20 maio 2006

WE3: ArNIMAIS

Argumento: Grant Morrison
Desenho: frank Quitely
Cor: Jamie Grant
Editora Devir/DC Comics/ Vertigo

Como já tinha sido noticiado aqui, a Devir voltou à carga depois de uma pausa bastante longa. Muitos dos fãs já pensavam que o fim da editora estava próximo, mas pelos vistos enganaram-se. Tudo isto apenas se passou possivelmente por causa da gráfica, já que esta edição já estava programada para o Festival de BD de Beja. Esta edição já está à venda desde a semana passada e ao contrários de outros lançamentos da Editora Devir, só foi anunciado na semana em que foi lançado.
Mas deixando-me de rodeios, este álbum que colecta a mini série WE3, originalmente publicada em 3 números, foi uma boa aposta da Devir. Não sendo um comic por aí além, conta uma excelente aventura de 3 ArNIMAIS (provavelmente Armas + Animais), mais ou menos bem contada por Grant Morrison. Apesar de achar a história muito original e muito bem pensada, acho que Morrison podia ter explorado mais a trama. Li todo o TPB em pouco tempo (menos de 45 minutos) e soube-me a pouco. Infelizmente há muitas histórias destas, que tão boas que são, muitas vezes deixam uma pessoa um pouco aquém da expectativa. Mas mesmo assim não deixei de passar um bom momento. A forma como Morrison coordena cada vinheta também é essencial. Sozinho, Quitely talvez não conseguiria dar tanta vida a cada página deste comic, pois apesar de ser ele o desenhador e de ser ele quem nos mostra a parte gráfica do comic, não tem as características de um argumentista, que muito são necessárias/ essenciais á qualidade de uma BD.
Mas apesar disso, mais uma vez, o que me agradou mais foi o desenho. Confesso que não sou grande fã de Quitely, mas o homem esmerou-se aqui. cada promenor dos animais que ele desenhou são delicosos e chega a ter páginas inteiras que são muito boas. Um dos detalhes que mais gostei foi realmente o sangue. Não que o goste de ver, mas estava excepcionalmente desenhado. O design das máquinas onde os três bichos estavam inseridos também foi muito bem conseguido.
Bem, não foi uma má aposta da Devir de todo. Pelo contrário, até me surpreendeu, mas é preciso ver se a editora vai obter muito lucro ou não com este lançamento, já que precisa disso para se manter "viva".

7/10

4 comentários:

  1. " muito lucro",com uma serie para publico restrito como todo o material vertigo,que normalmente so acumula prejuizo como o caso do Constantine do Blitz,não me parece porque mesmo nos States isso não acontece.
    Eu gostei muito do story telling do Quitely,ja o argumento do Morrison é um bocado batido,armas perigosas em fuga persigidas pelo exercito e a sua nova arma a we4,que me lembrou o inimgo do Robocop que agora não me lembro o nome que tinha mais Fire Power mas era burro como uma porta,apesar de tudo gostei da mini,
    Nota:7.4/10

    P.S:aqui chegaram muitos exenplares danificados com a cola a soltar-se na parte de tras do tpb,e tanbem na frente,em 20 exenplares na Fnac de Santa Catarina 8 estão nesse estado.O que é grave para um tpb com esse preco.

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar
  2. O desenho parece-me muito porreiro. Já tive com o livro na mão, dei uma vista de olhos e gostei da arte. Quanto à história, só aquilo que fui lendo por aí. Mas o que me levou a colocar o livro de novo no expositor foi o seu preço... É por estas e por outras que a Devir anda como anda. Mas estou curioso. Talvez um dia a adquira (se o € baixar). :)

    ResponderEliminar
  3. "Mas o que me levou a colocar o livro de novo no expositor foi o seu preço... É por estas e por outras que a Devir anda como anda",realmente maurobindo,é por ai mesmo eles preferem vender 10 exenplares a 13 euros,que o dobro ou mais a 7 ou 8 euros.Depois queixam-se de não haver leitores para as bds deles,ou que não vendem o esperado.

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar
  4. Grant Morrison é um dos meus escritores favoritos e WE3 pode não ser a sua obra mas é muito bom na mesma.
    Quanto a Frank Quitely acho-o fabuloso, e aqui volta a provar o grande artista que é.

    ResponderEliminar