26 julho 2008

The Dark Knight

A sensação com que se sai da sala de cinema depois de ver este filme é indescritível. Afinal, eu estava a sair do, provavelmente, melhor filme do género e, melhor que tudo - não tinha sido eu o único a gostar. É bom ver que um filme de um género tão mal-tratado como a Banda Desenhada  e os seus super-heróis consegue levar muitas pessoas ao cinema e render longas-metragens com tanta qualidade. Mas há que não esquecer que este filme vai muito mais além do que o simples embate entre o Cavaleiro Negro e o seu temível adversário, prestes a semear o caos em toda a cidade. The Dark Knight é muito mais profundo simplesmente por conter uma tão variada selecção de elementos que fazem lembrar outros tantos filmes. Falo de um excelente elenco que conseguiu ser mais do que competente; um argumento complexo e sólido cheio  de cruzamentos entre outras pequenas histórias; acção, sempre necessária num filme deste calibre; humor em doses certas e sem exageros nenhuns; tensão,  do princípio ao fim, uma coisa que quase nunca vejo nestas adaptações e, é claro, uma escolha de personagens que só me fazem querer que algumas delas fossem mesmo assim nos comics (Nolan for comics!).
Começando por falar de Heath Ledger, posso desde já dizer que esta é uma grandiosa personificação do Joker, julgo que nem mesmo Jack Nicholson lhe consegue chegar aos calcanhares (quer dizer, chegar até aí, talvez consiga). A sua interpretação ainda tem mais valor porque consegue ultrapassar todo o hype gerado pelos media em torno do seu talento e até da sua própria morte. Acho que quem lê comics e já conhece pelo menos alguma coisa do Joker e de toda a sua mitologia em conjunto com o Batman é que consegue apreciar ao máximo esta inerpretação do Ledger. Não digo que os especialistas nesta matéria também não a possam achar fenonemal, porque isso até o velho do Restelo consegue, mas ver que existe alguém que consegue captar a essência de um personagem extremamente difícil de perceber, é no mínimo gratificante. O Joker de TDK é "O" Joker - psicótico, com dois parafusos a menos, com todo o seu sentido poético e que apenas gosta de "brincar" com o seu némesis, sabendo perfeitamente que a sua existência só faz sentido enquanto o Batman também existir (óbvias referências à Piada Mortal, de Alan Moore). Que mais posso dizer sobre ele?
Quanto a Christian Bale há que dizer que ele nem acaba por ser a principal atracção do filme. "Ah, vamos ao cinema ver o Batman.", "Não, vamos lá é para ver o Joker.". Basicamente é esta a sensação que se tem quando se sai do cinema. O Batman acaba por nem ser a principal personagem deste filme e isto acaba por lembrar as mais clássicas histórias deste personagem, onde ele é apenas um motivo para que surjam vilões e outras personagens à volta que o façam sair de noite. Mas nada disto faz com que o desempenho deste actor seja menor ou de pior qualidade, pelo contrário. Há excelentes cenas entre ele e Alfred (Michael Caine) e também entre Lucios Fox (o grande Morgan Freeman). Aqui também gostei muito mais do Bruce Wayne em si do que o próprio Batman.
É também impossível não reparar na voz alterada quando Bale está a vestir o manto do Cavaleiro Negro, o que, pelo que já li em alguns sites, pode ter desapontado alguns espectadores. É certo que a montagem em relação à voz não é a melhor e nota-se claramente que é impossível um humano fazer aquela voz, mesmo com tom grave de Bale, mas mesmo assim aceito e o principal objectivo está lá - mascarar a voz do Batman. Em cenas que ele está tão próximo de pessoas conhecidas da sua identidade verdadeira deixaria de haver credibilidade, pois facilmente seria reconhecida. Portanto, esta jogada com a voz é totalmente aceitável.
Aaron Eckhart foi a surpresa da noite, tendo construído um Harvey Dent muito sólido. A primeira cena passada no tribunal pode parecer um pouco "velha" ao início, mas rapidamente deu para perceber que estava ali um actor ideal para a personagem e mais uma excelente cena para a colecção. Quanto a este não me resta muito mais para dizer, surpreendeu pela positiva e isso é o que mais interessa.
The Dark Knight é, na minha opinião, indiscutivelmente a melhor adaptação de uma Banda Desenhada ao cinema, ponto final. Supera qualquer dos três filmes do Homem-Aranha e qualquer outro filme da Marvel. Também supera os anteriores filmes de Tim Burton e de Joel Schumacher. É daqueles filmes que mal se sai da sala, só apetece ir vê-lo de novo, nem que seja só para ver a cena inicial (e que cena brutal que ela é). Não costumo comprar DVD's, mas parece-me que desta vez compro-o mal ele sair. Enfim, não há mais palavras para descrever esta beleza cinematográfica.

Nota: 9.5/10 - Must See!

13 comentários:

  1. engano no titulo ou foi de preposito?

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente fantástico. fui ver no dia de estreia e não vou dormir descansado até o ver outra vez.

    Joker é a melhor personagem de sempre num filme!

    ResponderEliminar
  3. este anónimo foi meu

    Radjack

    ResponderEliminar
  4. Não ligues Crucios, dei este erro no texto, mas só deixei escapar o do título :D

    ResponderEliminar
  5. ok xD já vi...n dá para expressar pelo texto...xD

    ResponderEliminar
  6. Acho que não faz sentido comparar os filmes de Burton com estes. São formas diferentes de abordar o personagem nomeadamente o Joker.

    Se me perguntares também prefiro a adaptaçãod e Ledger mas a de Nicholson é a que faz sentido no Universo de Burton.

    Em relação à voz, não pode Batman ter criado um dispositivo para modificá-la?

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. celtic, duas perguntas, se se trata "indiscutivelmente da melhor adaptação de uma BD ao cinema" porquê apenas 9.5 em 10 ? O que faltou ao filme para receber os restantes 0.5?

    abraço

    ResponderEliminar
  8. concordo totalmente com o loot é o mais obvio...em vez de andarem a mandar bocas más sem terem razao...

    ResponderEliminar
  9. Loot: é uma boa teoria a do gadget modificador de voz. Mas acho que o que os críticos mais chateados referem-se à qualidade dessa modificação e não tanto à origem dela.

    verbal: é uma boa pergunta essa dos 0.5, mas só não dou 10 porque perdi o hábito de classificar de forma máxima qualquer coisa que vejo/ leio. Isto porque tenho sempre a sensação que há uma falha algures que posso não ter apanhado, mas que de certeza existe. Mas este 9.5 não invalida o facto de, para mim, ser a melhor adaptação de uma personagem de BD ao cinema que já tenha visto.
    Já agora, se tivesse de apontar uma falha ao filme, falaria claro dos trailers (como o Loot falou no blog dele). Nos trailers ficamos a saber quase todas as cenas em que o Joker participa, o que tira alguma piada à experiência visual. Podem dizer que o trailer não tem nada a ver com o filme em si, mas hoje em dia os meios comunicação já de si fazem parte de toda a experiência que se vive em volta de um filme (prova: campanha viral deste filme).

    ResponderEliminar
  10. Por falar em melhores adaptações de BD. Já viste o Oldboy? É sem dúvida uma das minhas favoritas.

    Sobre o trailer o que mais me irritou foi:

    SPOILER
    Vemos o Gordon quando o Joker é preso e no filme é suposto haver o suspense de que o Gordon morreu, mas se no trailer já vimos cenas que ainda não apareceram é porque de certeza ele não morreu.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Eu no que toca a animé e coisas do género nunca costumo ver filmes, só séries por isso esse ainda não vi, mas vou tentar saber mais obre ele ;)

    Quanto ao spoiler:

    Jeez... nem me tinha apercebido desse. Felizmente sou mais distraído do que pensava e não tinha reparado nesse lol (aqui estão os 0.5 pontos que tirei! eheh)

    ResponderEliminar
  12. Tenta ver é mesmo muito bom :)

    ResponderEliminar