21 julho 2007

Transformers, O Filme

Transformers é daquele tipo de filmes que tanto tem qualidade para ser um grande filme, quanto tem falta dela para o deixar de ser. Com uma boa equipa por trás na realização coordenada por Michael Bay e um bom conjunto de especialistas em efeitos especiais e mais que tudo, um bom elenco, os robôs mais conhecidos do planeta tinham uma fórmula que até podia resultar numa boa solução, mas tal não aconteceu. Não aconteceu devido a alguns factores, tais como a duração do filme ou o excesso de clichés mais que gastos (mas daqueles mesmos sem "sola") que chegam a enjoar. Outro aspecto é a fraca objectividade, já mais para o fim, onde eu já estava à espera que tudo acabasse.

A primeira parte é excelente, ou pelo menos muito boa porque fez algo que gosto muito num filme - entreteu-me. Tudo bem que a personagem do jovem nerd começa também ela a ficar gasta no cinema, mas a verdade é que ela continua a ter significado para mim e continua a dar-me graça observá-la e ouvir tudo o que ela diz (não fosse eu um verdadeiro fã do Peter Parker). Shia LaBeouf é a revelação do ano e convence imenso enquanto veste a pele de Sam Witwicky e é a melhor personagem do filme, sem dúvida. Nota-se que o rapaz tem condições para ser um grande actor e também não lhe podia calhar melhor personagem para ele interpretar. Sam é um aluno desajeitado e simples que apenas quer ter boas notas para convencer o seu pai a comprar-lhe o seu carro de sonho, carro este que lhe irá servir para conquistar a rapariga dos seus sonhos. As melhores cenas do rapaz são dúvida as da venda de antiguidades na sala de aula ou a parte em que todos os Autobots estão em sua casa. Aí sim dá para ver a qualidade deste jovem.
O ponto mais positivo desta personagem é o facto de ela ser fã dos The Strokes (grande banda) como podem ver em baixo. Também eu gostava de ter uma daquelas t-shirts. Sem dúvida o pormenor que mais apreciei neste filme.

A rapariga dos seus sonhos é (a linda) Megan Fox, ou melhor, Mikaela Banes. Mais do que tudo, ele aspira a conquistá-la e, infelizmente, o argumento do filme cai no cliché mais horroroso que pode existir para juntar os dois. Fox não é uma actriz extraordinária, nem de longe, e apenas entra neste filme para fazer "boa figura", se é que me entendem, mas não se perde nada também. Não destaco nenhuma cena protagonizada por Megan, porque acho que tudo o que ela fez não passou de um grande momento visual, o que por si só já vale muito a pena.

A seguir a estes dois jovens que vivem cidadãos, ainda temos mais uma personagem que se enquadra no exército americano. Trata-se do Capitão William Lennox (Josh Duhamel), que também ele se torna uma das personagens principais no fim do filme. O papel dele torna-se mesmo desnecessário e o seu protagonismo é só para mostrar o típico soldado hardcore americano (tipo Capitão América dos Ultimates). Esta personagem, apesar de nem ser tão má, podia bem passar ao lado, porque bem vistas as coisas não era necessário existirem três personagens nesta histórias.

Falando um poucco do argumento, a trama gira à volta de um cubo que tanto pode fazer maravilhas como pode destruir qualquer raça, se usado pelas pessoas (ou robôs) errados. No seu planeta natal, Cybertron, os Autobots e os Decepticons travaram uma batalha que significou a destruição do planeta o que levou, mais tarde a uma busca pelo Allspark (o tal cubo das maravilhas) por todo o universo o que nos leva então aonde? Ao Planeta Terra, pois claro (queriam que fosse onde?). Megatron, o cabecilha dos maus da fita, os Decepticons, chega à Terra depois de descobrir a localização do Allspark, mas a burrice do invento japonês faz com que ele vá parar ao Árctico e a ficar lá preso (ahaha, que ridículo). Anos mais tarde, o tetra-avô de Sam, durante uma expedição ao mesmo local, descobre por acaso o robô perdido no gelo. Essa descoberta será, mais tarde, deslocada para um sitío secreto, tão secreto que nem o governo sabe da sua existência.

Basicamente, esta é a história e tudo vai de encontro a ela. O argumento é bem simples e nada de estonteante. Vale bem pelos diálogos de Sam e pelos efeitos especiais introduzidos. Neste filme os Transformers perdem um pouco da sua essência vista nos desenhos animados, mas eu prefiro-os assim, visto que nunca fui muito à bola com eles. Optimus Prime está muito bom neste filme e apesar de tudo é o meu Autobot preferido. Se bem que aquele discurso do "temos de salvar a raça humana porque ela não tem culpa do mal que trouxemos para a Terra" ser muito puxado e sobretudo 'boooring'. Porque não passar logo à acção com um "bring it on baby!"? Transformers são robôs, não pensam (não resisti)! Além disso, o fim deste filme é mastigado até à exaustão, onde o espectador fica desesperado por um "Terra à vista!". Será que era preciso uma luta tão demorada e sem fim?
Conclusão, não perdem nada em ir ao cinema, e como agora toda a gente fala do Harry Potter e do (talvez) grande último livro que já está aí nas bancas, todo ele cheio de (supostas) mortes, até dá para relaxar. Agora é mesmo esperar pelo Ratatouille (parece ser uma grande animação) e pelos imortais Simpsons! Sem dúvida que vão valer o dinheiro investido.

Nota: 6.5/10

Fiquem!

