21 setembro 2010

DC Comics Acaba Com as Linhas Wildstorm e ZUDA

As últimas edições da Wildstorm serão lançadas em Dezembro
No seguimento de alterações a nível geográfico por parte da DC Comics, foi hoje comunicada a decisão de suspender a linha Wildstorm e terminar com a Zuda, um segmento editorial que se destacava pelas suas iniciativas a nível de edição online. Estas decisões partiram de um comunicado lançado hoje de manhã que anunciava a mudança da maior parte do staff da DC, de Nova Iorque para Burbank, no sentido de aproximar a casa mãe, Warner Borthers, e a sua filial dedicada aos comics. Não se sabe ao certo se ainda virão mais mudanças radicais por parte da editora, mas o que é facto é um grande número de personagens passaram agora a ficar em stand-by.

Citando um dos editores: "Depois de aparecer na cena dos comics de rajada há já 20 anos, os títulos do Universo Wildstorm irão ver o seu fim. Neste nicho de mercado, estas personagens precisam de uma pausa para se reagruparem e definirem o que fez deles, a certa altura, únicos e inovadores. Enquanto estas serão as últimas edições publicadas sob o signo Wildstorm, não será a última vez que veremos estes heróis. Nós, juntamente com Geoff Johns, temos uma data de planos aliciantes para estes fantásticos personagens, portanto fiquem ligados.". A Zuda, por sua vez não verá a sua iniciativa completamente terminada, já que trabalhos realizados anteriormente nesta linha serão utilizados em futuras publicações.

A derradeira edição de Authority, o número 29
(grita-se Aleluia! no fundo da sala) 
Bem, não vou chorar que nem um perdido e dizer que tenho pena que isto acabe. Pelo contrário, já não era sem tempo! A Wildstorm foi criada num período muito específico em que os X-Men vendiam aos milhares e eram a sensação entre os leitores. Daí surgiu uma ideia inovadora de criar uma cópia dos mesmos, os Wild Cats, que me acompanhavam nas minhas tardes de televisão quando era jovem (e que bela série ela era). Isto durou até certa altura, pois chegou a uma fase em que nada de novo estas personagens poderiam trazer, o que catapultou o título para o esquecimento. Entretanto, há poucos anos atrás, uma outra figura vincada pela suas políticas inovadoras, decidiu trazer de voltas esta equipa de guerreiros, novamente num período em que estes não tinham nada para oferecer. Até mesmo Authority, obra conceituada de Warren Ellis, foi aproveitada nesta tentativa falhada de fazer regressar velhas glórias. Foi quase tão suicida como contratar o Mário Jardel depois de anos e anos de má vida.

Confesso que a única coisa que alguma vez li deste ramo foi Ex-Machina, de Brian K. Vaughan, e senti-me lisonjeado por verificar que uma editora que detinha uma linha fraca de personagens, tinha conseguido lançar esta pérola que vive na sombra dos comics. Ainda vou no quinto volume desta série (são dez ao todo) e espero, portanto, que se vá reeditando este material periodicamente, tal como Authority, série que ainda faço tensões de ler um dia. Resta-me então apostar os meus dois cêntimos em como as "melhores" personagens deste universo serão inseridas no da DC Comics, num acto também ele inesperado que irá chocar o mundo dos devotos e fanáticos pela banda desenhada. AH, e vejam como o nome de Geoff Johns salta magicamente para a praça pública, um nome associado às recentes revitalizações de Green Lantern e Flash. Aqui não se brinca em serviço.

9 comentários:

  1. Wildcats deu na tv?!? Como é que não me lembro? Será que era mau ao ponto de eu ter reprimido as memórias?
    Authority é uma continuação? do Stormwatch, um título que andava mal e o Ellis pegou (Planetary é uma espécie de spin-off do Authority que pode ser lido independentemente).
    A noticia de acabarem com a Zuda já tem algum tempo.

    ResponderEliminar
  2. A série de Tv dos Wildcats era muito má...isso deve ser "chantagem da nostalgia" a funcionar.
    Nunca percebi muito esse desdem pelo universo Wildstorm...
    As primeiras histórias de wildcats podiam não ser grande coisa, mas a fase do Chris Claremont foi bem divertida (provavelmente o melhor material dele em anos) e de seguida as fases de Alan Moore e posteriormente Joe Casey são francamente boas.
    Gen13 podia não ser muito original mas era divertido (as piadas com o mundo real como a "clássica" discussão sobre Pat Smear (guitarrista ao vivo dos Nirvana e dos Foo Fighters)fazem valer a pena.
    Todas as Histórias de Authority (ou quase) são geniais...
    e, caramba, e PLANETARY???? Será preciso dizer quem são os autores?
    O começo foi horrível, mas ao fim de ano e meio/ dois anos, o universo Wildstorm deu origem a muita coisa boa.
    PS: Haveria Supremos na Marvel sem Authority?

    ResponderEliminar
  3. Lembrei-me agora de Global Frequency (Freqüência Global) de Warren Ellis que também vale muito a pena.
    Mas sempre quis que equipas como wildcats e gen13 integrassem o universo tradicional da DC. Acho que podem funcionar.
    Em relação a Authority é que já não sei.
    Não sei como integrar uma equipa tão politicamente incorrecta e sem descaracterizar os personagens (hiperviolentos/gays/inconscientes) no universo DC.

