14 maio 2008

Young Avengers vol. 1 - Sidekicks

Argumento: Alan Heinberg
Desenho: Jim Cheung


As academias dos heróis principais viraram moda - desde a própria Academia X, a base de "talentos" dos mutantes da Marvel, até mesmo a versões muitos mais jovens e inusitadas, como é o caso de Power Pack, o Quarteto Fantástico infantil do futuro.
É numa tentativa de angariar novos leitores que a Marvel toma estas iniciativas, lançar versões mais jovens dos heróis principais, juntando ainda um argumento acessível cheio de diálogos muito personalizados que cumprem o seu papel, o de entreter. E se há coisa que aprecio num comic é que, com uma história tão simples por trás, com personagens que à partida já estão gastas devido aos seus antigos mentores, possa ser divertidamente interessante e que cative tão facilmente o leitor. Foi por isso que li este livro em escassas horas, quando normalmente levo 2-3 dias para ler um TPB (eu sei, é esquisito).
É claro que Alan Heinberg não se torna nenhuma espécie de Deus por ter escrito esta história, nem por sombras, até porque várias falhas estão evidentes em Sidekicks, não fosse este o comic de estreia do autor, vindo do meio televisivo. Algumas vezes as piadas vêm fora de tempo, as relações entre as personagens tornam-se demasiado "normais", sendo que à partida já se sabe no que elas vão dar. Mas é claro que nada disto apaga o excelente desempenho de Heinberg neste primeiro capítulo de Young Avengers, visto que uma estreia nunca é perfeita. Ainda tenciono ler o segundo volume para ver como se deu a evolução do argumento, mas como já li outras fase de Heinberg posso afirmar que conseguiu superar bem as dificuldades que notei neste livro. O facto de eu adorar o Brian Michael Bendis, com hist´roias cheias de diálogos, é que me fez gostar ainda mais desta série.
O storytelling do Jim Cheung é algo refrescante, pois além de ter um arte muito agradável (apesar de as faces dos personagens serem sempre muito parecidos) consegue também distribuir bem o argumento ao longo da prancha, sem nunca ter um arte confusa.

Julgo que esta seria uma boa série mensal para a Marvel, já que dá sempre para desanuviar um pouco do Universo regular, mas parece que o argumentista não tem muito tempo para tal. Para já, está a sair um especial de 5 números, se não me engano e, além disso, os Young Avengers terão destaque na terceira edição de Secret Invasion, portanto, estejam atentos!

5 comentários:

  1. Tenho os dois Premiere que sairam, e são dos meus livros de Superes preferidos... gostei e disseste a palavra certa : refrescante!

    ResponderEliminar
  2. E no segundo volume a história ficou melhor?

    ResponderEliminar
  3. Sim é, passam a não imitar ninguem e a ser eles próprios, e descobre-se a origem do poder de alguns...

    ResponderEliminar
  4. Li muito pouco dessa serie mas o POUCO que li gostei,pena não ter acabado o 1 arco. :(

    ResponderEliminar
  5. Tenta arranjar o resto do arco Kitt, vale muito a pena :)

    ResponderEliminar