10 outubro 2010

Algumas Novidades NYCC'10


A New York Comic Con chegou e com ela vieram uma data de novidades das editoras norte-americanas. Enquanto alguns tiveram a magnífica sorte de ir lá dar um saltinho, outros como eu ficaram a acompanhar as centenas de updates que são feitos a cada minuto que passa nesta convenção através dos sites da especialidade. Este ano, como não poderia deixar de ser, temos direito a uma notícia quase bombástica (à semelhança do ano passado) e ficámos também a conhecer novos projectos como já é hábito.




  • O que certamente marcou esta convenção foi o anúncio da descida de preços nos comics, tanto da DC como da Marvel. O ano passado havia sido anunciado que os preços iriam sofrer um aumento de $2.99 para $3.99, o que com o passar do tempo se iria traduzir num decréscimo no número de vendas. Em Agosto deste ano, nenhum comic conseguiu ultrapassar a fasquia das 100 mil unidades vendidas, alertando assim as editoras a tomarem medidas rápidas e conscientes. E é exactamente isso que vai acontecer, no entanto os compromissos serão diferentes, com o único ponto comum a ser o ponto de partida - Janeiro de 2011. A DC promete baixar todos os preços existentes de $3.99 para $2.99, passando a haver 20 páginas de estória ao invés das clássicas 22. Já a Marvel continuará com algumas das suas séries a um preço de $3.99, mas todos os novos lançamentos a partir de Janeiro terão sempre o preço de $2.99. O número de páginas continuará nas 22. Contudo, os responsáveis da Casa das Ideias não justificam esta diminuição de preços com o estagnar crescente do mercado, mas sim com o facto de nos lançamentos online se ter verificado um aumento de lucro entre os 1200 e os 1600% (!!!). As estimativas até apontam que o recém-lançado Ultimate Thor #1 possa ter um maior número de downloads do que vendas. Há coisas fantásticas.
  • A Dark Horse também não se ficou atrás e anunciou que irá passar a publicar os seus próprios comics em formato digital, a partir de Janeiro do ano que vem. O conceito idealizado é audaz e promete gerar lucro em todas as frentes. A editora criou a sua própria aplicação que permite a leitura de comics em diversas plataformas (iPad, iPhone e também PC), a Dark Horse Bookshelf App, o que a liberta de pagamentos a terceiros. Os leitores poderão comprar comics online pela a módica quantia de $1.49 e, teoricamente, os criadores ficarão a ganhar mais dinheiro. Simples e eficaz.
  • Batwoman irá ter direito ao seu próprio título mensal. Batwoman #0, um one-shot de apresentação, sai em Novembro e será apenas em Fevereiro que o formato mensal irá começar. Cortesia do grande J.H. Williams III que assume tanto a arte como o argumento, em parceria com W. Haden Blackman.
  • Astonishing Captain America é a nova aposta da Marvel, uma mini-série de 4 números que irá beber um pouco da próxima adaptação do Patriota Americano nos cinemas. A premissa? Steve Rogers é um homem preso aos ideias americanos da Segunda Grande Guerra, mas está condenado a viver no século 21, o que o deixa um pouco deslocado no tempo. Assinado por Andy Diggle, no argumento, e Adi Granov, na arte, o projecto irá começar no Verão de 2011. Se é inovador ou não, logo veremos.
  • Brian Azarello e Eduarado Risso podem voltar a fazer algo juntos. Quando, é que não se sabe.
Assim por alto, foi isto que me mais me cativou. Sem dúvida que a diminuição de preços foi o ponto alto das novidades deste mês, mas muito mais segmentos relativos ao rumo dos universos regulares das editoras foram revelados. Espero que a aposta em edições online tenha frutos e que seja um sucesso. De momento, é a única forma que as editoras têm de inovar ao vender este produto que está a atravessar uma fase nada famosa. Já deu para perceber que ao aumentar preços de capa de modo bastante significativo não resolve nada e que só contribui para afastar leitores que, consequentemente, recorrem à pirataria. No entanto, o crescente número de adaptações cinematográficas é algo bastante animador e deveria ser aproveitado um pouco por todo o mundo, onde quer que haja Banda Desenhada publicada/ traduzida. O problema está em vender o produto e publicitá-lo, mas o cinema pode facilitar bastante esta adversidade. A iniciativa e o investimento serão talvez as duas variáveis mais difíceis de consolidar, mas prevejo que a Banda Desenhada vá ter um crescimento interessante nos próximos 10 anos. Os alicerces estão a ser montado e há que dar tempo ao tempo. Na França, os 2 livros mais vendidos deste mês foram duas BD's, isto incluindo toda a literatura corrente. Se lá foi possível isto acontecer, porque não também em Portugal? É preciso é que não se espere que tudo aconteça por magia divina.

1 comentário:

  1. Boa novidade para mim é o início da série da Batwoman, desde que continue como tem estado, ou seja... não estraguem!
    :D

    Abraço

    ResponderEliminar