12 novembro 2006

Novos X-Men vol.8 - Planeta X

Argumento: Grant Morrison
Desenho: Phil Jimenez

Magnífica. Morrison tornou esta saga magnífica. Este volume dos Novos X-Men foi mesmo o melhor publicado até agora. Morrison dá o seu melhor aqui e mostra que Novos X-Men é uma das melhores sagas dos Homens X de sempre. Reviravoltas são o prato principal…

Em Planeta X é finalmente revelada a verdadeira identidade de Xorn. Pois é, nunca tinham notado parecenças entre esta personagem e… Magneto?! Sim, de facto Magneto era o homem que se escondia debaixo do manto de Xorn. O Mestre do Magnetismo que ansiava o domínio do mundo sem a presença de qualquer Homo Sapiens, aguardou pacientemente com os seus alunos o momento ideal para provocar uma Revolta no Instituto.
Pode-se dizer que a ideia de Magneto para se apoderar, primeiramente, do Instituto e depois de Nova Iorque foi brilhante, mas não inovadora. No arco Assalto à Arma Plus o plano já tinha sido iniciado. Fantomex, Wolverine e Cyclops, uns dos mutantes mais poderosos no Instituto X, foram a uma estação espacial em busca de respostas sobre o projecto da Arma Plus, o que fazia logo com que os três ficassem fora da Mansão.
Depois de Emma e Fera saberem que a estação tinha explodido e que Cyclops e Fantomex se tinham safado, foram logo em busca dos dois no oceano, visto que os dois se iam despenhar lá. Infelizmente Magneto também tinha tudo sob controlo. Momentos após terem chegado ao oceano, a nave em que Emma e Fera estavam também explodiu fazendo com que os dois ficassem à deriva.
Quem sobrava? Jean Grey. Sabendo que Wolverine tinha ficado na estação espacial ela foi lá numa tentativa de o salvar. Mas ela não esperava que o Caolho estivesse nem mais nem menos que no Asteróide M! Tudo isto vindo da mente obscura de Magnus.
O Instituto estava agora quase indefeso restando apenas o professor Xavier e os alunos mais jovens. Mas Xavier já nada podia fazer. Naquele momento ele tinha deixado de poder andar outra vez…

Grant Morrison já planeava fazer isto desde o início do arco o que foi muito bem pensado. Mas tudo isto não passava de um mero aperitivo. O pior estava para vir.

Magneto tenta apoderar-se de Nova Iorque, inicialmente pensado em chamá-la de Nova Genosha em tributo aos milhões de mutantes que tinham morrido naquela ilha. Todos os habitantes da cidade que diziam que Magneto tinha razão não acreditavam que o mesmo pudesse estar vivo. Só que tudo indicava para tal. Consumido pela força que a droga Chuto dava ao ser tomada, Magneto começou a destruição. A Estátua da Liberdade, a Ponte, tudo se dissipava pela simples vontade Eric Magnus. Mas se pensavam que isto era o pior que podia acontecer estavam muito enganados. A ânsia de Magneto era ainda maior. Ele queria mudar o Planeta Terra. Queria torná-lo seu. Mas para isso ele tinha de aniquilar toda a raça humana, o Homo Sapiens. Como? Virando o campo magnético da Terra ao contrário, tornando-se assim o senhor do Planeta X!

Todos os alunos da Mansão se tinham reunido. Planeavam secretamente como parar Magneto e os seus objectivos. Fantomex e Cyclops já estavam com eles enquanto que Wolverine e Jean se aproximavam cada vez mais do Sol, ainda em cima do Asteróide M. Para lhe poupar sofrimento, Wolverine mata Jean.
No final, com todos os X-Men reunidos, Magneto é finalmente enfrentado, podendo ser esta a última vez. Entretanto aparecem Wolverine e a Fénix. Magneto, não conseguindo esconder a sua ira, mata a Fénix, Jean Grey, que revelou ser um acto milagroso para a humanidade (ler Here Comes Tomorrow). Mas Wolverine mostra o seu lado selvagem e mata Magneto acabando com a ameaça.
Jean morre novamente nos braços de Scott Summers e um novo ciclo aproxima-se.

Morrison tem uma passagem brilhante pela saga dos Novos X-Men. É certo que determinadas dúvidas ainda ficaram pendentes mas no seguinte arco - Here Comes Tomorrow - ele consegue explicar tudo o resto e ainda deixar um fio condutor para mais uma série. Infelizmente vou ter de comprar em inglês o HTC já que a Devir fez de Planeta X o último álbum da colecção que publicou durante este últimos anos. Se quiserem também podem comprar Astonishing X-Men, que tem relação directa com a série dos Novos X-Men. Muitas coisas mudam após o Planeta X, tal como o relacionamento mais íntimo entre Emma e Scott, a passagem do mesmo a Director do Instituto, etc.
Phil Jimenez tem um traço magnífico. Realista, detalhado e espectacularmente colorido. Juntamente com Ethan Van Sciver e Frank Quitely, Jimenez foi dos melhores desenhadores que passou pela série.

O Verdadeiro Final

Agora, e em jeito de conclusão, faço aqui um aparte. A Marvel decidiu que muito do que Morrison escreveu neste arco não foi o que pareceu. Quem destruiu Nova Iorque e a Mansão foi na realidade Xorn. Por causa das drogas que consumia, Xorn convenceu-se que de facto era Magneto e fez-se passar por ele.
Mais tarde, Chuck Austen decide criar um irmão de Xorn para utilizá-lo numa série. Chris Claremont também chega a utilizar o verdadeiro Magneto na série Excalibur, dizendo que o mesmo nunca tinha escapado à destruição de Genosha.
Tudo isto gerou muita controvérsia. Os fãs dos X-Men não acharam muita graça a esta batatada toda.

Acho que isto foi uma tremenda falta de respeito por tudo o que Morrison escreveu e pela excelente saga que criou. Mas pronto, Joe Quesada é que sabe…

2 comentários:

  1. Ja tenho a minha edição e como ainda não li a historia vou so falar dom aspecto do tpb,que apesar de ser quase identico ao original peca numa parte,o papel utilizado é muito fraco e é identico ao utilizado nas revistas da devir que foram extintas,e o resto da coleção utiliza outro tipo de papel especial,que supostamente segundo os editores ficava mais caro,e se este utiliza outro papel ele devia ficar mais barato,custa quase o mesmo que o original(usa) e mais uma vez tem qualidade inferior.
    Todas as outras edicoes são assim?
    Se forem assim que edicoes de luxo/lixo são estas?

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar
  2. Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
    Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

    ResponderEliminar