25 março 2008

Project Superpowers #0

Argumento: Jim Krueger e Alex Ross
Desenho: Stephen Sadowski, Doug Klauba e Alex Ross

Superpowers é talvez o comic mais esperado para este início de 2008, muito em parte pelo nome dos autores, como o conhecido Alex Ross e o seu, agora frequente, colaborador Jim Krueger, Os dois haviam trabalhado juntos na mini-série Justice para DC, onde até conseguiram uma muito boa história um bocado fora dos estereótipos actuais dos super-heróis.
Nesta série o objectivo é outro. Além de terem um pouco mais de liberdade por estarem a trabalhar numa editora independente, os autores tiveram de criar um rol gigantesco de personagem, que na verdade são mais uma "missão se salvamento" de personagens da Era de Outro do que propriamente uma criação.
Infelizmente não é Ross que desenha, o que tira grande parte da essência que esta leitura poderia tem. A coisa ainda piora não só pelo verdadeiro desenhador ter capacidades duvidosas como também pelas capas chegarem a ser um engodo para o leitor pensar que o interior será tão belo.
Pode-se dizer desde já que este comic (pelo menos este número) é uma valente trampa. Não sei se é mais pelo hype que foi criado em volta da série, com tanta cobertura pelos sites especializados e com a intervenção de autores que são muito bem cotados, mas o que é certo é que a história de Superpowers é confusa e sobretudo chega a ser desinteressante. O que mais gostei de Krueger na sua antiga mini-série foi exactamente o seu argumento detalhado e longo, mas eu já conhecia todas as personagens o que facilitou a leitura e a tornou mais interessante, mas neste comic é nos mostrado um mundo completamente novo e diferente (apesar das óbvias referências à história mundial) o dificulta a leitura. As personagens são novas, não conhecemos os seus poderes, atributos ou defeitos, não conhecemos a génese de nenhuma delas (mesmo que alguns poderes sejam evidentes) e também não sabemos o seu objectivo (sem ser o de salvar o mundo). Onde quero chegar é que a trama está muito mal construída, chegamos a ver 20 ou mais personagens numa só página sem conhecermos nada sobre eles. Até um deles morre numa sequência desleixada e sem sentido nenhum.
Basicamente somos confrontados com uma enxurrada de personagens que não conhecemos de lado nenhum, que falam sobre coisas das quais não percebemos nada e que levam a situações em que ainda menos se sabe. Além disso, o facto de a história andar à volta da Pandora Box (sim, aquela caixa mitológica que no fundo não é uma caixa, mas sim uma urna) é completamente chato, ainda para mais quando se mistura esse mito com o Hitler e a Segunda Guerra Mundial. BORING!
Acho que já falei demasiado mal de Superpowers. Talvez nos próximos números isto melhore, mas não quero estar lá para ver. Just buy if you're a true believer! Se estão à espera de uma boa história este não é o comic indicado. Se quiserem jogar à cabra cega, aí sim, é uma boa leitura para este mês.

Nota: 3/10

7 comentários:

  1. Curiosamente, decidi comprar este comic somente pelo preço, 1€! Como era algo novo, decidi ler rapidamente para ver o que dali poderia surgir. Não me aqueceu nem arrefeceu. Pareceu-me mais do mesmo, pois no mundo de super-heróis pouco ou nada se esperará de inovador. E foi neste ponto que eu penso que "Project Superpowers" falhou em grande. Criaram personagens do zero, no entanto, sem criatividade nenhuma, com fatos ridículos e pouco ou nada convincentes. Quanto ao enredo propriamente dito, achei que havia ali potencial para qualquer coisa, mas como disse, nada de inovador. É pena, pois começar um projecto do nada... os leitores mereciam um pouco mais. Certamente os novos números contarão mais qualquer coisa. Mas eu não vou estar lá para os ler...

    ResponderEliminar
  2. Lol, é como eu Mauro. Não sei se já viste a mini-série Avengers/ Invaders, que também é deste dois senhores, e posso dizer que pelo menos graficamente é muito má. Quanto ao argumento em si não posso falar, mas também não quero estar lá para ler.

    ResponderEliminar
  3. As personagens não foram criadas do zero. Já existiam do tempo da Golden Age. Mas é como dizes. Não me aqueceu nem arrefeceu (que fatinhos tão carnavalescos lol)

    ResponderEliminar
  4. (ainda bem que não compro comics...)
    LOOL
    Assim já não compro a compilação... depois de ver os comentários !

    ResponderEliminar
  5. Foge da compilação Bongop! Tanto desta como do Avengers/ Invaders, com o mesmo desenhador.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela correcção Dc, não sabia que já existiam.
    Mas podiam ter feito um upgrade aos fatos...

    ResponderEliminar