19 agosto 2007

A Visitar: Bases de Dados, Guias de Preços e Algo Mais

O A Visitar de hoje trás nem mais nem menos do que 4 links que prometem ajudar o coleccionador mais preocupado com o que tem em mãos ou na prateleira. Têm um comic antigo que gostavam de saber qual o seu preço? Querem ver uma capa que há muito julgam perdida no tempo? Ou preferem ter um organizador da vossa colecção no vosso pc para que seja muito mais prático mostrarem a vossa colecção? Estão no sítio certos meus amigos. Que a expoisção comece.

Primeiro que tudo, começo por mostrar duas bases de dados de capas. Apesar de objectivos comuns, as funcionalidades podem ser até bem diferentes umas das outras. Falemos então do Comic Vine, que além de dispor da tal Base de Dados de Capas, tem também a vantagem de conter informação sobre Personagens, Equipas, Arcos de História, Autores etc. dos comics americanos, ou seja, algo muito completo no que toca artigos. Está tudo até muito actualizado, pelo já podem ver artigos completos de Civil War, 52 ou World War Hulk. É claro que poderão nem sempre encontrar o que querem, mas acontece o mesmo com a Wikipedia, nem sempre tem o que queremos. Este site é para os mais específicos ou para aqueles que estejam à procura de uma informação rápida. Nem sempre os artigos serão tão extensos quanto outros, mas há informação que vale a pena ser lida.

O segundo trata-se apenas de uma Base de Dados, que contém variadas capas não só de Comics, mas também de Franco-Belgas, Mangas e afins. Chama-se Comic Book DB e parece ser muito completo no que toca aos seus arquivos. Para os que se preocupam com certos extras do site, podem registar-se, onde poderão contribuir com capas ou artigos (site anterior).

ComicVine.com | ComicBookDB.com

A seguir temos o Comics Price Guide, que tem a missão de nos auxiliar na tarefa de saber qual o preço do nosso comic favorito ou quanto valem as capas alternativas milionárias de Civil War. O que também pode ajudar os fãs portugueses é a secção que contém os preços dos mensais da Devir cá em Portugal desde o Homem Aranha até aos X-Men. O site também partilha informação de outros países da Europa, basicamente mostrando a que preços estão as publicações da Panini por aí fora.
Se estão interessados em saber o valor de Action Comics #1 ou Amazing Fantasy #15, aconselho-vos a dar uma espreitadela para ficarem pasmados com o seu valor. Astonishing! Além disso, também podem verificar os preços de um comic que possa estar protegido num invólucro CGC, aquelas capas que os armazenam que, se violadas, não têm maneira de reverter a asneira. Já sabem, se pensam ter algum comic valioso, não resistam a visitar este site. Pode ser que algum dia enriqueçam...

ComicsPriceGuide.com

Por fim, trago-vos um software que pode chegar a ser prático um dia qualquer. Depois de ter comprado Justice League of America #11, olhei para o interior desta (pelos vistos) grande edição e deparei-me com uma publicidade ao site Comic Collector Live. Diziam por lá que se tratava de um programa onde podíamos organizar a nossa colecção de comics e ainda fazer compras e vendas através de um simples download. Bem, lá fui eu feito maluco procurar o site e fiz o download. À primeira pareceu-me ser uma boa escolha, tinha um inrterface muito agradável e parecia ser algo fácil de usar, mas depois uma utilização mais cuidada apercebi-me das deficiências no catálogo que dispunham. Confesso que ainda sou um fracote a utilizar aquilo, mas pelo que tentei fazer, apenas são permitidas adicionar colecções e não números soltos de comics, mas em contrpartida, há a possibilidade de sermos nós a introduzir algo que queiramos, o que pode ser mais lento tendo em conta que a funcionalidade de introduzirmos comics a partir do catálogo do site poderia ser melhorada em termos de selecção. Enfim, vale mais pelas centenas de capas disponíveis cada vez que adicionamos um comic. Pelos vistos, todas as capas alternativas estão disponíveis na base de dados e melhor que isso, ficam todas alojadas nos nossos documentos, o que facilita a partilha ou a pesquisa das mesmas. Ah, também podem vender e comprar comics, o que pode ser agradável.

ComicCollectorLive.com | Download do Software

5 comentários:

  1. Houve uma altura em que andei à procura de uma coisa desse género... depois decidi fazer a minha própria base para livros, com as especificações que eu necessito ! A 1ª parte já está feita (que é a pior - a catalogação de todos os meus livros), agora vou passar à 2ª fase - linkar para Acess e respectivas pag. net !

    ResponderEliminar
  2. Eu uso o comicbookdb. D� imenso jeito, mas n�o cheguei a incluir l� as revistas portuguesas e brasileiras que tenho.

    ResponderEliminar
  3. Eu utilizo o comicbookdb e recomendo. Organiza-vos a coleccção de BD com facilidade de procura do que têm. Conhecia o comicvine, mas explorei-o pouco. Os 2 últimos são novidade para mim, se bem que também já tinha visto publicidade ao último.
    Boas dicas!

    ResponderEliminar
  4. Em algum deles tens limite de comics a inserir? Estou a precisar de uma base de dados para os meus comics. Algum deles tem uma opção para preço que nós tenhamos pago pelo comic?

    ResponderEliminar
  5. O melhor mesmo é o Comic Book DB. Simples de aceder e tens todas as capas e isso dos preços, como sabes.
    Comic Collector live é muito manhoso. Já tentei e não tem capas quase nenhumas.

    ResponderEliminar