom, apesar do visual disparatado das personagens (afinal estamos no futuro, o Iron Man já podia ter outra armadura), mas toda a história criada à volta compensa. Deduzo que Davis (ou a Marvel) tenha optado por um visual mais histórico para criar um ambiente mais anos 60 à volta da trama, julgo eu, porque todos os cenários, apesar de muito utópicos, mostram um pingo da era Dourada.

Alan Davis conta como uma Invasão Espacial ao Sistema Solar fez com que o Quarteto Fantástico se voltasse a reunir, não para salvar o mundo mais uma vez, mas sim para corrigir um erro cometido há muito tempo. Encarregues de salvar o dia ficaram os outros heróis da velha guarda (Thor, Cap, Hulk, etc.), visto que Reed e companhia tinham assuntos mais importantes para resolver. Há muitos detalhes que são engraçados de se ver nesta história, portanto não vou contar. É certo que ao início custa a engolir um bocado, porque Davis tem uma escrita muita densa. Menos de uma hora não devem perder a ler aquilo.
Aqui fica a sugestão aos mais interessados. Até à próxima!

9 comentários:

  1. Bem este mini do Quarteto que devia ser sobre um possivel fim devia chamar-se Quarteto Fantastico o Reenicio num futuro distante ou Universo Marvel,porque tem certas coisas dificeis de aceitar como por exemplo o Tocha ser lider dos Vingadores chegando a mandar em membros mais antigos como o Visão ou Homem de Ferro :? :shock: , e (Surfista que agora faz parte de uma equipa mais cosmica) entre outros,o Reed torna-se num eremita ???????????????,nem parece dele essa atitude,e o Coisa é o perfeito "Dono de casa",com os seus filhos e mulher "coisa" bem estranha ?????? ,e a Sue torna-se arquiologa,mas por motivos bem pessoais,e quem é o responsavel por isso tudo o Dr. Doom,para não variar.
    Na minha opiniao o Davis não merecia escrever esta historia porque para alem de alterar a personalidade de diversos membros da equipa,(Jonh,Ben,Reed,Sue),ainda mistura um universo inteiro nesta sala russa de historia eu não vou revelar quem,a realcar um(Ponto positivo por ter criado o Homem de Ferro perfeito na minha opinião,pena que as armaduras sejam muito antiquadas :( para quem lia Excalibur na decada passada em Wolverine,vai reparar que ele volta utilizar alguns elementos dessa epoca,esperando uma nova mini com a "Fusão" do Quarteto.
    Leva um suficiente menos.Nota:5,1/10

    Grimlock

    ResponderEliminar
  2. Olhem ... eu vou ser simples :-P gostei ! Apenas digo que para se ler este livro. o leitor tem de se libertar de quase tudo o que conhece do universo Marvel !!

    ResponderEliminar
  3. Celtic ja leste a fase do Davis em Espantosos X-MENm e as suas sagas a saga dos Doze, e a guerra a Magneto????

    Grimlock

    ResponderEliminar
  4. Não Grim. Presumo que tenha saído cá em Portugal não?

    ResponderEliminar
  5. Sim,na extinta espantosois X-MEN da Devir.

    Grimlock

    ResponderEliminar
  6. Já gaora em que número Grim? E vale a pena ser lido?

    ResponderEliminar
  7. Nos numeros 27 e 28 de Espantosos X-men e 27 de Wolverine/Guerra a Magneto,e em Espantosos X-men 31 e 32 e Wolverine 31 com a Saga dos Doze,e a prequela para a saga dos Doze a saga Morte em Os Espantosos X-Men e Wolverine 29 e Os Espantosos X-Men 30 e Wolverine 30 com a curiosidade de ter neles o volume 1 de Ashtonishing X-men(mini-serie)escrito por Howard Mackie(sera que a devir tambem as vai empacotar),apesar de na mini opiniao essas historias não serem grande coisa a Luta Morte vs Hulk vale muito a pena. :)
    Ve aqui:

    http://www.devir.pt/marvel/x_men/x_men_index2002.html

    Outra curiosidade,é a historia publicada em Wolverine 28:
    No Mundo dos Skrull:

    http://www.devir.pt/marvel/wolverine/wolverine_28.html

    Do Davis que vai criar problemas em New Avengers. :)

    Grimlock

    ResponderEliminar