26 setembro 2010

Skull Kickers #1

ARGUMENTO: Jim Zubkavich | ARTE: Edwin Huang
IMAGE COMICS

Este é porventura o comic mais aguardado do mês. Não deixa de parecer estranho constatar que a sua primeira tiragem esgotou completamente antes de chegar às prateleiras, mas o que é facto é que Skull Kickers gerou uma grande especulação à sua volta. À primeira vista não parece ter nada de especial na sua concepção, nem sequer os dois autores que assinam a série são particularmente conhecidos. Eu, pessoalmente, nunca ouvi falar dos seus nomes. A única coisa que me cativou foram as capas, a principal e a alternativa, que me parecem ser de grande qualidade em termos de design (apesar de a última ser uma referência cómica a Hulk #1). Com isto tudo pensava eu que ia encontrar uma arte interior também ela semelhante às capas, mas pelos vistos enganei-me e bati com a porta na cara (como eu ainda sou ingénuo). Já lá iremos mais à frente. Há algo que ainda deve ser mencionado antes de se analisar este primeiro número: dias antes do seu lançamento, foi vendida uma cópia sua no Ebay a 15$ (!!!). Pois, pois. Terá sido um golpe conspiratório de alguém que ficaria a ganhar com o sucesso de Skull Kickers? Criando o hype necessário, seria assim tão óbvio que o sucesso seria alcançado? Talvez tudo isto não se tenha traduzido em qualidade...

Isto de avaliar uma série pelos primeiros números pode ser arriscado, mas se as coisas correm bem logo à primeira é normal que o caminho a seguir seja de qualidade. Não me parece que tenha sido isso o que aconteceu aqui, confirmando-se que o hype pode matar um comic antes de ele sequer nascer. Em Skull Kickers não há nada de particularmente novo. Estamos na Idade Média, existem lobisomens e outros humanóides prontos a serem exterminados. Humanos, anões e sabe-se lá mais quantas espécies coabitam  pacificamente neste mundo de fantasia que mais parece vir directamente de um mapa de World of Warcraft, onde já existem armas de fogo tecnológicas apesar de se andar a cavalo. É então que são introduzidos dois personagens cujo nome desconhecemos e que têm como gostos comuns a carnificina e o caos (ah e o dinheiro!). Viajam em busca de missões que lhes tragam dinheiro e fortuna e fazem disto vida (onde é que eu já vi isto?).

O argumento é algo superficial, tendo pouca substância. Rapidamente se lê este número e se esquece o que aconteceu. Nem mesmo o cliffhanger da última página foi feliz, já que não percebe o que está a acontecer. Salvam-se as duas personagens que mostraram uma boa interacção e algum carisma que pode vir a ser a chave de algum sucesso desta série. Para já, fica-se pela mediocridade, mas não é só o argumentista o responsável por este flop invulgar. O desenhador também tem culpas no cartório por não ser competente o necessário para salvar o dia. As cores são demasiado rijas e retiram fluidez à acção, fazendo mesmo lembrar um vídeo jogo com uns gráficos de péssima qualidade . Sendo assim, não há muito mais a dizer. Numa entrevista concedida ao Newsarama, o argumentista diz que a coisa vai arrebitar lá para o terceiro número, mas dificilmente lá chegarei.

NOTA: 1/5

8 comentários:

  1. Não conheço essa série...
    Mas da capa posso opinar!
    :D
    Não gosto lá muito das personagens de fundo... se tivesse só a mancha da caveira acho que funcionaria melhor!
    ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá passei para conhecer seu bog ele é not°10, fantástico com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  3. Olá, eu sendo um havido colecionador de banda desenhada norte america reconheço grande qualidade no trablaho que estás a fazer, por isso um grande parabéns.

    A respeito deste comic, ainda não o li, mas o que vi dele parece-me ser de uma qualidade mediana apesar do furor que está a despertar no eBay.
    Até um outro dia.

    ResponderEliminar
  4. Boas "anónimo" :D

    Obrigado pelas palavras de apreço. Agora durante a semana, a "loja" vai andar um pouco parada, mas esperem alguns updates durante o fim de semana.

    Sobre o Skull Kickers, foi só mesmo o hype que salvou a série e permitiu que a mesma esgotasse. Em termos qualitativos foi muito mau.

    ResponderEliminar
  5. Um muito obrigado pelo verdadeiro serviço público que por aqui tens feito estes últimos tempos. De facto a tua evolução tem sido segura e em sentido ascendente. Em relação a 'issue' não consigo entender como é que algo tão banal pode suscitar tanto furor. Enfim, manobras de marketing, 'gimmicks' elaboradas pelos autores e produtores, de certeza. O traço é agradável, as cores nem por isso: o 'photoshop' não faz milagres. A estória tem alguns pormenores interessantes mas é demasiado simplista. O anão demasiado cliché. O tipo duro, o 'powerhouse', foge à regra por ser afável e tranquilo. É como disse o anónimo uma produção mediana e de leitura rápida e fácil tal como o seu tempo de vida na nossa memória.

    ResponderEliminar
  6. Boas erege, já lá vão uns tempos :)

    De facto está aí a perfeita descrição deste Skull Kickers. Parece-me que não vai sobreviver durante muito mais tempo se continuar assim tão pobre. Vejamos como correm as próximas edições.

    ResponderEliminar
  7. De facto já lá vão uns tempos. Sabes que quando decidi voltar a establecer contacto com a BD foi no teu 'blog' que procurei o que ler e por isso te digo que: estou interessado em ler o 'Pax Romana' mas fico a espera que o comentes por aqui antes de o comprar =) Um bom critico tem que ser o tipo que 'takes the first bullet'! Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. Só por causa disso, o Pax Romana vai já saltar para cima da pilha de leituras eheh :) Abraços!

    ResponderEliminar