03 maio 2008

Iron Man

Actualmente as adaptações de personagens de BD ao cinema são o pão nosso de cada dia, mas o problema reside sempre na qualidade das mesmas. Avaliando estes último anos de filmes relacionados aos personagens da Marvel e da DC (maioritariamente da Casa das Ideias), temos uma grande caixa com produções que não valem a ida ao cinema e também temos um pequeno cofre em que residem as boas adaptações. Até hoje a trilogia do Homem Aranha foi a que melhor me convenceu enquanto boa adaptação, juntamente com o 300 de Frank Miller. O último filme do Batman é também uma boa escolha, mas se formos a falar do Super-Homem, tal qualidade não se repete, nem de perto nem de longe. Sin City e Hellboy também são aconselhados.
Pois bem, senhores realizadores de cinema, se querem um filme base para se guiarem por entre as vossas experiências cinematográficas com super-heróis, escolham esta grande adaptação da personagem Iron Man, que sem conseguir ser brilhante ou excelente, é um belo blockbuster deste ano, que nem sequer roça o excesso comercial e consegue entreter durante cerca de duas horas a audiência, captando a essência de um Tony Stark adaptado às necessidades modernas (personagem com um humor arrogante, literalmente um homem de ferro com um coração de ouro, mulherengo e certas vezes desajeitado).
Por assim dizer, neste filme temos a acesso a um Stark na sua versão Ultimate, como já seria de esperar. E é aqui que reside o que o ponto chave de toda a longa metragem - não são os efeitos especiais que fazem de Iron Man o bom filme que é, mas sim a encarnação de Robert Downey Jr., que interpreta de forma brilhante o milionário playboy da Marvel. Além disso, o argumento ajudou em muito para que a caracterização de Stark ficasse memorável, juntando a isso também as personagens em redor do protagonista, com Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) em destaque, o braço direito de Stark. O clichê óbvio de que a ajudante feminina e o herói acabam sempre por ficar juntos é muito bem contornado neste argumento, fazendo com que haja apenas uma espécie de amor platónico entre os dois muito agradável de se ver. O vilão, esse sim, é usado de uma forma muito básica, começando por ser apresentado como grande amigo de Tony, mas revelando-se no fim como o verdadeiro némesis deste episódio. A armadura inspirada nos conceitos de Adi Granov dá aquele ar cool que uma personagem deste calibre exige e no fim Tony não consegue mesmo esconder que é sem dúvida o Homem de Ferro, depois de tanta especulação junto da imprensa. Aos mais distraídos, eu incluído, não abandonem logo a sala quando o filme terminar, mas apenas após os créditos passarem. Há uma cena (que se pensava ter sido cortada) com um nosso conhecido que merece ser vista.

Iron Man abre bem esta nova temporada de adaptações da recente Marvel Studios, que terá ainda este ano a estreia da nova adaptação do Hulk. Jon Fevreau está de parabéns e espero que consiga levar avante a sua planeada trilogia com esta personagem, com a sequela a surgir em 2010. Next: The Dark Knight.

10 comentários:

  1. Espero ir ver para a semana !
    Esqueceste os X-Men, na minha opinião, muito bons... acho que o pior de tudo continua a ser o Super -Homem :-S

    ResponderEliminar
  2. e elektra é dos piores que vi, ainda não vi o filme, mas vou esta semana

    radjack

    ResponderEliminar
  3. Bongop, quanto aos X-Men não foi bem um esquecimento porque só cheguei a ver o primeiro e o terceiro, que ficou entre os medianos, para mim. Dizem que o segundo é o melhor, precisamente o que me falta ver :P

    Elektra e Daredevil são dos piores, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Bongop X-men merece estar aí e sim o 3 é o mais fraco tens de ver o dois.

    Quanto a Iron Man gostei muito, Downey Jr. a mostrar mais uma vez que é um fabuloso actor sendo a escolha ideal para interpretar Tony Stark.
    Os efeitos estão muito bons, enfim é divertimento do melhor. Pode ter alguns pontos mais fracos mas no geral estou mais que satisfeito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. http://forum.newsarama.com/showthread.php?t=155942

    Filme do Thor e Captain America em preparação. Isto quer dizer que...
    TEMOS AVENGERS A CAMINHO!!!!

    Fiquei muito curioso por ver esse filme.

    ResponderEliminar
  6. Eu gostava de ver um filme dos Vingadores, mas talvez fossem demasiadas personagens para um filme só.
    Além disso, [SPOILER]a cena depois dos créditos já levanta a questão da existência dos Vingadores no mundo do cinema, pois o Nick Fury encontra-se com o Tony para lhe fazer um convite para o "Projecto Vingadores".[/SPOILER]

    ResponderEliminar
  7. se só pudessem escolher seis vingadores para entrar no filme, quem escolhiam?

    ResponderEliminar
  8. Capitão, Homem de Ferro, Thor, Vespa/ Feiticeira Escarlte, Visão e Hulk.

    ResponderEliminar
  9. é mais complicado do que pensava mas acho que: Iron Man, Black Panther, Hawkeye, Namor, She-Hulk e Vision.

    Mas depois olho para à lista e percebo que o capitão América e o Thor deviam lá estar.

    ResponderEliminar
  10. Mesmo assim, pensando melhor julgo que o Aranha também deve estar metido num futuro filme dos Vingadores, visto que a Marvel, no cinema, tem apostado no universo mais moderno em detrimento do clássico.
    Portanto, talvez seja uma cena mais New Avengers/ Ultimates, com o Bendis à mistura a escrever o guião.

    ResponderEliminar