12 julho 2009

Absolute Batman: The Long Halloween

Já tinha acabado esta leitura há uns dias, mas só agora é que me apeteceu tive oportunidade de a escrever sobre ele. A narrativa é bastante fluida, portanto acabei aquilo à velocidade do tiro. 
The Long Halloween representa o culminar de toda uma carreira de Jeph Loeb, porque basicamente ela terminou ali. Podem-me vir com histórias que o homem ainda alcançou bastante êxito com a série das Cores e ainda o Superman: For All Seasons e até vos dou alguma razão, mas é neste livro que Jeph Loeb nos apresenta todas as suas ideias e conceitos e todos os seus recursos limitados, que ao longo da sua carreira o irião acompanhar. Não é por isso que este Batman deixa de ser uma grande obra, talvez uma das melhores da personagem, no entanto não deixa de ser triste ver que o autor fez a obra da sua vida e a partir se desleixou completamente ao reciclar e mastigar as mesmas nuances que aqui, pode dizer-se, estreou.
As mortes misteriosas executadas por um vilão também ele misterioso que apenas é revelado no final estória (se bem que desta feita de uma forma um pouco ambigua), os pensamentos profundos e melancólicos da personagem principal, o clima de romance e conspiração, a utilização de uma galeria completa de vilões, são tudo características comuns nas narrativas do nosso amigo Jeph Loeb que se têm verificado ao longo da sua carreira.
Posto isto, não há muito mais a dizer. Gostava apenas de frisar que isto não significa que não gostei da obra, muito pelo contrário. Fiquei bastante satisfeito com o fim e contente por ter adivinhado quem era na verdade o assassino quando a opção não era muito óbvia.

Nota: 8/10
DC Comics / De Jeph Loeb e Tim Sale

11 comentários:

  1. Eu adorei o livro, como excelente estória do Batman, mas a seguir tens dois livros que completam esse:
    - Dark Victory
    - When in Rome (este eu sei que tens)

    É uma trilogia muito fixe de se ler, sbretudo se leres os dois acima referidos, ao mesmo tempo!
    Depois disto o Loeb baixou bastante, embora de vez em quando lá se aproxime destes tempos mais áureos dele.

    ResponderEliminar
  2. Este é o meu favorito do Loeb. E sim do que conheço é o seu expoente máximo nunca mais atingiue ste nível mas tem obras muito boas ná mesma comoa s cores (que mencionas) e o dark victory (sim segue na onda deste mas também é bom).

    When in rome não li ainda.


    Spoilers:

    Há mais que um assassino adivinhaste os dois? É que um deles é óbvio :P

    Já li isto há imenso tempo mas çembro-me que não me consegui deitar até terminar é viciante.

    ResponderEliminar
  3. Ah sim o final se bem me lembro é ambíguo por isso o que digo em cima é a minha interpretação.

    Ah e há que salientar que pela primeira vez o vilão calendar man tem uma apariçãod e jeito lol.

    ResponderEliminar
  4. Bongop, resta-me precisamente o Dark Victory. Quando o encontrar não me escapará.

    !SPOILER!SPOILER!

    Loot, no fim fiquei com a ideia que o Gordon e o Batman descobriram dois "Holidadys", um era o Harvey e outro era o filho do Falcone (??) que tinha forjado a sua própria morte. O primeiro só começou a sua jornada de matança quando se transformou no Two-Face e o segundo era impossível de adivinhar, não havia pistas suficientes.
    Agora, quanto ao terceiro que nunca foi descoberto, esse sim deu-me gozo verificar que tinha pensado nele. Era a mulher do Harvey, que tinha mais que motivos para se tornar numa assassina em série como, aliás, ela explicou nas últimas páginas.
    E sim, o Calendar Man foi usado de uma forma bastante interessante.

    ResponderEliminar
  5. SPOILER

    Exacto a mulher dele é o melhor a cereja no topo do bolo.
    Sinceramente já não me lembro se para mim o Two-Face se comporta como o Holiday. Ele torna-se vilão mas não me recordo de ser como o Holiday mas como disse já o li há imenso tempo.

    O Dark Victory e o Hush são do mesmo estilo e a qualidade vai decrescendo entre cada um. Mesmo assim são bons policiais sendo este um dos melhores policiais do Batman que li.

    Depois no Dark Victory há muitas ligações a este o que também tem a sua piada. Desfruta e depois diz qualquer coisa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. SPOILER

    O Harvey Dent, no seu período normal, tinha comportamentos de Holiday, tal como o Gordon, mas quando se transformou em Two-Face, assassinou uma ou duas pessoas, (não me lembro bem) com um comportamento igual ao do Holiday original, o que fez com que a polícia também o prendesse.

    ResponderEliminar
  7. O Batman Hush é o slêncio que a devir editou há uns anos?

    ResponderEliminar
  8. Sim o Hush é o silêncio. Os desenhos do Jim Lee são impecáveis.

    Que o Two-Face é capaz de matar sei agora quem já é uma névoa.

    É neste que ele dá uma tareia ao Joker que o tinha anteriormente humilhado em casa no Natal. Ao menos com o Loeb já sabemos que podemos contar com os vilões quase todos na história.

    ResponderEliminar
  9. "Sim o Hush é o silêncio. Os desenhos do Jim Lee são impecáveis."

    Pena que quase som se aproveite a arte e algumas batalhas.
    O Loeb esta muito mal.

    ResponderEliminar
  10. Ok, então este é uma espécie de continuação!?

    http://www.dccomics.com/media/product/1/1/11152_400x600.jpg

    ResponderEliminar
  11. Digamos que não é uma continuação directa já que Hush é um vilão e a DC continuou a usá-lo noutras estórias (se não estou em erro).

    ResponderEliminar