    ResponderEliminar
  4. Sim Diogo, acho que dava no canal Panda, mas já não me lembro muito bem. Era muito semelhante à dos X-Men que dava na SIC. Quanto à qualidade da série, é discutível :b

    Boas Rui Silva, eu de facto não posso questionar a época clássica da Wildstorm, quando os Wild Cats viviam os seus melhores dias, além de Gen 13. Não vivi nessa altura nem nunca li nada desse material, mas actualmente não se justifica a existência destas personagens, pelo menos nestes moldes. Talvez a inclusão das mesmas no Universo DC seja benéfica e permita um outro tipo de exploração.
    Authority e Planetary então não posso mesmo questionar. São dois clássicos que merecem ser lidos por todos nós.

    ResponderEliminar
  5. Não sei o que se passa com a tua caixa de comments... mas também já tinha comentado isto!
    Andas a apagar-me os comments?? Hein? Hein?
    Pela 2ª vez...
    O melhor desta editora para mim foi Planetary, grande obra da BD mundial! E em seguida foi a fase Warren Ellis e Mark Millar em Authority!
    Tenho pena que acabe, mas também já pouco editavam... de qualquer maneira "morreram" em grande: com a conclusão de Planetary!

    DC
    Desculpa... mas Authority é uma continuação de Stormwatch??????
    Planetary um SPIN-OFF DE AUTHORITY???? Essa afirmação é um insulto a uma das melhores obras de BD que eu conheço. Não sei se afirmas isso por desconhecimento, mas eu tenho isso tudo de que falaste, a única coisa que uns têm a ver com os outros foram alguns crossover dentro do universo Wildstorm.
    SPIN-OFF?????
    LoL
    Se me disseres que Authority veio substituir Stormwatch (e poderás dizer que é um spin-off)devido às fracas vendas deste eu aceito, quanto ao resto o que tens a fazer é ler os livros todos de todas essas séries e depois fazeres uma analise correcta. Verás que foste incorrecto e muito injusto.
    :P
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Boas Bongop. De modo algum ando a apagar os teus comments :p Mas tenho verificado isso no blogger, mesmo quando vou a comentar o teu isso me acontece. Vou ver o que posso fazer.

    Segundo a wiki:

    The Authority is a superhero comic book published by DC Comics under the Wildstorm imprint. It was created by Warren Ellis and Bryan Hitch, and follows the adventures of the Authority, a superhero team mainly composed of Ellis-created characters taken from Stormwatch—a title Ellis had previously written.

    ResponderEliminar
  7. Caro celtic-warrior ,a ideia de Wildcats ou Gen13 integrados no universo DC pelo Geof agrada-me imenso e realmente é preciso mexer com estes personagens que andam esquecidos...mas sejamos realistas, duvido que esse material venha a ser superior ao escrito por Alan Moore.
    Até nem sou um daqueles fãs Xiitas deste inglês, mas tudo o que ele escreveu para a Wildstorm merece um encadernado todo pipi com tudo o que é luxo.

    Quanto à serie de tv dos Wildcats desafio-te a vê-la agora e a comparares com a dos x-men da altura. Uma delas (aposto) não sobrevive ao teste do tempo enquanto outra continua o máximo.
    Adivinha qual.

    ResponderEliminar
  8. Ó Bongop, não havia nexexidade rssrss
    Da Wiki:
    When Stormwatch disbanded after the Aliens attack that took the lives of half the team, she (Jenny Sparks) created the Authority alongside her Stormwatch Black teammates, with the goal to change the world, no matter what it takes. Old friends Battalion and Synergy assisted her in the beginning.
    Chama-lhe o que quiseres, o Ellis fez um reboot à equipa e mudou o título. Para compreender Authority não é necessário ler Stormwatch mas quem leu tudo, recomenda a leitura para saber de onde vêem as personagens e temas. Ontem não me estava para chatear a explicar tudo isso daí o ponto de interrogação.
    Quando ao “espécie de spinoff” (mais uma vez não está lá por ter caído do ceú), sei que há ligações mas como a série é tematicamente diferente das outras, daí o espécie de spinoff já que se passa no mesmo universo, há referências a personagens comuns, etc. etc.
    Se tás todo melindrado por causa de uns termos mal? empregues, deves estar a precisar de relaxar loool :D

    ResponderEliminar
  9. Ora... só não vos bato porque não estão aqui ao pé de mim!
    :D
    As raízes de Authority vêm de Stormwatch, mas só isso! Quem leu percebe que é só isso, de resto não tem nada a ver, até me custa chamar spin-of a isso! Mas pronto, até dou essa de borla...
    Agora Planetary???
    A única familiaridade entre Planetary e Authority é pertencerem à mesma editora e conviverem no mesmo universo! Isso que estás a dizer é a mesma coisa que dizer que o Spider-man é um spin-off dos Avengers! Tudo se passa no mesmo universo, há referências a personagens comuns, etc. etc.
    :P
    Quanto a ficar melindrado, não estava... sabes que quando se escreve por vezes não se consegue fazer transparecer o "tom", a "expressão" e a "voz"!
    De qualquer maneira cuidado com a Wiki (foste tu DC quem alertou para esse facto), pois estas tem várias incorrecções, sobretudo na página de Authority... Para que conste eu tenho todos os livros da série Authority até à fase do Kev, tenho tudo quanto é Planetary, e tinha tudo quanto era Stormwatch. Estes dei-os pois não gostava muito daquilo e estavam a ocupar espaço!
    :)

    Abraço

    ResponderEliminar