João Paulo Cotrim e Miguel Portas participaram noa passado dia 20 de Maio no Câmara Clara, para falar um pouco sobre BD, mais especificamento sobre franco-bela, Tintin.
Ambos fãs confessos de Banda Desenhada, falaram sobre as suas experiências no tema e sobre o que mais apreciavam no extenso e vasto mundo da BD.
Para visionar este programa, simplesmente cliquem aqui. O programa foi transmitido na RTP2 e até que foi uma boa iniciativa, mas fãs de comics, esqueçam que aquela não foi a vossa noite. Pouco foi falado, e o mais evidente foi sem dúvida Sin City. Para João Paulo Cotrim, os fãs de franco belga são os amantes da boa BD e os cultos, já os fãs de comics são uns paranóicos que não querem ver mais nada à frente. WROONG! A verdade é completamente inversa. Os fãs paranóicos podem ser tanto de um lado como de outro, depende mesmo de cada pessoa. Esse termo apenas se pode aplicar a alguns, mesmo.Vejam o programa que não perdem nada, pelo contrário, passam a ser mais cultos com Cotrim. Passem a palavra aos vosso amigos.
Não tou a conseguir ver o video de momento, deve ser problema da minha net, mas comentando o teu texto.
ResponderEliminar"os fãs de comics são uns paranóicos que não querem ver mais nada à frente"
Identifico-me com a parte do paranóico, mas não quero ver mais nada a frente? Pelo contrário estou sempre à procura de coisas novas e não só na BD.
Por comics suponho que ele está a falar de BD Norte Americana escrita por ingleses (piada geek eu sei).
Não sei se ele se refere apenas aos comics de super heróis, porque Watchmen e Sandman são obras primas , aliás existem tantas novelas gráficas Americanas sublimes que é estranho que ele diga isso.
Indo para a franco-belga, também gosto e é actualmente uma das minhas prioridades, um dos géneros que ando a procurar conhecer melhor, atrai-me muito mas infelizmente não conheço muito coisa.
Concluindo, eu gosto mesmo de ler tudo, desde Quino e Bill Waterson até Alan Moore e Neil Gaiman, passando por nomes como Katsuiro Otomo (já que ninguém falou em manga tive de a meter aqui afinal é BD também, mas japonesa).
Por isso, discordo 100% com a frase "só vêm isso à frente".
Mas acho que já me estou a esticar de mais no comentário e ainda nem vi a entrevista :P
Para terminar João paulo Cotrime screveu "recentemente" Salazar Agora na Hora da sua Morte, aconselho vivamente grande livro.
Abraço
Epá, estive para colocar este assunto no meu blog, mas o local de onde costumo "postar" não tem acesso às páginas da RTP, está bloqueado :(
ResponderEliminarEntretanto, achei a entrevista uma iniciativa óptima, para um público que não está tão habituado à BD pudesse ter contacto com esta arte. Ficou provado que é arte, que é cultura!
Então, mas não consegues postar o link? Explica-me isso por e-mail (jpedro262@hotmail.com).
ResponderEliminarFica bem
Já consegui ver o programa e está muito bom, deu tempo para falar de bastante coisa, deu para conhecer e relembrar muitos livros.
ResponderEliminarMAs João paulo Cotrim não disse que " os fãs de franco belga são os amantes da boa BD e os cultos, já os fãs de comics são uns paranóicos que não querem ver mais nada à frente."
Porque ficaste com essa ideia? Por causa da "boca" à BD do Super Homem?
Não foi nesta entrevista que ele referiu isso :D Num programa da RTP2, também, ele e o Miguel Rocha foram entrevistados por alturas do lançamento do livro deles do Salazar, e se não me engano, ele disse isso aí. Mas vai à CC que deve estar lá um tópico com isso.
ResponderEliminarFica
Cara gostei muito do teu blog,só tive dificulade para comentar,tipo o vídeo do super,parece que o link tá quebrado.
ResponderEliminardepois me faça uma visita Vlw.adorei o resumo da Civil war
abraço
allison