18 março 2008

Daredevil #100-105 - Without Fear



Argumento: Ed Brubaker
Desenho: Michael Lark e Paul Azaceta

Brubaker iniciou a sua já longa viagem no número 82 com a personagem Daredevil e até lá tem confirmado o porquê de ser um dos melhores a trabalhar na indústria dos comics americanos, como tenho referido inúmeras vezes em vários posts aqui no blog. O homem está em todo o lado - ele é X-Men, é Capitão América, é Criminal, é uma infinidade de coisa. Isto tudo porque o seu valor é reconhecido, muito mais do que na DC. Para mim, sem contar com Daredevil que apenas sigo desde o número 100 (para mal dos meus pecados), a melhor série escrita por este senhor é sem dúvida Criminal, que actualmente está com um formato muito bom, com papel brilhante, bons artigos dentro e cartas dos leitores, o que dá ideia de se estar a transformar num magazine do crime.

Neste arco, Matt Murdock é atacado de uma forma muito indirecta por parte do seu arqui-inimigo Mr. Fear. Este vilão é um perito no desenvolvimento de gases que provocam medo nas pessoas que os inalam, juntamente com um cientistas amigo seu. Falo de uma forma indirecta pois a vítima deste gás letal é a esposa de Murdock, Milla Donovan. Milla é de tal forma afectada por este gás que é levada a cometer actos de pura loucura, incluindo tentativas de homicídio (!!). Uma dessas tentativas é um dos fios condutores desta história, o que nos leva a uma outra personagem - Lily Lucca, a vítima de um desses ataques. Ela leva Milla a tribunal, onde esta é defendida por Murdock.
Neste arco é nos também apresentado um outro vilão, que irá com certeza ser o foco dos próximos arcos. Falo de The Hood, onde pouco se sabe sobre ele, mas aparenta querer dominar a Cozinha do Inferno.
O fim deste arco é um bocado triste. Aqui é que se vê o que um verdadeiro vilão é. Não é aquele que tem a obsessão de querer matar o seu inimigo, mas aquele que lhe quer destruir a vida. Isso para mim é que é um vilão à altura. É por causa do objectivo principal de um vilão ser sempre a morte é que os comics nem sempre rendem o máximo. Isso era dantes, agora parece que novas abordagens são precisas.

Quem for ler este arco pode-se sentir um pouco perdido, eu que o diga. Se não tiverem lido nada anteriormente, aconselho-os ou a fazer uma pequena pesquisa ou então a comprarem os trades mais antigos, que é o que eu estou a pensar em fazer. Para aqueles que nunca leram o Demolidor é uma coisa que aconselho a fazerem rapidamente, de preferência a partir da fase do Bendis. A arte é sempre excelente e as histórias, como estão fora do Universo Marvel regular, são sempre uma lufada de ar fresco. Espero que o Brubaker fique por lá durante muitas edições, mas se o quiserem substituir que ponham lá, por exemplo, o Greg Rucka, ou alguém do género, desde que não estraguem a excelente fase desta personagem. Stay cool!

3 comentários:

  1. Estou um bocado à toa com a serie do DD, pois já há muito tempo que não leio nada dele... estive para comprar o Omnibus, e na altura outra coisa se meteu pelo meio acabei por não comprar! O mês passado resolvi comprar ... está esgotado :-S
    Daredevil by Frank Miller & Klaus Janson Omnibus , lembras-te ?

    ResponderEliminar
  2. Yup lembro-me, até pensei que já o tivesses... Mas agora vai sair um omnibus, só que com toda a fase do Bendis. Esse sim é muito aconselhado.

    ResponderEliminar
  3. Do #100 ao #103 eu tenho. O resto é que "prontos"... Queria ler isso quando tivesse completo.
    O que mais me atrai é Daredevil do David Mack.

    ResponderEliminar