31 maio 2009

O Que Ando a Fazer... #2

  • O FIBDB chegou ontem e em grande estilo! O dia de abertura foi muito bem passado ao lado dos autores e dos velhos conhecidos, só o calor é que não ajudou muito à festa..De entre os autores presentes destaco Craig Thompson (criador de Blankets), Gary Erskine (participou como arte-finalista em The Filth, com Grant Morrison) e claro, Lorenzo Matotti, do qual tive imensa pena de não conseguir um autógrafo. Apesar dos habituais atrasos, acabei por conseguir ver tudo o que queria. Destaco as exposições de Matotti, Thompson e de Fernando Gonsales, que acabaram por ser as minhas preferidas. Esperem um artigo mais completo para breve, com várias fotos do dia de abertura do Festival de Beja '09.
  • Lost já acabou, e foi um final de temporada do caraças! Quem diria que o nosso amigo Jacob apareceria logo na cena inicial. Felizmente esta série está cheia de segredos e já dizia o nosso bom velho companheiro John Locke "We're going to need to watch that again. You might catch something you missed the second time around". Tenho andado a rever as primeiras temporadas e actualmente estou a iniciar-me na 4ª. Esta tem poucos episódios, mas todos eles são bombásticos! E como esta série deixa sempre saudades, há sempre por aí uns malucos que tentam não deixar que o bicho morra. Aconselho o visionamento destas duas interessantes teorias sobre o que se está a passar na série [Link 1, Link2]. Os vídeos têm mais que uma parte.
  • Descobri há poucos dias aquela que para mim é a série mais cómica de vídeos do youtube este ano (apesar desta saga datar de 2006). Trata-se do hilariante Chad Vader, o irmão mais novo de um dos maiores vilões da história do cinema, Darth Vader. Chad trabalha numa cadeia de super-mercados chamada Empire Market, tendo uma maneira muito particular de chefiar a sua zona... Fiquem aqui com o primeiro e segundo episódios, são recomendadíssimos.
  • Comecei mesmo há bocado a ler precisamente o The Filth, de Grant Morrison e Chris Weston. Posso dizer que só o primeiro capítulo é já de si indecifrável, sendo bastante difícil perceber quais são as intenções iniciais do maluco escocês. Apenas posso dizer que é uma estória bastante esquisita a avaliar pelas primeiras páginas, mas tenho esperanças que possa sair dali algo muito bom.

16 comentários:

  1. Bem... estás a afastar-me do Filth!
    Gostei mais do C.Thompson do que do Erskine... o C.T. foi muito mais fixe ao fazer replicação de vinhetas em lugar do vulgar sketch! Aquilo que ele fez no meu Blankets não é um sketch, é um desenho a sério. O Erskine correu quase toda a gente com um Batman queixudo... (e não sabia desenhar a Engineer da Authority... tsk tsk...)

    ResponderEliminar
  2. O Filth é para ser lido a tripar com ácido do bom - LOL! Para o melhor compreender (se isso for possível!) era bom ler, por esta ordem: Flex Mentallo, The Invisibles e The Filth.
    O Gary deve demorar uma eternidade a desenhar uma série! Depois, o estilo dele (fotografa e depois transfer) faz que não seja muito famoso a desenhar de cabeça o que quer que seja (pareceu-me, provavelmente estou enganado! O que é que achas?).

    ResponderEliminar
  3. Migalhas em Beja com Barcelona tão perto onde mais uma vez tiveram:

    Jim Lee
    Mike Mignola
    Terry Dodson

    E esta, hem.

    Vamos começar a poupar para irmos de férias a Barcelona no primeiro weekend de Junho.

    P.S.: Já se deram conta que as edições de banca da Panini desapareceram em Maio. A/CJ Parte 2?

    ResponderEliminar
  4. Em Barcelona é que estão as Stars. :P

    ResponderEliminar
  5. Estive em no festival dos comix de Barcelona em 2001. Gostei imenso. Não nos podemos comparar à dimensão dos Espanhóis. Fazer 170 Kms não é a mesma coisa do que fazer 2000Kms. Mas é um excelente programa tirar uns cinco dias, apanhar um avião e gozar uns dias de bom tempo na praia de Sitges de manhã, com idas a Barcelona à tarde para curtir o salão e jantar num dos excelentes (e surpreendentemente acessiveis) restaurantes da capital da Catalunha. Sitges fica a cerca de 20 kms de Barcelona e tem um comboio que nos leva lá por um caminho com vistas maravilhosas (demora cerca de 20 a 30 minutos). Quem chega ao Aeroporto, apanha o comboio para Vilanova e sai na paragem de Sitges. De taxi também é comodo mas custa uma pipa de guito (entre 60 a 80 euros - as portagens são caras que nem acreditam).

