29 dezembro 2007

Silver Surfer: Requiem HC

Argumento: J.M. Straczynsci
Desenho: Esad Ribic

Desde o ano passado que estava com grandes expectativas em relação a esta história e estava mesmo a pensar comprá-la logo em formato comic, mas por lapso meu passou-me ao lado e esqueci-me de o fazer.
Decidi então adquirir esta magnífica e simples Hardcover sob a chancela Premiere. Parece-me a mim ter sido a melhor prenda de Natal que recebi, pois passou automaticamente a ser uma das minhas histórias preferidas, depois de a ler. Menos de uma hora bastou para ler uma história que deve causar inveja a qualquer colega de profissão de Straczynsci. Desde a forma como é caracterizado o Surfista aos seus encontros com outros personagens que Strac mostra que ainda tem muita qualidade para mostrar e que pode fazer bem melhor do que muitos dos argumentos das últimas edições do Aranha (exceptuando o Back in Black).

Requiem foca os últimos dias de vida do Surfista de uma forma tocante e ao mesmo tempo bonita que faz parecer que estamos assistir a algo que se passou na realidade. Ao longo de 4 edições recheadas de pensamentos e reflexões sobre a vida que viveu, o Surfista vai encontrando alguns dos seus companheiros que outrora que lhe foram próximos, outros nem tanto, outros que abandonou por amor.
Gostei especialmente da conversa entre ele e o Homem-Aranha o que tornou o segundo capítulo o meu preferido. A forma como Strac conjuga o humor do Aracnídeo com a tristeza em redor do Surfista é sublime e merece de facto uma salva de palmas.

O forte deste livro é também o excelente desenho de Ribic, um grande artista à altura do também grande Alex Ross. Esta arte assenta que nem uma luva à essência de toda história e não lhe consigo apontar nenhum defeito (excepto os estranhos olhos do fato do Homem-Aranha que estão totalmente pretos). Espero que mais histórias deste género apareçam por aí, se bem que usar o mesmo tema seria um bocado má ideia. Aqui pode-se ver que ainda existem boas histórias para além dos excessivos mega-eventos que fazem parte de todos os anos de edição de comics.

10 comentários:

  1. O meu tá quase a chegar !!!!!!!!
    :-P

    ResponderEliminar
  2. Assim que o tiveres lê logo!

    ResponderEliminar
  3. Votos de um excelente Ano Novo, celtic.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Também gostei muito, uma estória tocante sobre esse grande personagem o Surfista Prateado. Já li há bastante tempo mas também acho que o meu preferido foi o #2 com o Aranha.

    Abraço e feliz ano novo!!

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que gostaste da história Loot. Boas entradas!

    ResponderEliminar
  7. Ainda só li os 2 primeiros comics... os outros 2 estão em lista de espera. Mas adorei ambos.

    ResponderEliminar
  8. O Ribic é fantástico.
    Desde que li o LOKI que fiquei muito bem impressionado por esta dupla, infelizmente ainda não toquei nessa maravilha, mas é apenas uma matéria de tempo.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  9. Se tiveres mesmo curioso em ler e não o arranjares, fala comigo ;)

    ResponderEliminar