15 outubro 2007

Justice #1 - 12

Argumento: Jim Krueger e Alex Ross
Arte: Doug Braithwaite e Alex Ross

Foi no lingínquo mês de Outubro de 2005 que iniciei esta colecção, ano esse em que tinha feito a minha estreia a comprar comics americanos (originais), aquando da abertura da Nono Império cá em Setúbal. Tenho a impressão que já conhecia algum do trabalho de Alex Ross na altura, mas mesmo assim estava um bocado às escuras pois não conhecia nem Jim Krueger nem Doug Braithwaite. Lembro-me que fiquei assombrado quando abri a primeira edição desta série, não fosse a qualidade dos desenhos tão boa quanto Ross nos habituou ao longo dos anos, mas para mim parecia que estava a entrar noutro mundo. Era das primeiras vezes que estava travar contacto com tantos personagens da DC ao mesmo tempo, tantos que a maioria deles me passou ao lado, mas actualmente já me consegui documentar o suficiente para conhecer aquele pessoal todo (é que neste comic aparece um batalhão de personagens).

Ora bem, Justice é da autoria de Jim Krueger e Alex Ross, os dois homens que conceberam a main plot do comic. Krueger ocupa-se do script das edições enquanto que Ross auxilia Braithwaite nos desenhos, aplicando as suas magistrais cores. A história anda à volta de uma conspiração de todos os vilões da Terra contra a Liga da Justiça. A cabeça por detrás de todo este plano é o Brainiac, seguido de perto por Lex Luthor. A ideia do Brainiac é bem interessante - através dos poderes psíquicos do Gorilla Grodd, um pesadelo envolvendo o Apocalipse na Terra, é implantado em vários vilões fazendo com que estes se virem contra a Liga da Justiça. Tudo porque nesse pesadelo todo os membros da Liga morrem ao tentarem salvar o mundo, exceptuando o Super-Homem. Ao se aperceberem disso, todos os vilões organizam-se de modo a que possam substituir o papel que os heróis supostamente não conseguirão cumprir, e concretizá-lo por eles próprios. Batman, o Super-Homem ou a Mulher Maravilha começam a ser alvos de ataques dos seus principais inimigos, o que faz com que os heróis menos conhecidos tenham de surgir para salvar o dia. É então no final de toda esta saga que os vilões se apercebem que numa conspiração pode muito bem haver outra conspiração que não seja benéfica para eles...

É bom frisar que qualquer Elseworld da DC tem de envolver toda a Liga da Justiça, à semelhança de Kingdom Come. A partir do momento em que essa saga de 4 números foi publicada, Alex Ross tem sido o principal criador Elseworld's da editora. E é por isso mesmo que a inovação é sempre muito pouca de mini-série para mini-série, mas tenho ideia de que Jim Krueger conseguiu ultrapassar esse complexo... Nunca tinha lido nada deste autor, mas confesso que fiquei admirado por ele saber tanto acerca das personagens da DC. Toda mitologia delas está presente e nota-se bem que muita pesquisa foi feita, ou então não passa de experiência. Os diálogos são muito bons, Krueger consegue captar a essência de cada personagem nas falas o que é algo muito bom. A edição #4 foi para mim, de longe, o melhor comic que Krueger conseguiu escrever.
Sobre Ross e Braithwaite acho que não há muito a dizer. A combinação é excelente, se bem que Alex Ross a solo seja muito mais agradável para os meus olhos. Aconselho aos fãs deste artistas que adquiram Mythology, o artbook dos desenhos deste senhor para a DC.

Esta série foi reeditada em três HC's (!!!), algo um bocado puxado para quem decidiu esperar pelo TPB. Ao todo gastariam 60$ nos HC's, mas há que ver que cada edição tinha mais de 24 páginas. Para quem gosta de história do género Villains United vs. Heroes United, é uma boa compra (atenção que isto é melhor que as histórias do Jeph Loeb). Ah, btw esta é a review de BD's número 50!

4 comentários:

  1. Tenho de ver melhor isto, porque me está a agradar ;-)

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei curioso por acaso não tens isso em cbr?

    ResponderEliminar
  3. Não tenho mas sou capaz de te arranjar os links. A minha fonte de downloads, neste preciso momento, está offline (não sei porquê), mas assim que puder ir lá, farei uma pesquisa pelo justice ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu DC, sou zero à esquerda... Mas já percebi porque gostas tanto do Ross. Foi com ele que, pode dizer-se, começaste. Certo?!

    ResponderEliminar