23 novembro 2007

FIBDA 2007

Já vem um bocadinho atrasado este post regular sobre o FIBDA, publicado desde há dois anos aqui no blog, mas não podia deixar de publicar algo aqui sobre o mais conceituado festival de BD português.
Este ano o FIBDA contou com um espaço muito mais afinadinho e mais espaçoso para que o convívio entre autores, leitores ou apenas pacatos visitantes se desse de melhor forma. No ano passado, a zona de autógrafos estava muito mais apertada, mas a organização conseguiu resolver esse problema de uma forma muito competente.
A sensação deste ano foi sem dúvida Milo Manara. 1 hora (quase duas) antes deste senhor chegar para autografar livros, já a fila estava fechada, o que infelizmente me impossibilitou de ter um autógrafo seu. Além disso, Cameron Stewart voltou ao nosso, os habituais José Carlos Fernandes, José Abrantes e Sergei marcaram presença.

A exposição principal focou-se nas 10 melhores personagens de BD que alguma vez foram criadas, onde uma sala individual para cada uma se dedicava a mostrar um pouco da história das mesmas. Spirit ou Batman figuravam entre os escolhidos, onde até houve direito à exposição de um autógrafo do Senhor Eisner, já falecido para mal dos comics.
Além disso, uma extensa ala de exposições de vários artistas também figurou neste festival, o que aos meus olhos, eram quilómetros e quilómetros de salas. Houve até uma que estava cheia de areia, que contribuiu para que os meus ténis ficassem ainda mais limpos.

É de destacar que, este ano, o FIBDA recebeu mais visitantes que no ano passado, segundo Nelson Dona, director do Festival. Também circulam rumores de que no próximo ano, a edição do FIBDA será dedicada à Tecnologia e Ficção Científica, de modo a coincidir com um congresso mundial da história desse tema, uma iniciativa do Ministério da Ciência em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

De todos os anos a que fui ao Festival de BD da Amadora (3, com este), este foi aquele que mais me agradou, sem qualquer dúvida. A exploração do espaço disponível foi muito mais interessante e acima de tudo, pude finalmente conhecer muito do pessoal que frequenta o forum da Central Comics, uma experiência muito agradável. Deu para trocar ideias, falarmos um pouco sobre nós e conhecermo-nos ainda melhor, muito diferente de uma simples conversa de Msn.
Espero que para o próximo ano o Festival mantenha a mesma onda deste ano e que, sobretudo, traga nomes conceituados para atrair mais público e termos um evento cheio de pessoas, pois é isso que interessa - o convívio entre todos os amantes desta arte.
Em baixo fica uma colectânea de fotos, para os interessados (em cima estão representados o Cartaz deste ano e a BD vencedora do escalão B, da autoria de Pedro Oliveira).




3 comentários:

  1. Celtic !
    Não te vou pardoar ... não me tiraste nehuminha foto !

    ResponderEliminar
  2. Hehe, eu ainda não sei bem qual é a tua cara :P

    ResponderEliminar
  3. Ora... eu tirei uma fotografia de propósito para o meu avatar !!! aquele sou de pistola na mão !
    :-P

    ResponderEliminar