18 julho 2009

Não Podes Perder... TRANSMETROPOLITAN!

Parece que a DC anda numa republicar os seus clássicos, tanto os mais antigos como os mais recentes casos de sucesso (Fables, Y The Last Man). Este Transmetropolitan, da louca mente de Warren Ellis e do lápis "sujo" de Darick Robertson, é actualmente alvo de uma merecidíssima reedição, visto que os exemplares da última tiragem de TPB's começavam a escassear e a sua edição não era propriamente recente... Além disso, podemos dizer que a DC aproveitou o relativo sucesso que Ellis tem vindo a ter nos últimos tempos devido aos seus trabalhos mais recentes para a Avatar Press, exemplo de Freak Angels, inesperadamente bem sucedido.
Originalmente publicada entre os anos de 1997 e 2002, esta série centra-se na personagem de Spider Jerusalem, um tipo que tenta destronar o poder do presidente dos Estados Unidos, tentando assim acabar com a corrupção e o abuso de poder por parte deste. Tudo isto num ambiente bastante Cyberpunk e utópico, que nos próximos anos iria cair um pouco em desuso.
A DC já inciou esta reedição há alguns meses, sendo que já foram lançados dois volumes num total de 10:
  • TRANSMETROPOLITAN Vol.1 - Back on Street
  • TRANSMETROPOLITAN Vol.2 - Lust For Life
  • TRANSMETROPOLITAN Vol.3 - Year of The Bastard (a sair dia 5 de Agosto)
  • TRANSMETROPOLITAN Vol.4 - The New Scum ( a sair dia 28 de Outubro)
Para já são estas as previsões da DC, não havendo ainda datas definidas para os restantes 6 volumes. Parece que esta é uma excelente oportunidade para quem ainda não leu esta série, considerada por muitos a melhor já alguma vez escrita por Warren Ellis.

Vertigo | Entre $12.99 e $14.99 | Entre 144 e 160 págs. | Download do Número 1

7 comentários:

  1. Celtic, estaão a ser reeditados no mesmo formato em papel higiénico marca Vertigo ou são edições decentes tipo as que estão a sair do Y: The Last Man e Fables. É que eu recuso-me a pagar 1 cêntimo que seja pelos TPB normais da Vertigo. Até podem lá ter a melhor estória de BD do mundo, mas não me dá prazer nenhum estar a ler uma página e estar a ver a "cor" da página do outro lado. Isto para além do desenho e cores não fazer juz ao seu original porque a impressão não ajuda.
    Já há bastante tempo que ando a ver se compro essa série, mas só o farei com uma edição normal (nem peço Deluxe)...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tenhos os três primeiros encadernados
    e foi a série que me transformou num fã incondicional do Warren Ellis. Pena que são finos e caros (talvez Tranmet não tenha vendas o suficiente para lançarem um omnibus).
    Tocaste num ponto interessante. Tenho alguns encadernados da Vertigo com uma qualidade de papel e encadernação lastimável.
    Em especial o Swamp Thing é horrível. Sonhava em ter o run do Alan Moore em capa dura e papel de qualidade mas pelos comentários que tenho lido os novos hardcovers tem papel de baixa qualidade.
    Aqui no Brasil a editora Pixel chegou a lançar o primeiro volume
    em uma ediçaõ impecável mas faliu antes de concluir a série.
    Abraço
    Ramon
    www.maquinariodanoite.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eles também lançaram um vol. 0 desta saga. Não sei é se faz parte desta reedição.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Loot, o vol. 0 deixou de existir e foi incluído ao longo dos 10 volumes (não me perguntes quais, ainda tenho de investigar).

    Quanto ao tipo de edição, Ramon e Bongop, eu lembro-me perfeitamente das primeiras edições desta série em TPB e eram mesmo horríveis. Além de extra-finos, o papel não ajudava mesmo nada tanto que eu tive várias oportunidades de a comprar mas nunca me sentia atraído, mas eu tenho alguma esperança em que estas novas edições não me desiludam, portanto, assim que as receber digo-vos qualquer coisa sobre a qualidade do formato.

    ResponderEliminar
  5. Por onde começar?
    Bongop, esta nova edição é em TPB mas não faço ideia da qualidade do papel. Eu tenho o Vol.1 da edição antiga e o papel é bom mas o Vol.0 já é papel higiénico habitual.

    Em relação à reedição, só vão lançar NOVO o vol.1, vol.2, vol.3, vol.4, vol.5 e vol.10. Os restantes 6 a 8 vão continuar iguais. Isto porque nas antigas edições a distribuição dos comics estava mal feita (por exemplo o antigo vol.1 só tinha 3 comics e custava uns 8dólares). Assim o novo vol.1 terá o antigo vol.1 e parte do 2, o novo 2 terá o antigo 2 e parte do 3 e assim sucessivamente. O antigo vol.0 será incluído no novo vol.10.
    Resumindo onde antes tinhamos 11 volumes, vamos ter agora 10 com uma melhor distribuição de comics por volume.

    Em relação a edições deluxe, esqueçam. O próprio Warren é apologista do preço mais baixo possível para esta série. É a menina dos olhos dele e ele quer o mais possível que as pessoas a leiam e conheçam e o preço, como sabem, pode afastar leitores.

    Quanto ao resumo da série, é MUITO mais complicado que isso. Por razões contratuais o Spider Jerusalem é obrigado a voltar à "cidade" (o que o Warren quer mostrar com esta mega cidade é a sociedade em geral). Na cidade, sendo praticamente o único jornalista com alguns principios, ele trata de mostrar ao público tudo aquilo que a sociedade não quer ver. Fazem falta muitos jornalistas destes. Um batalhão deles por cada país para mostrar tuodos os podres, todo o cinismo e hipocrisia das sociedades. Se ele chega aos presidente, é apenas mais um alvo para ele abater. Como o Spider diz: "o jornalismo é uma arma com uma bala. Se a apontares correctamente podes rebentar com o joelho do mundo"

    ResponderEliminar
  6. Li o numero 1 e não gostei,dispenso.

    ResponderEliminar
  7. já tinha lido sobre essa serie e gostei da premissa. infelizmente nunca a encontrei. espero um dia poder ler transmetropolitan.

    ResponderEliminar