09 setembro 2010

Darwyn Cook Sobre o Lesbianismo e as Editoras

Tinha deixado escapar esta, mas como o assunto se tornou algo intemporal nem o atraso de um ano justificava a falta deste post. Darwyn Cooke meteu a boca no trombone na última Fan Expo do Canadá e nas suas declarações estava completamente em chamas! Em causa esteve a mudança de orientação sexual da personagem Batwoman que, segundo ele, é uma mudança demasiado drástica desrespeitosa de toda a estória ficcional que foi criada ao longo dos últimos anos. Tento na língua foi pura ficção...




Citando o próprio:

"I want them to stop catering to the perverted needs of forty-five year old men, I want to stop seeing Batman fucking Black Canary, I don’t want to hear Batman swearing, I don’t want to see him feeding a boy rats, I don’t want to see characters getting raped in the ass, I don’t want to see characters who have been straight for sixty years become lesbians overnight because the writer’s too stupid or uncreative to come up with something decent, I want to see new characters for a new time, and when the industry of superhero comics realigns its sights to the young people it was meant for, I’ll be there with both arms and feet" – Darwyn Cooke

Ora bem, há aqui implicações que sugerem um caos colectivo. Estou a ver que os conservadores do meio vão sair das suas montanhas e vir defender as vacas sagradas americanas. Mas o que é facto é que Darwyn Cooke, um senhor destes meandros, se limitou a dizer a mais pura das verdades que alguns insistem em negar, nomeadamente os editores que vão na conversa de conceitos obscenos introduzidos por argumentistas (e vice-versa). O conceituado autor de New Frontier volta a meter o dedo na ferida ao constatar que o mercado está saturado demais e que mais ano, menos ano vamos chegar a uma fase negra em termos criativos (isto no que toca às majors, o alternativo continua a evoluir em termos de qualidade é sem dúvida o nicho do mercado mais interessante nos dias de hoje). Aliás, parece que já é tempo de reavaliar as ideologias editoriais vigentes. Há demasiadas coisas que se lançam todos os meses sem sentido ou propósito algum, o que não abona nada em favor das editoras.

Quando ele soltou o "I want them to stop catering to the perverted needs of forty-five year old men", fiquei a rir por um belo bocado. Então, esta é a verdade mais crua que ele podia expor na sua argumentação, numa referência directa às mulheres que aparecem em trajes menores e irrealistas nas páginas dos comics (e àqueles que se deliciam com tal banalidade). Tudo bem, quem é que não aprecia o aroma feminino de vez em quando numa estória de ficção, mas isto é marketing safado e é cada vez mais regra! 

Outra coisa que também ficou no ouvido foi a referência a Batwoman, a qual atravessa uma fase de razoável qualidade com uma grande equipa criativa ao leme, mas que para Darwyn se trata de uma total descaracterização da personagem. Isto porque foi revelado há uns bons meses atrás que ela havia desistido do reinado masculino e teria rumado a outras paragens mais atraentes. Nada contra, a jovem é que sabe... Mas o que é facto é que estes mecanismos americanos apenas servem para causar choque e servirem de mote para que as editoras fiquem na vanguarda da inovação, mas o que é certo é que a homossexualidade já não é nada de novo neste meio. Cooke veio ainda defender-se daqueles que o acusavam de homofobia, afirmando que o cerne da questão não estava na mudança para uma orientação sexual mais contestada. Ele também acharia redondamente errado transformar uma personagem homossexual numa hetero, pois isso seria também uma tentativa de descaracterização. Nem mais.

Na minha modesta opinião, já era tempo de haverem mudanças editoriais a sério. Ainda não é tarde e não se trata de uma questão de vida ou de morte, visto estamos numa era em que os comics estão a ganhar de novo algum destaque na cultura (isto pelo que se vê na sua divulgação e nos números de vendas, em alguns países). Mas o que é certo é que os métodos utilizados hoje em dia só prejudicam o entendimento das estórias e afastam os novos leitores. Actualmente, quem quiser inserir-se num universo e segui-lo com alguma atenção terá de puxar os cordões à bolsa e perder algum tempo a perceber coisas que deviam ser de fácil entendimento. É claro que há sempre por aí umas almas caridosas (discutivelmente) que cedem scans pela internet fora... A cronologia é o veneno dos dias de hoje! Há demasiados contornos e teias de aranha nas vidas de personagens que até há bem pouco eram simples. As origens estão irreconhecíveis e um mero curioso nestes assuntos pode verificar com facilidade que o Batman já não é aquele tipo que ele conheceu na sua infância. Tentaram fazer isto com o Aranha, mas voltou-se atrás a tempo (se bem que mal e porcamente).