    ResponderEliminar
  6. Mike Mignola confirmado para Beja no próximo ano...
    E esta, hem? :P

    ResponderEliminar
  7. Ahaha, bem dito DC. Acho que o Valadas nem assim vai a Beja, deve preferir ir a Barcelona :P

    The Filth tem de ser mesmo com ácido! Estou a ler a cena e não consigo pensar em mais nada do que um Morrison pedrado a escrever aquilo!

    O Gary fez aquela série de Bátimas um bocado manhosa (aquele nariz...), mas o Dan Dare que ele desenhou para um sujeito que eu não conhecia de lado de nenhum (mas que era um pai babado) é que foi mesmo 5 estrelas.

    Concordo com o Bongop, os desenhos que ele fazia nos livros nem pareciam ser feitos na hora, dava mesmo a ideia de já estar lá impresso. O Craig é grande!

    ResponderEliminar
  8. Não era o Dan Dare, era a personagem do The Filth. Vocês olham para um tipo num fato de astronauta e pensam logo em Dan Dare lol

    ResponderEliminar
  9. Grande Mique Miguenóla! Para o ano vou pesadinho...hehehe!

    ResponderEliminar
  10. Na verdade lê-se Maique Minhóla... Estranho mas foi a Sierra que disse. Eu já tenho tanta coisa dele que nem sei que faça. Compro mais? Deixo estar e levo o que tenho? Library Edition a marchar?
    Para o ano estou lá!!!

    ResponderEliminar
  11. Eu pó ano vou fazer como o DC - nao vou levar um absolute mas vou pelo menos levar as library editions do hellboy! Só espero é que não esteja muito calor.

    LOL, parecia mesmo o Dan Dare ahaha.

    ResponderEliminar
  12. Mignola em Beja? Yeah, sure. Isso é tão possível como o Socrates ser preso pelo caso Freeport.

    Celtic, eu nem Beja, nem Barcelona, festivais de BD dão-me dor de cabeça e tem lá sempre um tal "Homem dos Mitos" que me dá mais sono que um cd da Kate Perry.

    ResponderEliminar
  13. Ó DC, FOSGA-SE PÁ! E EU NÃO SEI COMO É QUE SE DIZ?! hehehe! Pl'amor D'Deus!

    DV, é preciso ter fé. Esse pessoal já ouviu falar da Carne de Porco à Alentejana e do belo presuntinho de porco preto; depois aproveitam para conhecer Lisboa e irem ao Solar dos Presuntos mandar abaixo uma bela Açorda de Gambas com um vinhinho de Porto no solar com o mesmo nome. Passeiozinho em Cascais e um gelado no Santini. Pelam-se, acredita.

    A tua dica de Barcelona abriu-me o apetite para umas tapas e uns dias de papo para o ar. Para o ano até pode muito bem ser. Junta-se o passeio a uma passagem pelo salão e está feito. Assim até a família não acha uma seca.

    ResponderEliminar
  14. O McKean também era miragem... E o Paulo Monteiro já afirmou numa entrevista: http://kuentro.weblog.com.pt/arquivo/in4.jpg
    (última pergunta da entrevista)
    E até lá podemos não ter Mignola mas podemos ter outras surpresas, quem sabe...

    Celtic só vais levar as library? Sinceramente não sei que levar. Tenho 6 tpbs/hcs que sou obrigado a levar (antologias, algumas delas já assinadas) mas já são peso suficiente. Vamos todos fazer uma vaquinha e alugar uma transportadora para todos os nossos livros? lol

    refem, eh pá eu antes dizia o nome à tuga (Maique Mignóla) e pensei que Ennis dizia-se como se escreve... Este pessoal das terras frias e os seus nomes esquisitos... :P

    ResponderEliminar
  15. Estou a pensar seriamente em fazer um post sobre a pronúncia dos nomes dos "camónes" ahaha.

    DV, apostamos um almoço em como Mike vem cá, eu confio no Paulo Monteiro :P

    Também devo levar as cenas da Devir, mas depois não me aguento em pé. E isto é só o Mignola, fora os outros que devem vir.

    ResponderEliminar
  16. Mamonetes!!!! Se vos vejo à minha frente com uma porrada de livros, faço um escandalo e acaba tudo ao bilhete. hehehe! Eu só vou levar o primeiro Library e o primeiro BPRD. Acho que é suficiente e já bem pesado.

    DC, na boa! Estava a brincar contigo.

    Celtic, era um bom post.

    ResponderEliminar