13 comentários:

  1. Nunca liguei muito aos Desenhos Animados , mas quero ver se vejo o filme (penso que deve ser um bom entretinimento), quanto ao Harry Potter posso -te dizer que tenho a certeza que é um grande livro , não te aconselho a leres na cama pois com peso que ele tem não deve dar muito jeito :-P
    PS: Ainda não comprei o livro (estou à espera da tradução Portuguesa), mas já o pesei na livraria e é bastante "grandote" para putos !

    ResponderEliminar
  2. Por acaso achei o livro bem leve tendo em conta o número de páginas. Mesmo assim não sei se bate a Ordem de Fénix, porque esse sim é um calhamaço dos grandes.
    Tens acompanhado a saga? Eu já li tudo e estou deveras contente!

    ResponderEliminar
  3. Impressionante como vc só diz abobrinha.. hahaha
    TRANSFORMERS eh um filme q esta à frente do nosso tempo! o melho filme de ação/ficção q existe. Se vc nao gosta de finais demorados, (q pra min essa do Trans. foi de tirar o folego!!), vai assistir hulk ou umm dedsenho animado q nao passa de 20min rsss.

    Esse filme bateu spider-man 1,2,3. Quarteto Bostastico.. O melhor da ficção!!

    mas por esse blog c tratar d assustos negativos neh.. Agente temq te dar um desconto, vc temq inventar umas bobangens pra postar, e dar vida ao blog!! Mas eh isso aih mesmo continue trabalhando nao desista nao!!

    ResponderEliminar
  4. A liberdade de expressão não me permite eliminar este comentário :P

    ResponderEliminar
  5. Como já sabes concordo contigo o principio é muito melhor que o resto do filme, e dá para ter a noção que dava para ter sido feito um filmão, mas mesmo assim tem grandes momentos.
    As personagens humanas também concordo são muito fracas, excepto a principal o Shia LeBouf tá muito bom.
    Efeitos especiais magníficos, Optimus prime és o maior e adoramos ouvir-te.
    E muito resumidamente é isto.
    Aconselhaod ver no cinema porque estes efeitos são qualquer coisa de fabuloso os robots tão magnificos, pena algusn não terem tido mais tempod e antena.

    ResponderEliminar
  6. Acompanhei a saga toda ( menos este ultimo, como já disse fico à espera do Português), falando em Língua Portuguesa , o Kami devia ser eliminado pela quantidade de biqueiradas que dá no Português !! :-P

    ResponderEliminar
  7. Espero que o fim não desiluda. Li por aí que morrem 26 personagens... (!!)

    O/A Kamy é brasiliero(a) e basta.

    ResponderEliminar
  8. "temos de salvar a raça humana porque ela não tem culpa do mal que trouxemos para a Terra",mas se ele não disse isto não seria o grande Optimus Prime.lolo.

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar
  9. Pois... lol. Mas não era necessário tamanho cliché.

    ResponderEliminar
  10. Oa cliches fazem parte,outro frase cliche dele é esta:

    "One Shall fall and one shall Stand"

    Mas ele não é um Wolverine dos Autobots que so quer andar a porrada,e venha o proximo ele é uma especie de Capitain America,se queres um autobot assim tens de ver a serie G1 original,e la tens o Grimlock.

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar
  11. Ja.

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar
  12. Eu gostei do filme apesar de tudo,teve muito mais intervenção humana que o necessario,como no caso do Sam e Micaela e o BBB,uma homenagem ao modelo antigo do BBB,no Stand,o Hacker que viva com a mae e que percebia mais sobre Ets que os melhores cientistas dos States.
    Entre outras perolas,como esta cena:

    http://www.canmag.com/images/front/transformers/transformers37.jpg
    Sera que alguem pensa na Guerra entre os Bots,nesta cena.

    http://www.canmag.com/images/front/transformers/transformers35.jpg
    O Megatron congelado não me convenceu,mas gostei das cenas cgi dele e do confronto dos Autobots e Decepticons,mas este tiveram muito menos tempo de antena que os Autobots,e personalidades pouco aproveitadas como a do Starscream,que merecia mais espaço.
    Uma marca que o Bay colocou no filme e que ja tinha colocado no Armagedoon quando o Wills diz que se fizeram o que eles querem eles numca mais pagam impostos na vidam o Sam numa situação semelhante aproveita para recuperar o BBB,os Pais e apagar o casdastro juvenil da sua amada.

    As homenagens a serie animada:

    "More than meet the eyes"
    "Freedom is the right of all sentient beings"
    "One shall stand, onde shall fall"
    "Autobots: transform and Roll out!"

    As Transformacoes não me convenceram por serem muito complicadas,senti a falta da Arca,e do Teletran 1,ja agora desde o Aranha 3 as chegada de objectos do espaço não é feito de maneira mais discreta,era preciso envia-los para a Terra daquela maneira quando podiam ter utilizado uma nave espacial ou ate mesno a ponte espacial,para isso.
    Adorei voltar a ouvir o Peter Cullen como o Optimus e o Megatron e a batalha entre eles,foi espetacular.
    Claro que podia ser bem melhor mas vindo de um director que não gosta de Transformers foi apenas razoavel.
    Nota:6.4/10

    Que venha o Segundo,de preferencia com mais bots e menos humanos.

    http://jam.canoe.ca/Movies/2007/07/01/jamtranformers256.jpg
    http://www.marcus.es/wp-content/imaxes/transformers01_01g.jpg

    Abracos
    Grimlock

    ResponderEliminar