23 maio 2007

BD na RTP2

João Paulo Cotrim e Miguel Portas participaram noa passado dia 20 de Maio no Câmara Clara, para falar um pouco sobre BD, mais especificamento sobre franco-bela, Tintin.
Ambos fãs confessos de Banda Desenhada, falaram sobre as suas experiências no tema e sobre o que mais apreciavam no extenso e vasto mundo da BD.
Para visionar este programa, simplesmente cliquem aqui. O programa foi transmitido na RTP2 e até que foi uma boa iniciativa, mas fãs de comics, esqueçam que aquela não foi a vossa noite. Pouco foi falado, e o mais evidente foi sem dúvida Sin City. Para João Paulo Cotrim, os fãs de franco belga são os amantes da boa BD e os cultos, já os fãs de comics são uns paranóicos que não querem ver mais nada à frente. WROONG! A verdade é completamente inversa. Os fãs paranóicos podem ser tanto de um lado como de outro, depende mesmo de cada pessoa. Esse termo apenas se pode aplicar a alguns, mesmo.
Vejam o programa que não perdem nada, pelo contrário, passam a ser mais cultos com Cotrim. Passem a palavra aos vosso amigos.

6 comentários:

  1. Não tou a conseguir ver o video de momento, deve ser problema da minha net, mas comentando o teu texto.

    "os fãs de comics são uns paranóicos que não querem ver mais nada à frente"

    Identifico-me com a parte do paranóico, mas não quero ver mais nada a frente? Pelo contrário estou sempre à procura de coisas novas e não só na BD.
    Por comics suponho que ele está a falar de BD Norte Americana escrita por ingleses (piada geek eu sei).
    Não sei se ele se refere apenas aos comics de super heróis, porque Watchmen e Sandman são obras primas , aliás existem tantas novelas gráficas Americanas sublimes que é estranho que ele diga isso.
    Indo para a franco-belga, também gosto e é actualmente uma das minhas prioridades, um dos géneros que ando a procurar conhecer melhor, atrai-me muito mas infelizmente não conheço muito coisa.

    Concluindo, eu gosto mesmo de ler tudo, desde Quino e Bill Waterson até Alan Moore e Neil Gaiman, passando por nomes como Katsuiro Otomo (já que ninguém falou em manga tive de a meter aqui afinal é BD também, mas japonesa).
    Por isso, discordo 100% com a frase "só vêm isso à frente".
    Mas acho que já me estou a esticar de mais no comentário e ainda nem vi a entrevista :P

    Para terminar João paulo Cotrime screveu "recentemente" Salazar Agora na Hora da sua Morte, aconselho vivamente grande livro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Epá, estive para colocar este assunto no meu blog, mas o local de onde costumo "postar" não tem acesso às páginas da RTP, está bloqueado :(

    Entretanto, achei a entrevista uma iniciativa óptima, para um público que não está tão habituado à BD pudesse ter contacto com esta arte. Ficou provado que é arte, que é cultura!

    ResponderEliminar
  3. Então, mas não consegues postar o link? Explica-me isso por e-mail (jpedro262@hotmail.com).

    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. Já consegui ver o programa e está muito bom, deu tempo para falar de bastante coisa, deu para conhecer e relembrar muitos livros.

    MAs João paulo Cotrim não disse que " os fãs de franco belga são os amantes da boa BD e os cultos, já os fãs de comics são uns paranóicos que não querem ver mais nada à frente."

    Porque ficaste com essa ideia? Por causa da "boca" à BD do Super Homem?

    ResponderEliminar
  5. Não foi nesta entrevista que ele referiu isso :D Num programa da RTP2, também, ele e o Miguel Rocha foram entrevistados por alturas do lançamento do livro deles do Salazar, e se não me engano, ele disse isso aí. Mas vai à CC que deve estar lá um tópico com isso.

    Fica

    ResponderEliminar
  6. Cara gostei muito do teu blog,só tive dificulade para comentar,tipo o vídeo do super,parece que o link tá quebrado.



    depois me faça uma visita Vlw.adorei o resumo da Civil war



    abraço
    allison

    ResponderEliminar