27 julho 2009

Não Podes Perder... PROMETHEA!

Esta é daquelas séries que costumam ser um pouco maltratadas. Isto porque, sendo uma série de Alan Moore, fica um bocado na sombra de grandes clássicos como Watchmen e V for Vendetta, o que faz com que os restantes trabalhos do mago, do génio, do mestre, fiquem no limbo do esquecimento. Ainda assim, Promethea devia estar lá bem no alto juntamente com as outras duas obras que referi em cima. Já aqui tinha escrito sobre este comic, mas volto agora a dar a "machadada final" para tentar convencer o resto do pessoal a esquecer algumas séries pendentes e que se debrucem nos 5 volumes que constituem esta magnífica obra. Confesso, também, que a tenho consumido por meio de um "conta-gotas" e que só esta semana é que irei receber o terceiro, o que não me podia alegrar mais pois tenho lido algumas informações sobre o mesmo e parece ser aí que a estória começa a aquecer. Tenho pena de já ter passado quase um ano desde que li o segundo volume, mas a verdade é que, ou não surgia a oportunidade certa ou adiava sempre mais um pouco.
A série conta com ilustrações belíssimas de J.H. Williams III, sem dúvida um dos melhores desenhadores da actualidade e que infelizmente não tem tantas oportunidades como seria de esperar. Foi publicada entre os anos de 1999 e 2005, contando com 32 edições que saíram com uma periodicidade irregular devido a alguns conflitos entre a editora e Alan Moore, se bem me recordo. Basicamente, isto é um Moore que nunca vimos a debater-se com inúmeros temas como a magia oculta, com recurso a um universo metafictício que pretende ser uma interpretação de Moore em relação ao nosso próprio mundo. Sophie Bangs é a protagonista desta série passada numa cidade um tanto ou quanto futurista (não utilizaria bem a palavra steampunk aqui) em que a entidade Promethea se apodera dela depois de se apoderar de inúmeros outros corpos ao longo dos últimos anos, numa tentativa de confrontar os mais poderosos mágicos seres do universo, evitando a iminente chegada do Apocalispe!
Como já referi, estão disponíveis 5 volumes em TPB ou HC, embora estes últimos sejam já um pouco difíceis de encontrar (à excecpção do último volume que se vê por muitas lojas). Ainda assim, para os mais luxuosos, a DC já está a preparar a primeira Absolute Edition (com a capa que podem ver neste post). Há ainda um livro que reúne todas as capas da série, um volume recomendadíssimo a todos os fãs de Williams.
  • PROMETHEA BOOK 1 (TPB/HC - $14.99 / 24.95, 160 pgs.)
  • PROMETHEA BOOK 2 (TPB/HC - $14.99 / 24.95, 176 pgs.)
  • PROMETHEA BOOK 3 (TPB/HC - $14.99 / 24.95, 224 pgs.)
  • PROMETHEA BOOK 4 (TPB/HC - $14.99 / 24.95, 192 pgs.)
  • PROMETHEA BOOK 5 (TPB/HC - $14.99 / 24.95, 200 pgs.)
  • ABSOLUTE PROMETHEA VOL. 1 (#1-12 - $99.99, 328 pgs.)
  • PROMETHEA COVERS BOOK (TPB - $5.99, 48 pgs.)
O primeiro Absolute chega às lojas no dia 30 de Setembro e já se encontra em pré-venda em alguns sites conhecidos. Aproveitem!

Americas's Best Comics | Alan Moore e J.H. Williams | Preview da Primeira Edição

3 comentários:

  1. Tenho o pre-order feito para o Absolute Promethea Vol.1 :P
    Pena só sair lá mais para o fim do ano!
    (Ainda bem que não comprei os volumes normais, havia um HC esgotado e eu não queria a série "malhada" com Hcs e TPBs)

    ResponderEliminar
  2. As doze primeiras edições são simplesmente fantásticas e particularmente coloco-as entre
    as inquestionáveis obras primas do Moore.Depois fica progressivamente mais didática e a meu ver menos interessante. A arte do Williams é
    linda nos 5 encadernados.

    Abs
    Ramon

    www.maquinariodanoite.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Bongop, eu próprio já estou um pouco arrependido por ter comprado os TPBs pois adorava ter este Absolute, mas também não me estava a ver a comprar os três (?) volumes que vão sair. Era muita massa.

    Ramon, já recebi o terceiro volume e devo falar sobre ele por aqui quando o ler. Veremos se se confirma o que dizes. E sim, a arte do Williams é soberba.

    ResponderEliminar