22 agosto 2009

Aetheric Mechanics

Foi este o primeiro livro, de somente 48 páginas, que li nestas férias e o que é facto é que não muito se pode dizer dele. Criar um universo e dar-lhe um fim em tão poucas páginas dá pouca margem para desenvolvimentos e nem mesmo Warren Ellis é capaz de fazer uma execução perfeita. A trama desenvolve-se em Março de 1907, ambientada num mundo onde a tecnologia steampunk alcançou avanços colossais. Além disso, vive-se um período de guerra histórico entre a Grã-Bretanha e a Ruritania (país fictício situado na Europa Central). Entretanto, Dr. Robert Watcham regressa ao seu país natal depois de cumprir serviço na guerra, indo ao encontro do detective mais famoso de Londres (e seu grande amigo), Sax Raker. Acontece que uma caso digno dos ficheiros secretos anda aterrorizar a população daquela cidade e é então que Sax é chamado para cumprir o seu dever - um estranho ser invisível anda a matar/ capturar vários engenheiros que se especializam numa matéria muito específica que todos têm em comum, a aetheric mechanics. A partir daqui, inicia-se uma busca por esse sujeito onde até se junta à festa uma velha companheira de Sax, hoje a sua rival número 1.

Confesso que demorei um pouco até perceber se haveria alguma mensagem por detrás destas páginas, mas ainda fiquei mais no escuro. O final é um pouco surpreendente, do género "nada do que aconteceu aqui é real", mas os desenvolvimentos neste livro são tão poucos que fazem com que o final tenha pouco impacto, além de que a afinidade com as personagens é tão pouca que nem sequer sentimos a mágoa das mesmas ao descobrirem a negra verdade sobre as suas vidas. Quero assim dizer que 48 páginas é muito pouco para aquilo que Aetheric Mechanics pretende ser. Warren Ellis criou algo tão complexo que dá pena que seja resolvido em tão poucas páginas, o que não ajuda nada a meu ver
Quanto ao desenho, está mais que aprovado. Gostava de ver este Gianluca Pagliarani em outras produções, talvez numa Vertigo ou algo mais alternativo. Raramente vemos uma desenho tão detalhado como o deste senhor, que até faz lembrar um quê de Geoff Darrow.

Argumento: Warren Ellis
Desenho: Gianluca Pagliarini
Avatar Press
Nota: 6/10

12 comentários:

  1. SPOILER ALERT
    SPOILER ALERT
    Leiam por vossa conta e risco
    SPOILER ALERT
    SPOILER ALERT
    Atenção que isto foi editado no selo Apparat. A ideia dos livros editados neste selo é imitarem um #1 de uma nova série mas que nunca terão continuação, daí os finais em aberto. Eu fiquei a desejar a continuação e gostei bastante. Estou agora à espera do Frankenstein's Womb HC (deve estar quase a chegar), também deste selo. A edição HC só vai aparecer nas comics shops e na loja da editora porque é limitado a 1000 exemplares.

    Vou-te dar um toque para ver se captas algo mais do livro;)
    Sax Raker = Sherlock Holmes
    Dr. Robert = Dr. Watson
    Hmm que tal? :P

    ResponderEliminar
  2. O DC andou-me a fazer a cabeça para ler este livro e eu, nada! Mas está na calha, pois sou um fã deste escriba.

    A Ruritania, para quem conhece alguns clássicos (ou papava as tardes de cinema nos idos anos 80 -meados - durante as férias grandes) reconheceria logo o nome e o tributo que o Mr. Ellis lhe dá. Se já leste ou viste "O Prisioneiro de Zenda" (escrito pelo Anthony Hope e interpretado, em duas distintas versões cinematográficas, pelos inesquecíveis Stewart Granger e Peter Sellers) reconhecerias também o nome desse pequeno reino. Este livro, "The Prisoner of Zenda" é a continuação do "The Heart of Princess Osa" e antecede o "Rupert of Hentzau" (estes nunca li, o que é pena).
    A Ruritania é muitas vezes referida por muitos outros autores literários e cinematógrafos (E.R. Burroughs - o do Tarzan - e num episódio do Dr. Who, como exemplos).

    Comics são cultura :)

    ResponderEliminar
  3. E, claro, como o DC agora escreveu: tributo a Sir Arthur Conan Doyle. Se calhar há mais tributos a escritores do final do séc. XIX, principios do Séc.XX?!

    ResponderEliminar
  4. refem, não devias ter lido o meu comentário se ainda não lês-te o livro:P Agora que lês-te isso, podes ler o resto lol.
    Não te posso contar muito sem te estragar a história mas posso dizer-te que sim, existem muitos tributos.
    Obrigado pela informação sobre a Ruritania, mais uma peça do puzzle deste livro.

    (nas próximas compras pela net, o Crecy vai marchar para formar a trilogia histórica Frankenstein's Womb, Crecy e Aetheric Mechanics)

    ResponderEliminar
  5. DC, acho que não escreveste nenhum spoiler no teu comentário.

    Quanto à Ruritania, antes de escrever isto fui confirmar a existência da tal Ruritania e confirmei que era usada em bastantes estórias de ficção entre quais alguns clássicos que referiste Refém.
    Vocês descobriram algumas referências no Aetheric, mas não fazia ideia que fossem tantas. Ora vejam só:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Aetheric_Mechanics#Works_referenced

    ResponderEliminar
  6. No meu tempo quando se lia um livro destes não havia cá wikipédias para fazer-nos a papinha toda:P Para quem não sabe nada sobre o livro e for a ler, tem piada chegar ao cerne das personagens sem saber antes.

    ResponderEliminar
  7. O último que eu Comprei do Warren Ellis, foi o Anna Mercury, mas ainda não lhe peguei. Esses mais pequeninos tipo Crécy e Aetheric Mechanics já tiveram na calha para compra mas fico sempre na dúvida se concluo a compra ou não...

    ResponderEliminar
  8. Bongop, o Aetheric é só 5€ no Depository, não custa nada experimentar. Tou a ver que tenho de espreitar o Crecy...

    ResponderEliminar
  9. Celtic, o Crécy também é "baratuxo", dá para comprar na boa, e a arte é bastante boa!

    ResponderEliminar
  10. A central comics tá outra vez em baixo?
    :|

    ResponderEliminar
  11. Ya é verdade, não sei que se passa. Mas que raio, aquilo parece que não consegue estar mais de dois meses seguidos ligado.

    ResponderEliminar
  12. Boas Celtic, parece-me uma proposta de leitura bastante boa, pois a conjugação de factores tais como Conan Doyle, "um desenho mais que aprovado" e 5€ é-me bastante apelativa. Fiquei curioso pelo que já está na "lista".

    ResponderEliminar