07 julho 2008

Green Lantern - Emerald Dawn


Argumento: Keith Giffen, Gerard Jones e Jim OwsleyDesenho: Mark D. Bright 



Hal Jordan era apenas um piloto aéreo que tinha uma vida um pouco complicada, mas uma série de tragédias levaram a sua vida a um outro patamar. Nunca Jordan pensou que um ser alienígena poderia descer à terra e herdar-lhe um anel controlado exclusivamente pela força de vontade do seu portador, nem ele sabia que iria ter um dos confrontos mais imediatos na vida de um super-herói, afinal não é todos os dias que alguém é bombardeado com um anel que confere habilidades extra-humanas e de seguida é confrontado com um outro ser que ameaça a destruição da Terra.Esta série pode não ser a primeira história do Green Lantern de sempre, mas age como tal e por isso torna-se uma excelente forma de perceber um pouco mais a personalidade do actual protagonista da série com o mesmo nome, ou seja, quem quiser ler esta série do seu início, sugiro que comecem por aqui. É em Emerald Dawn que também se percebe o enorme potencial que esta entidade tem (falo em entidade referindo-me ao Green Lantern em si, não uma personagem específica). A partir daqui percebe-se que o Universo está dividido em milhares de sectores que são patrulhados por outros milhares de portadores de um anel. A partir deste pressuposto, abrem-se portas para centenas e centenas de histórias que podem envolver o próprio planeta Oa, lar dos Guardians of the Universe, os povos oprimidos pelos Lanternas, a vida pessoal de Hal Jordan e outros escolhidos, etc. E para provar esta teoria, aparece Geoff Johns, que neste momento está a criar uma das maiores plots da história deste personagem, criando mais 7 cores adicionais a este universo (como se pode ver no primeiro link), ou seja, mais uma série de personagens que podem muito bem ser interessantes.Esta história é apenas interessante do ponto de vista de quem pretende saber um pouco mais sobre as origens dos Lanterns e de Hal Jordan, portanto não será uma leitura muito adequada àqueles que já percebem mais da coisa, mas há que frisar que, para um comic dos inícios da década de 90, a acção até está muito fluida não havendo momentos de puro desperdício de tempo. Note-se que a narrativa até se assemelha muito aos padrões modernos, estando ainda numa versão mais experimental. De certa forma, é um clássico que aconselho a novos leitores e à aqueles que talvez queiram recordar os primeiros momentos da vida de Hal Jordan. 


Nota: 7/10

7 comentários:

  1. A 1a parte é muito fixe,mas a segunda que mostra o que se passou nos dias que o Hal esteve na cadeia (aonde ele entra neste tpb) tambem é muito divertida.

    ResponderEliminar
  2. Gostei principalmente do "assalto" a Oa. A forma como os lanternas utilizam o poder é algo extraordinário :)

    ResponderEliminar
  3. Como fan do lanterna tenho esse TPB! É como tu dizes... é um clássico, pena o volume seguinte, Emerald Dawn II, estar a preços exorbitantes! Já é só esse que me falta para ter toda a run principal do lanterna Hal Jordan!
    (Ainda não perdi a esperança de o comprar a um preço aceitavel...)
    :)

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de dizer... o fundo negro fica melhor ;)

    ResponderEliminar
  5. Consegui!!! Consegui comprar esse TPB raro comó caraças: Emerald Dawn II !!!! É seguimento deste, ou seja é o TPB onde Sinestro treina Hal Jordan nas "artes do anel" e onde começa a grande animosidade entre os dois!

    ResponderEliminar
  6. Parabens Nuno,esse vale mesmo a pena.

    ResponderEliminar
  7. Não sabia que esse volume era assim tão raro, mas a DC não reeditou todos estes clássicos do Lanterna recentemente?

    ResponderEliminar