05 fevereiro 2008

Ex Machina Vol. 1 - The First Hundred Days

Argumento: Brian K. Vaughan
Desenho: Tony Harris

«Deus Ex Machina (DAY-us ex MAH-kin-ah): Literally, "god from the machine."A person or force that arrives to provide an improbable solution to an impossible situation, named after the mechanical device used by Greek dramatists to lower actors playing deities onto the stage.»

Ex Machina conta a história do Presidente de Nova Iorque, Mitchell Hundred, antigo super-herói americano que utilizava o seu poder quase divino para combater aqueles que abusavam dos pobres e oprimidos. Pode parecer uma premissa básica, mas nada disso. Só o poder incrível do nosso herói vale a compra deste livro, pois a forma como ele o usa é sempre algo divertida. Por exemplo, com um simples pensamento, Hundred pode apagar todas as luzes da cidade de Nova Iorque ou abrir uma porta apenas exclamando "Open Sesame". Além disso, a vida deste homem está cheia de situações bizarras, desde a sua actual vida onde tem de tomar conta da sua cidade, onde é presidente, até aos flashbacks que contam a sua vida passada de super-herói, que abandonou por não se julgar capaz de assumir tamanha responsabilidade (mas, ironicamente, candidatou-se a presidente).
Normalmente as introduções deixam sempre pouco a desejar, apenas aguçando um bocado a curiosidade para ler o próximo volume, mas em Ex Machina fiquei com uma vontade enorme de ler mais, em grande parte devido aos excelentes diálogos de Vaughan. Não admira que actualmente seja argumentista de umas das principais séries de TV americanas, Lost (o segundo episódio desta 4ª Temporada tem argumento dele).

Este TPB compila os 5 primeiros comics de uma série que se tem popularizado nos E.U.A., não só pelo argumento do já conhecido Brian Vaughan (Y: The Last Man, Runaways, Lost). mas também pela excelente arte de Tony Harris, que me parece ser uma grande promessa para o futuro. É engraçado ver como Harris utiliza referências fotográficas no fim deste livro, num especial com sketchs, pranchas arte finalizadas e a cores.
Já tinha lido Runaways, também de Vaughan, e gostei muito, mas com este Ex Machina, Vaughan passou a ser dos meus argumentistas preferidos. Agora terei também de ler Y: The Last man (que chegou a semana passada ao seu último número). Fica aqui mais uma sugestão meus caros amigos. Se forem amantes de HC's, em Abril irá sair o primeiro volume de Ex Machina: Deluxe Edition, o que me parece ser uma boa edição para quem quiser começar a ler esta excelente série.

6 comentários:

  1. Só dei uma vista de olhos um pouco demorada mas pelo que vi, vale bem a pena. Obrigatório para quem quer tirar mais partido dos comics de super-heróis e dos que acham que comics é super-heróis para criancinhas.
    O Deluxe Edition quantos comics tem?

    ResponderEliminar
  2. Segundo a DC Comics, dc:
    "This deluxe edition collects the first 11 issues of EX MACHINA in hardcover for the first time, along with several special bonus features."

    ResponderEliminar
  3. Tá na lista dos compraveis... lool

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho .)

    Grimlock

    ResponderEliminar
  5. Mais um HC para a infinita lista de coisas a comprar.
    Se o site maravilha tivesse estas coisas disponíveis quando eu tenho possibilidade de as comprá-las é que era doce :P

    ResponderEliminar
  6. Ah dc, com certeza que o site irá ter um exemplar destes :P

    ResponderEliminar