17 outubro 2005

BD Jornal #6 já nas Bancas

Clica Para Aumentar


É verdade, já temos o BD Jornal #6 nas bancas, desta vez com destaque para o FIBDA 2005.
Infelizmente não foi possível lançá-lo no início do mês, já que houve um problema com as máquinas de impressão. Mas nada disso impediu que este marco na BD Portuguesa fosse lançado ainda no dia 12.
Aqui fica a sinopse:

O jornal deste mês, para além da divulgação do programa do 16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA 2005 (FIBDA), abre com a conclusão do dossier Pratt, em três andamentos: O Sonho em Pratt, Bibliografia de Hugo Pratt (por J.Machado-Dias) e Pratt e o Cinema (por Nuno Franco). Ainda os Sonhos, tema do FIBDA deste ano e evocando os CEM ANOS DE LITTLE NEMO IN SLUMBERLAND, de Winsor McCay: Little Nemo in Slumberland, a terra em que os sonhos eram realidade (por Pedro Cleto); Little Nemo e os seus rivais (por Nuno Franco) e Celebrando os Sonhos com Neil Gaiman e Sandman (por João Miguel Lameiras).

Depois segue-se uma evocação de Pedro Cleto sobre o Salão Internacional de BD do Porto (em “Um Sonho chamado Salão do Porto”). João Miguel Lameiras escreve sobre Alberto Breccia, a propósito de Mort Cinder (em Recordando Breccia). Sara Figueiredo Costa, analisa o livro MALUS de Christopher Webster (em MALUS pela Mmmnnnrrrggg). Algumas Breves, como (de novo) a BD e Cinema (por Clara Botelho) e Os Super-Heróis do Médio Oriente Afirmam valores pacifistas (por Clara Botelho). Nuno Pereira de Sousa escreve sobre os livros do Cavalo Preto (que ganharam Eisners) e faz uma pequena entrevista a Sean McKeever (vencedor do Eisner para Talent Deserving of Wider Recognition, por The Waiting Place, Mary Jane, Inhumans e Sentinel).

De seguida, José de Freitas escreve sobre o que vai fazer a Devir no FIBDA 2005 e Mário Freitas, sobre a Kingpin of Comics no FIBDA 2005.

Ainda destaque para Daniel Maia, que escreve sobre o Mercado de BD em Portugal e a estreia como escriba de João Pedro Rosa, numa nota crítica ao Quarteto Fantastico 1234, de Grant Morrison e Jae Lee e na notícia de nova loja de BD, em Setúbal e também Derradé numa tira de humor nas páginas do BDjornal.

Temos notícias, temos a 5ª Pedagógica do Miguel Montenegro, temos a tira de Pedro Alves na última página e a caricatura de Nelson.

Texto: J. Machado-Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário