28 outubro 2007

Sexo, Mentiras e Fotocópias

Argumento e Desenho: Álvaro
SM & F, a mais recente obra do autor Álvaro, é provavelmente a melhor BD portuguesa editada este ano. Também é provavelmente a BD portuguesa que mais ódios e amores causou aos bedéfilos este ano, isto tudo por causa da senhora das fotocópias.
Eu sou daqueles que adorou cada página deste livro e digo com plena confiança que esta é a melhor obra alguma vez feita pelo Álvaro desde que a sua cruzada pelo mundo da BD começou. Acho que chega mesmo a ultrpassar o Xatoman ou qualquer outra das suas criações, apesar de todas elas serem muito boas. Neste livro, o humor encontra-se muito mais refinado e é digno de ser representado num sketch televisivo.
Tudo começa com um pacato jovem que precisa urgentemente de uma folha A3 e que, ao ver a papelaria fechada, entra numa loja de Fotocópias (digamos assim) desesperado por encontrar o que precisa. O problema reside então na mulher que lá trabalha e que não faz o menor esforço para entender o que o jovem precisa.
Ao longo da trama vão aparecendo mais personagens que melhor inseridas não podiam estar. Uma velhota "salazarista" ou um polícia que apenas tenta impôr alguma ordem na loja são apenas mais dois a sofrer com a pouca inteligência da senhora das fotocópias.

Esta BD gerou alguns ódios devido ao facto de ao longo de 60 páginas estar sempre a bater na mesma tecla e se tornar um bocado repetitiva, mas se assim não fosse, grande parte da piada que o Álvaro tentou transmitir não estaria presente. Atenção, áqueles que não querem arriscar a comprar a BD por esta conter a palavra 'Sexo' no título, não se assutem, apenas é "fogo de vista". Não se passa nada na história que envolva a tal palavra.
Enfim, quem aprecia um humor mais seco do género dos Gato Fedorento terá mesmo de comprar este livro. Mesmo para aqueles que têm todos os BD Jornais, como eu, este livro contém um epílogo que vale muito a pena ler. Resta-me só aconselhar-vos a clicar na imagem em cima para vislumbrarem um hilariante gif animado.

9 comentários:

  1. Estive mesmo para comprarno FIBDA, mas estava com tanta pressa que tive de deixar para outra altura ! O teu gif animado não funciona no meu PC :-0

    ResponderEliminar
  2. Tens de esperar um bocadinho porque no iníco só se vê a senhora das fotocópias a piscar os olhos. Passados uns bons segundos é que aparece o jovem.

    Foste ao FIBDA em que fds?

    ResponderEliminar
  3. Este é daqueles livros em que um gajo fica sempre na dúvida... Por um lado tem coisas engraçadas e hilariantes, mas por vezes farta-me um bocado... Se houvesse em CBR até que sacava...

    ResponderEliminar
  4. Se ainda fores ao FIBDA arranjas o livro por 5€, não acho que seja uma fortuna por aí além. MAs também não conheço bem os teus gostos no que toca ao humor, por isso não te posso influenciar assim tanto.

    ResponderEliminar
  5. Estou de volta e fui finalmente ao FIBDa onde estive a ler exceretos do livro e a ideia de pedir uam fotocópia em branco para ter uma folha em tamanho A3 limpa conquistou-me fiquei curioso e gostaria de ler o livro.

    Infelizmente o meu PC tem andado cheio de problemas e o meu dinheiro teve de ser gasto na sua reparação, ou seja, estava sem dinheiro para BD, mas se pudesse ter comprado tinha trazido o MAUS, já lhe ando com uma vontade há mesmo muito tempo.

    ResponderEliminar
  6. Nunca li o MAUS, mas dizem que é uma obra prima. Ficará para quando o encontrar.

    ResponderEliminar
  7. É bom. E na Fnac do Chiado havia lá há dias o MAUS completo, edição americana acho, por vinte e tal euros.

    ResponderEliminar
  8. Bem vindo Álvaro :) Hei-de ver se encontro isso numa Fnac perto de mim.

    ResponderEliminar