15 junho 2009

World War Hulk

Argumento: Greg Pak
Desenho: John Romita Jr.
Marvel Comics

Confesso que fiquei desiludido. E eu até sou daqueles que gosta de ver uma boa cena de pancadaria, mas sei lá, só durante umas 5 páginas no máximo, nada de excessos. Em World War Hulk, a cada 10 páginas, 8 mostravam o Hulk a dar pontapés e cabeçadas. Nas restantes eram só socos e torturas, por isso já estão a ver mais ou menos o cenário. É claro que eu não queria ver o Gigante Esmeralda a recitar poesia ou a debater física-quântica enquanto lhe dava mais um daqueles actos de fúria que ninguém pode explicar, nem muito menos o queria ver sentado na mesa do café a conversar com os Illuminati como se eles nunca o tivessem enviado para o espaço sideral sem pedirem autorização primeiro. Mas pelo menos alguém tinha imposto ali um limite de socos por páginas, ou por capítulo vá lá. A dada altura a trama tornou-se irrespirável. Antes do Hulk pisar o solo terráqueo vindo do seu disco espacial bastante moderno já andava ele a distribuir estalada por tudo o que era sítio. E foi aqui que notei que isto não podia ter apenas o dedo mágico do Greg Pak, é claro que alguém muito mais maquiavélico tinha de estar metido na salada. E esse alguém responde pelo nome de Joe Quesada, Queijada, chamem-no como quiserem, para mim vai dar ao mesmo. Depois do grande Planet Hulk o Pak não podia simplesmente chegar ali e espetar-nos com um festival de wrestling. Eu pelo menos estava à espera de algo mais relacionado com a mitologia criada nessa grande saga, mas pelo visto só falavam das mesmas palavras de sempre - ele era o Worldbreaker, o Sakaar, eu sei lá, era tanta palha que já não me lembro. Este foi para mim o ponto mais débil da narrativa, sub-aproveitou-se uma profecia tão boa como esta para se reduzir tudo a uma série de lutas inúteis que não esclareceram nada em relação a todos aqueles mitos misteriosos sobre o Hulk. Basicamente, foi apenas o último capítulo de WWH que nos mostrou o mais importante que havia para mostrar...
Outra coisa que também me meteu impressão foi ver o Doutor Estranho exclamar "STRANGE SMASH!", isto sem querer parecer um daqueles fanáticos que mal veêm uma falha de caracterização ficam logo com a vida estragada, só que isto foi muito mau. O homem, claramente, passou-se da cabeça e tentou copiar a identidade paleolítica do Hulk, certamente de forma inconsciente, mas mesmo assim não perdoo quem teve a infeliz ideia de o meter a dizer uma coisa destas. Este pormenor foi uma total descaracterização da personagem do Estranho e só me apeteceu foi atirar o livro pela janela! Digam o que disserem, para mim foi o tesourinho mais deprimente de toda mini-série. Aliás, até foi um pormenor da estória que deu azo a uma pequena contradição - o Dr. andou quase toda a série a culpabilizar-se pelo sucedido (isto com toda a calma do mundo, quem leu que o diga), tinha inclusivamente aceite o seu destino tendo até se comprometido a acarretar com as responsabilidade do massacre da Warbound do Hulk na Terra, mas ainda assim teve um rasgo de loucura incompreensível. Mas claro, isto sou eu a dar importância a pequenos detalhes que provavelmente não interessam à maioria dos leitores, mas só por aqui se pode avaliar devidamente uma obra.
Já fora de brincadeiras, nem tudo foi mau em WWH. A revelação final em relação ao envolvimento do Miek na explosão do dito Planeta Hulk foi no mínimo surpreendente. Eu bem que estava a achar estranho as inúmeras referências ao não envolvimento dos Illuminati na explosão, mas desta não estava à espera. Se bem que não gostei muito da ideia do filho do Hulk. O rapaz ou nasceu por inseminação artificial ou então não sei. Neste comic não se tem muito bem a ideia do seu nascimento, mas pelos vistos nasceu de um casulo vindo do céu. É estranho, visto que mãe ficou completamente desintegrada... Isto de arranjar storylines a pontapé tem que se lhe diga. Eu sei que o pessoal de vez em quando gosta de ver uma boa cena de porrada com as personagens preferidas à mistura. Pior que ser eu a saber isso é o Quesada também o saber, mas isso é outra estória. Agora, andar a ler 5 comics só para no fim ver que o Hulk lá no fundo até tem um bom coração, mas que para isso seja mostrado até lho têm de arrancar? Sim, porque houve uma parte em que ou o Ben Grimm ou o Doutor Estranho aplicam um golpe tão duro que aparentemente furou o Hulk duma ponta a outra... mas pelos vistos só lhe vazaram uma vista. É que nem o John Romita safou o suplício de ler isto.

Vá, agora atirem as pedras.

