28 agosto 2009

Panini Round-Up @ AGOSTO '09

Os lançamentos deste mês de Agosto são marcados pela estreia de várias séries de sucesso nos E.U.A. Se por um lado temos o começo de Complexo de Messia no título X-Men e de Incredible Herc em Universo Marvel, são de assinalar o regresso da Grant Morrison a Batman e a estreia do famoso arco do Superman e a Legião dos Super-Heróis, de Geoff Johns.
UNIVERSO MARVEL #42

Greg Pak fez uma jogada um tanto ou quanto arriscada - Bruce Banner, após ser derrotado em World War Hulk, deixa de ser o protagonista desta série deixando os holofotes para o semi-deus Hercules. Por esta altura, o Hulk deixava de ter uma série própria (excluindo aquela "obra-prima" que é o Red Hulk). Posso dizer que para primeiro capítulo das aventuras a solo do Herc, a coisa nem está má. O mote é a fuga deste juntamente com o 7º homem mais inteligente do planeta, Amadeus Cho, que após serem capturados pela S.H.I.E.L.D. conseguem escapar-se. Ares, irmão de Hercules e integrantes dos Mighty Avengers, põe-se por sua vez no encalço dos dois. Uma série com potencial que ainda vai dar os seus frutos. Quanto ao Quarteto Fantástico, aquilo até me está a surpreender pela positiva. A estória não é nada do outro mundo, mas parece divertida e sem grandes complicações. Já o Motoqueiro Fantasma... nem me digno a ler tamanha atrocidade. Já tinha tentado na edição passada, mas foi um suplício. A necessitar de um substituto urgente. 
Thunderbolts mantém a boa qualidade sem destoar muito. É uma série sólida, não fosse a cabeça de Warren Ellis a pensá-la, com bons momentos rendidos pelas interessantes personagens que participam.
SUPERMAN #74

Este é provavelmente o melhor lançamento deste mês, pelos menos entre aqueles que eu compro. A revista arranca em grande estilo com o bem-sucedido arco de Superman e a Legião dos Super-Heróis, de Geoff Johns e Gary Frank, que vinha com grade expectativas à sua volta. Eu por acaso já tinha lido um pouco desta estória (se bem que não foi em papel) e estava a gostar bastante, mas depois acabei por perder o fio à meada. O facto de sermos afastado do presente para uma era futura ajuda a que o ambiente fique mais misterioso para o leitor, já que uma nova realidade é completamente criada e pouco se sabe sobre ela. Sem dúvida uma estória a ler!
Por outro lado, temos uma série que eu considero ser no mínimo indecifrável. Ainda não percebi que raio que se está a tentar contar em Supergirl e fico com a ideia que nem o próprio argumentista o sabe. No mês passado, o mesmo nem esforçou em fazer um storyboard decente para o seu desenhador, que já de si não tem nem um desenho nem um storytelling decentes. A evitar esta parte da revista. Já no fim, temos Superman Confidential, uma série dedicada a contar como foram os verdes anos do Azulão. É uma estória divertida q.b. e não vai muito além disso, portanto não esperem que saia dali um clássico.

NOVOS VINGADORES #60

A série New Avengers foi deixada de lado para dar lugar ao Annual da mesma. O resultado - várias páginas que não deram em quase nada. Se o título principal já estava a cair um pouco nas malhas da secura, com este comic veio a confirmação que há algo que não está bem. O Bendis parece que só precisa de 5 coisas em cada cena que escreve: porrada - tiros - piada do Aranha - porrada - piada do Aranha. Metam a S.H.I.E.L.D. à mistura, mais aquela armada de vilões que eu ainda não percebi como é que não venceram os Vingadores e vão ver como vocês próprios já podem escrever um comic desta equipa. Safaram-se os desenhos de Carlos Pagulayan. Felizmente, vem aí um número dedicado à Jessica Jones que é provavelmente a melhor coisa que o careca escreveu nestes últimos tempos. Ainda houve espaço para colocar um inesperado, mas divertidíssimo comic da autoria de Dwayne McDuffie e Avon Oeming. É um encontro fora de cronologia entre os Vingadores clássicos que conta com a participação do Homem de Ferro, Thor, Hulk, Vespa e Homem-Formiga. Sinceramente, não estava à espera que o Dwayne escreve uma cena tão fixe pois nunca tinha lido nada dele que me alegrasse particularmente.
A Miss Marvel continua uma seca. Não percebo como é que ele alguém pode publicar uma coisa tão horrorosa quando há por aí, de certeza, coisas bem melhores para incluir nestes mixes. O que me irrita mais é que o Brian Reed rouba descaradamente os intervenientes do Planet Hulk, ou então são só primos.
A revista acaba com a conclusão do arco A Morte do Sonho, com o Winter Soldier (só para não dizer Soldado Invernal...) a aliar-se finalmente ao Homem de Ferro com o objectivo de substituir Steve Rogers no manto do Capitão América. A estória não foi nada de mais, mas o Brubaker nunca desilude e faz aqui o prólogo para um arco que promete bastante.

