16 fevereiro 2006

BD Jornal #10 já nas Bancas

Como é hábito, já se encontra o BD Jornal à venda logo nos primeiros dias do mês. Destaque para duas entrevistas- uma a José Carlos Fernandes (que pode ser lida aqui) e outra a Esgar Acelerado (que também pode ser lida aqui).
De resto contem com "As Últimas" do Festival de Angoulême e as perpectivas do Director da Devir, José de Freitas e de um livreiro da Kingpin Comics. Aqui está em síntese o que vai sair neste BD Jornal de Fevereiro, por Jorge Machado Dias:

"Em mês de balanços, é de balanços que se fala neste número do jornal da Banda Desenhada.

Começando pelo balanço de um editor (José de Freitas, da Devir), seguindo-se um livreiro de uma livraria especializada (Mário Freitas, da Kingpin of Comics) e uma perspectiva do que se passou em França.

De seguida, os prémios do Festival de Angoulême, matéria esta complementada com um pequeno texto de Pedro Cleto, Angoulême – Histórias portuguesas. Depois fala-se de Kotobuki Shiriagari, a revelação do Festival de Angoulême deste ano. Pedro Cleto escreve sobre o livro Zatoichi, de Hiroshi Hirat e João Miguel Lameiras dá-nos a conhecer Jiro Taniguchi.

Osinvito – Divulgação Turística em banda desenhada, é uma nova abordagem, por Pedro Cleto, de um jornal já divulgado no nº 7 do BDjornal. Depois Sara Figueiredo Costa fala-nos da colecção da Bedeteca de Lisboa, Lx Comics – da revista quase futurista, à máquina de atormentar leitores incolores e Nuno Franco introduz-nos no Movimento underground na banda desenhada – Revolução Subterrânea, a concluir no próximo número.

Sara Figueiredo Costa escreve sobre a exposição do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem da Amadora (CNBDI), de que é Comissária, BD Infantil Portuguesa – em traços miúdos.

Pedro Alves explica ao público em geral porque não se deve comprar o BDjornal. E apresentamos nas centrais duas pranchas de Ruben Lopez, autor que vai ocupar o destacável central nas próximas duas edições deste jornal.

É também tempo de uma nova série da 5ª Pedagógica, de Miguel Montenegro que aqui se inicia.

José Carlos Francisco e Júlio Schneider falam de Júlia Kendall, uma série da Editora Mythos lançada há pouco em Portugal e João Pedro Rosa, com Pedro Oliveira, entrevistam José Carlos Fernandes. Prosseguimos com outra entrevista, esta de Hugo Jesus a Esgar Acelerado.

Paulo Guinote escreve Memórias de um Bedéfilo Suburbano e Pedro Cleto, nos seus já habituais apontamentos sobre Coleccionismo e Selos & Quadradinhos.

De seguida há muita matéria, de divulgação de livros e publicações várias, críticas, concursos, eventos, etc…

Claro Botelho finaliza com a nova actividade da Virgin – a Virgin Comics, da Índia para o mercado global.

Num destacável especial (cuja edição terá de ser repetida no próximo número do BDjornal devido a um erro da Gráfica, que desformatou o texto, tornando-o ilegível no seu todo), apresenta-se um resumo do Dossier sobre a BD em Portugal em 2005, que a Bedeteca de Lisboa costuma publicar no seu site todos os anos desde 2001, este ano com ilustrações de Pedro Zamith e que ilustram a primeira página do jornal."

2 comentários:

  1. Comprei ontem ainda não li tudo mas das analises que li analise do editor da devir mais uma vez revela amadorismo,quer dizer que a solução magica e editar cada vez menos e em formatos + caros,para o habitual comsumidor de mensais,para a marvel e dc.lolo
    Acho que o universo ultimate viu os seu fim em portugues.:/
    O que mais irao cortar???????
    Amor a cami$ola.

    abracos
    grimlock

    ResponderEliminar
  2. Eu continuo a achar que o BDjornal é sempre do mesmo. A paginação é das coisas mais horríveis que tenho o desprazer de conhecer. Reúne em jornal aqui que já descobrimos um mês antes ou dois em qualquer site da net ou revista especializada.
    O editor devia ser mis audacioso e mostrar o que faz lá em fora em termos de BD, sem cair em tretas tipo Virgin Comics na Índia.

    ResponderEliminar