13 abril 2006

Inumanos

Argumento: Carlos Pacheco e Rafael Marin
Desenho: José Ladronn e Jorge Lucas
Edições Devir/ Marvel

O que à primeira vista parecia ser apenas mais um volume dos 'Clássicos Marvel' da Devir deixou de o ser quando acabei de o ler. Pensava que iria ler uma história chata e cheia de vinhetas, mas estava enganado. Só quando estava mais ou menos a meio do primeiro capítulo é que me apercebi que o desenho de José Ladronn era magnífico e o que argumento também estava muito bem conseguido.
Também aqui, nota muito boa para a Devir já que teve algum trabalho na edição desta BD porque nunca tinha sido editada em TPB nos E.U.A. E à partida este álbum não aprece ter muita aceitação pelo público, pois os Inumanos são heróis um pouco de segunda linha.
Carlos Pacheco também tem aqui um dos seus primeiros trabalhos no que toca a argumento, juntamente com Rafael Marin. Apesar de ser um pouco elaborado demais, até foi uma leitura rápida. Envolvemo-nos rapidamente na história, já que Pacheco cria uma ambiente muito agradável à volta de toda trama dos Inumanos.
José Ladron, depois de trabalhar na série Cable, tem aqui mais um trabalho. Depois de ter desenhado esta série, Ladronn trocou a Marvel pela Comicraft, para ilustrar a série Hip Flask. Uma das características deste desenhador é que o seu traço foge muito dos comics americanos, e é "mais europeu", se é que me entendem. Apesar de não ser muito apreciador do estilo europeu, gostei muito do trabalho que José Ladronn fez neste álbum dos Inumanos.

Muito bom álbum este. Se quiserem passar um bom bocado comprem, até porque a Devir não tem editado muita coisa nestes últimos tempos.

7.5
/10

2 comentários:

  1. Porque para mim essa mini-serie tem + 2 problemas,o de existir uma serie anterior com os inumanos não editado aqui,porque tem constantes referencias aos humanos, e como é anterior a escrita por arcos introduzida mais tarde tem muito texto,old scholl comic,ja para não falar que quem leu o Imperial em novos x-men ja sabe que a Lilandra esta viva e bem viva,e que os kree são agora conhecidos com outro nome.
    Eu achei uma leitura bem aborrecida mas muito bem desenhada.
    Nota:5/10

    abracos
    GRIMLOCK

    ResponderEliminar
  2. Deixo aqui o que escrevi no CC:

    Inumanos (Devir) - O argumento de Pacheco e Marin alterna entre o denso e o simplório, o razoável e o medíocre. A arte de Ladronn e Lucas teria outro impacto numa edição de formato maior. Acho o traço de Ladronn delicioso embora algo inconsistente e imperfeito em termos de narração gráfica.
    M/ class: 6,5

    ResponderEliminar