15 outubro 2005

Astérix #33

Argumento e desenho: Albert Uderzo
Cor: Frédéric Mébarki e Thierry Mébarki
Coordenação: Studio 56
Edições Asa

Mais uma aventura de Astérix e dos seus amigos Gauleses. Desta vez, eles vêem-se atormentados pelo seu maior medo: que o céu lhes caia em cima da cabeça. Da primeira à última página vemos o desenho de Uderzo um pouco diferente do normal, já que devido à sua idade, tem de ser acompanhado por outra pessoa que o ajude. É dessa forma que pudemos desculpar o autor pois o aspecto gráfico, mesmo não sendo mau, já deixou de ser dele há já algum tempo. Já não se sente o mesmo quando viamos a dupla Goscinny/ Uderzo em acção.

A capa está muito boa em termos de cor. Assemelha-se muito à da primeira versão da Meribérica já que em vez de estar a dar um murro em dois romanos, Astérix está a socar uma espécie de cometa que veio do espaço, num dia completamente nublado. Também aparece Obélix, sempre com um menir às costas e acompanhado pelo já carismático Ideáfix, o único cão ecológico da história da BD.
Passando ao conteúdo, posso dizer que é agradável. No desenho temos a habitual abundância de pormenores. Ainda assim, o autor esforça-se muito para que continue a dar entusiasmo à estória. As personagens estão bem caracterizadas e as paisagens estão muito bem concebidas. A cor também não está mal aplicada, só as sombras é que precisam de ser um pouco ou quase nada afinadas.

O argumento é que estraga tudo estando um pouco estranho e fora do normal. É inusitado fazer com que apareçam super-heróis e extraterrestres neste universo, já que estamos no ano 50 antes de Cristo. Este estilo é quase sempre fiel ao humor (que esteve um tanto ou quanto ausente neste número) e quase sempre (pois há estórias em que isso acontece) isento de motivos de ficção científica. Vá lá que os Gauleses se esqueceram disto tudo - já o leitor não teve tanta sorte.
Possivelmente este foi o último volume da já mítica série. É um pouco triste ouvir essa notícia mas só quereria mais um número se estivesse garantido o regresso da qualidade.

5/10

2 comentários:

  1. Eu ja acho que é ironico porque a piada da serie asterix esta na(S) ultima(S) pagina(S),e como tu dizes o leitor não tem sorte de não se lenbrar da historia.nota 2.5/10
    So um pequeno paralelo com os comics tal como cris claremonte x-men outro argumentista que so escreve vem com co-argumentistas como jim lee ou alan davis e eu acho que sean chen deu uma ajuda no x-men the end,uderzo deve sofrer do mesmo problema.
    ironico, não.

    abracos
    grimlock

    ResponderEliminar
  2. EU só queria que alguém confirmasse que o uderzo necessita realmente de um ajudante,
    É que eu ouvi isso nalgum lado e agora já não sei se é verdade.
    Corrijam-me se estiver errado.

    ResponderEliminar