10 comentários:

  1. Atiro-te pedras sim! Por não saberes o que se passou atrás e mandares postas!:P Nem sei por onde começar...
    Eh pá, sobre a profecia do Sakaar, worldbreaker e companhia foi (mais que) explorada no Planet Hulk (quase obrigatória a leitura antes de passares para o WWH). A parte do filho dele também vem do Planet Hulk (eu também acho uma parvoíce mas sabendo o que vem de trás é uma parvoíce que se ignora a favor do confronto que vem aí.
    Doutor Estranho smashes também tem a ver com o passado da personagem. Ele fundiu-se a um dos piores vilões das histórias do Strange e por isso tornou-o bastante estúpido e cego de raiva à la Hulk. Foi um piadinha que o Greg não resistiu.
    Quanto à cilindrada que o Hulk levou, ele no Planet Hulk (lá voltamos à leitura essencial pré-WWH) foi torturado, magoado, queimado com uma facilidade incrivel, algo que ele até então nunca tinha experimentado. Na Terra era invulnerável, em Sakaar não era nem mais nem menos do que os seus companheiros Warbound. Lembras-te do confronto Wolv/Hulk? O Wolv fura-lhe os olhos e ele em 5 minutos já os tem regenerados. O Strange esventra-o? Cócegas comparado com o que ele sofreu em Sakkar. Veio muito mais forte de lá. E quanto mais zangado o Hulk fica? Mais forte se torna.
    Pronto, agora vais ler o Planet Hulk para veres como se fazem boas histórias do Hulk. Tenho pena de ter começado a ler pelo WWH como tu porque lendo por ordem fica mais interessante (por exemplo saber logo à partida que o Mikk tinha sabotado a nave estraga partes do PH).

    ResponderEliminar
  2. Lol, eu já li o Planet Hulk o ano passado, tenho-o ali na estante em HC :P Por isso, sim, até sei do que estou a falar.
    A profecia foi devidamente explorada no Planet Hulk, mas parece-me que ainda havia algumas pontas soltas, até porque o Greg Pak podia muito bem já ter preparado terreno para o sucessor do Hulk, o seu filho, através de uma nova profecia (que ou muito provavelmente não existe ou então está a ser trabalhada).
    Essa do Hulk ter factor de cura é nova para mim, sinceramente não sabia que ele era igual ao Wolverine.
    Quanto ao Hulk estar assim tão irritado com aquela história da tortura que ele sofreu no Planeta, não me pareceu ser o ponto mais crucial para a sua fúria na Terra. Como ele próprio disse, foi mais o facto da suposta explosão ter sido causada pelos Illuminati o que levou a que a sua amada e o seu reinado fossem por água abaixo. Mas ele estava tão cego que se esqueceu que no seu próprio reino ainda havia quem lhe quisesse fazer a folha. O Hulk nunca foi muito de pensar, o que agora até é um pouco incompreensível visto que as mentes do Bruce Banner e do próprio Hulk estão mais ou menos fundidas (??). Ao menos parece pelos modos de falar.

    Quanto à piadinha do Pak com o Strange... I just don't buy that. Já tenho visto alguns dos piores inimigos espirituais do Dr. e certamente eles não eram assim nem sequer tinham esses actos de fúria. Lembro-me agora do Dormammu, tudo malta séria :P

    ResponderEliminar
  3. Bolas, depois de um maravilhoso Planet Hulk, vem a contraparte... um livro de porrada pura e dura! LoL
    Penso que bastantes cenas podiam ser feitas de maneira diferente, mas no fim é apenas um livro de vingança (com muita muita porrada), ainda por cima, como se vê no fim, injusta...
    Quanto ao filho do Hulk, Skaar, já li o livro, e enfim... tenho de esperar pela segunda parte para ter uma melhor (ou pior) opinião.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. E ninguém me responde à questão?! Preciso ou não de mandar vir o HC do Skaar, para não ficar a meio da história se apenas me ficar pelos PH e WWH?
    Grato.

    ResponderEliminar
  5. Eu vou ficar-me por esses dois Refém. No entanto, a pessoa mais indicada para te responder a essa pergunta será mais o Bongop, pois ele já leu a primeira parte do Skaar.

    Bongop, chega-te à frente!

    ResponderEliminar
  6. Refem, irei fazer a critica ao Skaar, Son of Hulk daqui por uns dias ;)
    ehehehehehh
    Por mim, quero completar toda essa saga!

    ResponderEliminar
  7. O Hulk não é filosofo,e queria vingança.Logo muita porrada para dar.

    ResponderEliminar
  8. O Planet Hulk também não li e tenho interesse. Este estou como tu, desiludiu.

    Gostei no entanto do comic do Ghost rider que apanha o WWH.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Voçes não gostam de uma boa porradinha,com voçes não havia Desafios Infinitos e Guerras Secretas.

    ResponderEliminar
  10. Eu gostei das Guerras Secretas e adorei o Infinity Gauntlet (até já escrevi reviews por aqui e fiquei satisfeito com os livros).

    Mas esses livros pelo menos quando tinham porrada, tinham sempre twists interessantes e pelo menos havia diálogo. No WHH a porrada é sempre a mesma, sempre a reciclar.

    ResponderEliminar