Talvez a solução passasse pela abolição da chamada cronologia e do respeito por estórias passadas. A nova equipa que tomasse conta da personagem apenas teria de ter em conta as suas origens e poderia inclusivamente fazer uma estória que levaria à morte da mesma sem haver problemas reais no futuro. Isto também levaria a caminhos sinuosos, tal como a a liberdade criativa excessiva. É apenas uma possibilidade, ainda só pensei vagamente nisto, pelo que a ideia ainda não está bem consolidada. Pede-se mudança!

6 comentários:

  1. Já ouvi falar que as históias da Batwoman estão muito boas e que sim ela é lésbica. Pensei logo que seria uma nova batwoman, pois não faz sentido tornar uma personagem que foi durante 40 anos hetero homo.

    Uma pessoa diz que aquele personagem ser homosexual é mau e há alguém que atira logo pedras e grita homofóbicos mas é uma treta.
    Simplesmente não faz sentido mudar uma personagem dessa forma. Não quiseram gays na Marvel e na dc Durante muito tempo, se querem agora que criem novos personagens veja-se o Midnighter e o apollo.

    A prórpia Marvel fez do colossus gay mas num universo alternativo não ia mudar o clássico porque seria uma erro de continuidade gigante.

    O problema é que parece que este tipo de decisões é tomada porque realmente deve andar uma crise de imaginação para as histórias.

    Mas não sei pois não ando a ler nada disso, estou apenas a especular.

    ResponderEliminar
  2. A Batwoman está com excelentes estórias, coisa que nunca teve. Não sei o porquê destas afirmações e deste alarido em relação à Batwoman! Falam dela como se fosse uma heroína mainstream... A Batwoman esteve "morta" durante anos e anos, quiseram pegar nela com uma diferente abordagem (porque pelos vistos a "normal" era desinteressante...), passando a ter boas estórias e a vender! Agora não presta porque antes era hetero, agora é lésbica... e?? O que falta para aí são heteros que passam a homos!!!
    Já agora, não confundir Batwoman com Batgirl. Esta última não tem nada a ver com a outra. Sempre foi bem aceite pelo público, a Batwoman nem por isso.
    Quanto à cronologia, bem... é horrível para quem entra de repente numa personagem, mas é um vício para quem já segue a personagem desde as suas origens!
    :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bongop acho que as mudanças sexuais dependem do personagem. Se mudassem o Batman eu achava estranho mas muitos iriam dizer que aquela relação com o robin nunca deixou margem para dúvidas :P

    Mas pelo que dizes cá para mim a batwoman é bisexual :)

    Agora a sério estão assim tão boas as histórias dela? Se as histórias são boas também tenho de ler isso e só critico mudanças quando são feitas pelo simples intuito de chocar se for para melhorar a história venham elas

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto da abordagem à continuidade nos Simpsons.

    Depois da 1ª crise, a Batwoman desapareceu da continuidade durante 25 anos! Se a alteração fosse numa personagem que acompanhasse-mos regularmente era parvoíce alterarem de um momento para outro, claro. Agora uma personagem que só os cotas fanboys se lembram?
    Faz-me lembrar aquela história do Warren Ellis e da Kitty Pride. Quando o Ellis estava a escrever Excalibur, a Kitty e o Peter Wisdom apaixonam-se quando ela passa uma temporada em Inglaterra, ele "deflora-a" e alguns fãs ameaçaram o Ellis e a família dele por causa da destruição que e fez à personagem querida destes fanboys tarados...

    ResponderEliminar
  5. Loot
    Acompanhei o regresso da Batwoman desde o princípio, e logo em "52" passou a ser das personagens mais interessantes. O pouco que apareceu dela a seguir em Final Crisis foi bom! Agora saiu a compilação "Elegy" e sobre essa irei fazer uma crítica.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. É muito complicado,se mudarem uma fatia do publico revolta-se,se não mudarem são criticados pela escolha da moça.
    Quanto a cronologia,se com ela já é complicado sem ela,era o CAOS TOTAL.

    ResponderEliminar