15 setembro 2006

V for Vendetta - o Filme

Realização: James McTeigue
Argumento: Irmãos Wachowski


V for Vendetta, originalmente escrito por Alan Moore e desenhado por David Lloyd (review aqui), foi adaptado recentemente para o cinema com argumento dos Irmãos Wachowski (trilogia Matrix) e com realização de James McTeigue.
No papel de "V" temos Hugo Weaving e a interpretar "Evey" vemos Natalie Portman.
Posso dizer desde já que que só vi o filme à dois dias e que a minha primeira impressão foi positiva, mas no no final mudou drasticamente. Weaving e Portman fazem uma interpretação excelente, apesar de achar que a actriz devia ter encarado uma "Evey" mais jovem, mais tímida, à semelhança do comic original de Moore, mas isso já tem um pouco a ver com (o infiel) argumento dos Irmãos.
Finalmente percebi porque é que Moore classificou o argumento de imbecil e realmente chego a concordar com ele certas vezes. Para a obra de qualidade que V for Vemdetta é, or irmãos Wachowski deviam ter sido muito mais fiéis ao argumento utilizado por Alan Moore. Moore até quis que o seu nome não coonstasse nos créditos finais, logo aí devia ter-se tido em conta a sua posição, e diria até mesmo que arranjassem um novo argumento para o filme. Quem apenas foi ao cinema, deve te-lo achado muito bom, mas se tivessem lido antes a BD teriam-na achado muito, mas muito melhor. Eu como já tinha lido antes o comic, achei o filme normal.
Infelizmente os tipos de argumento que os Irmãos produzem não se a dequam a este tipo de filme. Por algumas vezes quiseram "amatrixar" as cenas de acção, o que não se adequa nada ao filme, a meu ver. Depois, deram uma rumo muito diferente à história, fazendo com que nada tivesse a ver com o da Banda Desenhada. Aí todo o filme foi por água abaixo. Pode-se dizer que foi mesmo uma fim-pipoca. Talvez se mostrassem verdadeiramente o que acontece a Evey e o V não matasse daquela maneira o governador, aí teriamos um fim melhor.

Para mal de Alan Moore, os direitos desta obra não lhe pertencem, porque se fossem dele, tanto V como Watchmen, não teriam nenhuma adaptação cinematográfica.
Conclusão, o filme apenas valeu a pena devido às excelentes interpretações dos actores, com destaque para Weaving. Parabéns aos actores!

------------------------------------------------------------------------
-Previsões para Watchmen, o filme

Com toda esta "salganhada" já se podem fazer algumas previsões para o filme de Watchmen, também um comic original do Mestre Alan Moore, desenhhado por Dave Gibbons. Dificilmente aparecerá uma argumento fiel ao da BD, o que (impossivelmente) irá agradar a Moore. Os fãs mais fiéis de Watchmen e do seu criador, já criaram uma petição online, com o pedido de ser feita uma série de TV, ao contrário de um filme. Sinceramente o que será pior.

1 comentário:

  1. Eu gostei do filme achei muito bom,mas numca li a bd por isso não sei ate que ponto o filme é uma versão fiel a bd.

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar