22 julho 2008

Green Lantern - Rebirth

Argumento: Geoff Johns
Desenho: Ethan Van Sciver

Depois de o CESAR ter originalmente feito a crítica a este primeiro livro da nova saga do Lanterna Verde, venho agora dar a minha opinião sobre a mesma, com base numa segunda leitura que tive ontem (ainda mais agradável que a primeira). Digo que é mais agradável simplesmente por saber muito mais sobre as origens de um dos meus personagens preferidos, actualmente.
Na altura em que li pela primeira vez este Rebirth, o Lanterna era uma coisa nova para mim. Diziam-me sempre para comprar esta série porque tinha uma das melhores personagens da DC e porque o Johns tinha começado algo de fantástico nesta mini. Eu acreditei no que me tinham dito e decidi comprar o TPB só para confirmar as mil opiniões que já tinha ouvido e é claro que não fiquei desiludido. Pelo contrário - Green Lantern: Rebirth é uma excelente rampa de lançamento para um personagem que tinha sido atirado ao mar quase desnecessariamente e que infelizmente tinha sido substituído por uma personagem de muito menor calibre (actualmente o caso até mudou de figura significativamente). Kyle Rainer não era o Lanterna ideal e as vendas da série a meio dos anos 90 so confirmavam o pior.
Nesta história, os fãs mais antigos puderam finalmente rever um dos seus heróis preferidos do passado e, melhor ainda, ele veio para ficar e o que é facto é que já rendeu cerca de 30 comics nesta nova série, tendo já passado por uma guerra mais acérrima com Sinestro, o némesis por execelência de Jordan (haverei de chegar à review desse livro, mas antes ainda tenho os outros para falar aqui). É aqui também que são reunidos todos os elementos que vão figurar no resto da história que Johns ainda está a desenvolver, o que também é óptimo pois dá logo a ideia que tudo está perfeitamente controlado e preparado para uma saga que vai ficar para a história da DC. Só a conclusão (que ainda deve estar bem longe) nos dirá se toda esta viagem terá valido a pena.
Sinestro e Parallax são sem dúvidas os nomes a reter pois pelo que facilmente se constata nesta leitura, ele são os elementos fulcrais de toda esta plot enecetada por Johns. Mesmo assim, aquilo pelo que estou mais ansioso para ler é o evento de 2009, intitulado de 'Blackest Night', onde, pelo que me parece, ficaremos a saber mais sobre a profecia que envolve todos os aneis das diferentes cores que existem.
Basicamente, quem não está a acompanhar esta série está só a perder uma das melhores que estão a sair actualmente no mercado. Isto é mais que aconselhado e penso que já todos terão ouvido milhares de críticas positivas a esta pequena obra-prima de Geoff Johns e aos seus companheiros desenhadores (nomeadamente Ethan Van Sciver e Ivan Reis). Por falar em Sciver, a arte dele neste livro está fantástica.

Nota: 9/10 Recomendado!!

2 comentários:

  1. A primeira vez que li esta mini, não percebi metade das referências e deixei para o lado. Depois de tantos elogios já tenho 2 HCs e ainda não os li lol mas parece que não me vou arrepender quando os tiver devorado.

    ResponderEliminar
  2. Lê isso depressa Diogo! Eu cá vou ler 4 HC's durante Agosto e espero que estajam à altura.

    ResponderEliminar