BATMAN #74

E assim começa mais um capítulo da mega-saga idealizada por Grant Morrison e companhia. Depois de trazer o filho de Bruce Wayne à baila, Damian, é agora a vez de Ra's Al Ghul regressar do túmulo para dar mais dores de cabeça ao Morcego. Desta feita, todos os comics que estejam directamente relacionados com o Batman, como Robin, Nightwing, Detective Comics e, é claro, a série com o nome do herói, participam na ressurreição do vilão, cada um à sua maneira e com os seus próprios intervenientes. E como é claro, cada um com qualidade distintas. Mas uma coisa tem todos em comum - o desenho de qualquer um é um lixo! Digo já que nunca li uma revista que tivesse 4 desenhadores tão fracos como estes e rezo todos os dias para que o título principal do Cavaleiro das Trevas tenha um desenhador competente e não um traste (que é que o que este desenhador é) tão mau como o Tony S. Daniel. Simplesmente intragável.
Quanto à estória em si, a coisa dá-se enquanto o Morrison escreve, mas a partir do momento em que saltamos para os outros títulos, o negócio começa a piorar, ainda para mais quando um senhor chamado Fabian Nicieza entra em cena. A acção passa a centrar-se no Robin e no Nightwing e ficamos um pouco afastados da trama principal, com uma espécie de filler a ser executado até chegarmos, por fim, aos aposentos do bebedor das Águas Lázaro, onde termina esta primeira etapa.
Este número é divertido pois todo ele foca uma única e mesma estória, o que prende um pouco à atenção. Espero que o próximo seja assim, mas com uma ligeira melhoria a nível de argumento, principalmente nos diálogos que só davam vontade de partir a casa à cabeçada, já para não falar dos desenhos.

X-MEN # 85

Lá em cima tinha dito que Superman era talvez a melhor série deste mês, mas a verdade é que este número dos pupilos de Xavier não lhe fica nada atrás, sendo uma grande surpresa para mim, já que esperava que seria a pior coisa que ia ler este mês. Pelos vistos enganei-me, Complexo de Messias começa em grande estilo e a estória cativa como já se não via há algum tempo numa estória dos X-Men (salvo seja New X-Men e AXM). O responsável não podia ser outro que não Ed Brubaker, esse grande argumentista, só ainda não consegui descortinar quem afinal foram os outros três escritores que participaram neste número já que a Panini se recusou a mencioná-los! Parece que só o Ed é que ficou com os créditos.
Adiante, parece que a procura pela última criança mutante no planeta intensifica-se com três grupos a tentarem encontrá-la - os X-Men, os Purificadores e os Carrascos. A coisa ficou feia quando o segundo grupo chacinou uma população local inteira na busca pela dita cuja, mas a verdade é que a "rede" apanhou tudo menos aquilo que devia. Além disso, achei curioso um pormenor em que o Professor Xavier é cada vez mais deixado de lado e o Scott assume a posição de líder incontestável, com o velho careca a nem poder dizer aquilo que pensa das missões secretas dos seus estudantes. Mas ainda, ele não deixa de meter um dedo onde não deve...
X-Factor também ganha espaço neste mix, sendo um dos melhores capítulos deste evento Mutante. Por outro lado, o título New X-Men não foi grande coisa, mas não decepcionou como outras coisa horríveis que li este mês e foi por isso que gostei deste número 80 dos X-Men. Manteve-se constante e a estória não oscilou muito em termos de qualidade. O próximo mês promete!

7 comentários:

  1. Messiah Complex foi para mim um dos grandes arcos do ano passado, aliás, se imaginarmos um arco gigante e fabuloso seria:
    House of M, Decimation, Endangered Species e Messiah Complex.
    Quando eu digo do ano passado estou a referir-me à compilação em capa dura. Os comics acho que começaram a sair em 2007. É bom a Panini estar a colocar cá esse mega crossover, porque na realidade foi muito bom!

    ResponderEliminar
  2. O Dwayne McDuffie, descobri esta semana que é um dos dois escritores da série de desenhos animados JLA Unlimited (está a dar desde o primeiro episódio na Tv2 à hora do almoço e ao final da tarde).


    Quem escreveu os 'X':

    Uncanny X-men é escrita pelo 'Brubas'

    New X-men Kyle Yost

    X-Factor é escrito pelo (tudo de pé e a bater palmas) Peter David.

    Eu comprei o comic original de X-Factor do #1 até ao #24, quando o começaram a meter nos 'mixes' do 'Brubas' estragaram a originalidade da mesma.

    Gosto taaaaaanto de mega-crossovers

    ResponderEliminar
  3. Nos Novos Vingadores estou totalmente de acordo.
    Quanto a Universo Marvel o Herc entreteve,o FF ja não o lia tºao secante desde o Englehart no tempo de SAM;o "New FF" ePIC fAILS again.
    MF:le-se bem
    As DC não li.

    ResponderEliminar
  4. Bongop: só tenho pena de não ter lido Decimation e Endangered Species, mas pode-se dizer que sei o essencial.

    Grande D: obrigado pela info sobre os autores dos comics. O X-Factor nem está assim tão estragado pelo Messiah, mas de facto é uma pena limitarem o PAD.

    Grim: o FF tem aquele ar estúpido e bacano da Golden Age, por isso é que é tão porreiro :)

    ResponderEliminar
  5. La que é estupido é verdade a fase Englehart tambem era,mas o melhor "novo" FF Era com a Mulher Hulk do Byrne:

    http://marvel.com/news/comicstories.2664.Make_Mine_Marvel~colon~_John_Byrne~apos~s_Fantastic_Four

    ResponderEliminar
  6. os x-men envolvidos em mais um evento de grandes proporções que decidirá o futuro dos mutantes! não tenho acompanhado os mutantes com tanta frequencia, mas vou ler essa série pois ela parece ser muito boa como voçê mesmo descreveu. teus textos sempre instigam os internautas a se envolver e procurar ler as melhores séries de heróis da atualidade. um abraço!

    ResponderEliminar
  7. pessoal, sou da zona de sintra, alguem me pode indicar um sitio onde eu posso comprar revistas da dc regularmente, e um sitio onde não deixem de vender a meio de uma serie?

    obrigado

    ResponderEliminar