
Começando por falar de Heath Ledger, posso desde já dizer que esta é uma grandiosa personificação do Joker, julgo que nem mesmo Jack Nicholson lhe consegue chegar aos calcanhares (quer dizer, chegar até aí, talvez consiga). A sua interpretação ainda tem mais valor porque consegue ultrapassar todo o hype gerado pelos media em torno do seu talento e até da sua própria morte. Acho que quem lê comics e já conhece pelo menos alguma coisa do Joker e de toda a sua mitologia em conjunto com o Batman é que consegue apreciar ao máximo esta inerpretação do Ledger. Não digo que os especialistas nesta matéria também não a possam achar fenonemal, porque isso até o velho do Restelo consegue, mas ver que existe alguém que consegue captar a essência de um personagem extremamente difícil de perceber, é no mínimo gratificante. O Joker de TDK é "O" Joker - psicótico, com dois parafusos a menos, com todo o seu sentido poético e que apenas gosta de "brincar" com o seu némesis, sabendo perfeitamente que a sua existência só faz sentido enquanto o Batman também existir (óbvias referências à Piada Mortal, de Alan Moore). Que mais posso dizer sobre ele?

É também impossível não reparar na voz alterada quando Bale está a vestir o manto do Cavaleiro Negro, o que, pelo que já li em alguns sites, pode ter desapontado alguns espectadores. É certo que a montagem em relação à voz não é a melhor e nota-se claramente que é impossível um humano fazer aquela voz, mesmo com tom grave de Bale, mas mesmo assim aceito e o principal objectivo está lá - mascarar a voz do Batman. Em cenas que ele está tão próximo de pessoas conhecidas da sua identidade verdadeira deixaria de haver credibilidade, pois facilmente seria reconhecida. Portanto, esta jogada com a voz é totalmente aceitável.
Já Aaron Eckhart foi a surpresa da noite, tendo construído um Harvey Dent muito sólido. A primeira cena passada no tribunal pode parecer um pouco "velha" ao início, mas rapidamente deu para perceber que estava ali um actor ideal para a personagem e mais uma excelente cena para a colecção. Quanto a este não me resta muito mais para dizer, surpreendeu pela positiva e isso é o que mais interessa.
The Dark Knight é, na minha opinião, indiscutivelmente a melhor adaptação de uma Banda Desenhada ao cinema, ponto final. Supera qualquer dos três filmes do Homem-Aranha e qualquer outro filme da Marvel. Também supera os anteriores filmes de Tim Burton e de Joel Schumacher. É daqueles filmes que mal se sai da sala, só apetece ir vê-lo de novo, nem que seja só para ver a cena inicial (e que cena brutal que ela é). Não costumo comprar DVD's, mas parece-me que desta vez compro-o mal ele sair. Enfim, não há mais palavras para descrever esta beleza cinematográfica.
Nota: 9.5/10 - Must See!
engano no titulo ou foi de preposito?
ResponderEliminarSimplesmente fantástico. fui ver no dia de estreia e não vou dormir descansado até o ver outra vez.
ResponderEliminarJoker é a melhor personagem de sempre num filme!
este anónimo foi meu
ResponderEliminarRadjack
Não ligues Crucios, dei este erro no texto, mas só deixei escapar o do título :D
ResponderEliminarok xD já vi...n dá para expressar pelo texto...xD
ResponderEliminarVou ver hoje!!
ResponderEliminar:)
Acho que não faz sentido comparar os filmes de Burton com estes. São formas diferentes de abordar o personagem nomeadamente o Joker.
ResponderEliminarSe me perguntares também prefiro a adaptaçãod e Ledger mas a de Nicholson é a que faz sentido no Universo de Burton.
Em relação à voz, não pode Batman ter criado um dispositivo para modificá-la?
Abraço
celtic, duas perguntas, se se trata "indiscutivelmente da melhor adaptação de uma BD ao cinema" porquê apenas 9.5 em 10 ? O que faltou ao filme para receber os restantes 0.5?
ResponderEliminarabraço
concordo totalmente com o loot é o mais obvio...em vez de andarem a mandar bocas más sem terem razao...
ResponderEliminarLoot: é uma boa teoria a do gadget modificador de voz. Mas acho que o que os críticos mais chateados referem-se à qualidade dessa modificação e não tanto à origem dela.
ResponderEliminarverbal: é uma boa pergunta essa dos 0.5, mas só não dou 10 porque perdi o hábito de classificar de forma máxima qualquer coisa que vejo/ leio. Isto porque tenho sempre a sensação que há uma falha algures que posso não ter apanhado, mas que de certeza existe. Mas este 9.5 não invalida o facto de, para mim, ser a melhor adaptação de uma personagem de BD ao cinema que já tenha visto.
Já agora, se tivesse de apontar uma falha ao filme, falaria claro dos trailers (como o Loot falou no blog dele). Nos trailers ficamos a saber quase todas as cenas em que o Joker participa, o que tira alguma piada à experiência visual. Podem dizer que o trailer não tem nada a ver com o filme em si, mas hoje em dia os meios comunicação já de si fazem parte de toda a experiência que se vive em volta de um filme (prova: campanha viral deste filme).
Por falar em melhores adaptações de BD. Já viste o Oldboy? É sem dúvida uma das minhas favoritas.
ResponderEliminarSobre o trailer o que mais me irritou foi:
SPOILER
Vemos o Gordon quando o Joker é preso e no filme é suposto haver o suspense de que o Gordon morreu, mas se no trailer já vimos cenas que ainda não apareceram é porque de certeza ele não morreu.
Abraço
Eu no que toca a animé e coisas do género nunca costumo ver filmes, só séries por isso esse ainda não vi, mas vou tentar saber mais obre ele ;)
ResponderEliminarQuanto ao spoiler:
Jeez... nem me tinha apercebido desse. Felizmente sou mais distraído do que pensava e não tinha reparado nesse lol (aqui estão os 0.5 pontos que tirei! eheh)
Tenta ver é mesmo muito bom :)
ResponderEliminar