23 outubro 2010

O Triunfo da Pirataria = Contributo nas Vendas?

Underground, de Jeff Parker e Steve Lieber
O combate à pirataria no mundo da Banda Desenhada tem sido uma das maiores preocupações da indústria nos últimos anos, dado que o boom massivo da Internet facilitou a livre troca e partilha de ficheiros com direitos de autor. A música também tem sido vítima deste tormento e não há dia que passe sem haver queixas de um qualquer músico famoso que chora por não ter mais um 0 a juntar-se à sua conta bancária (ao mesmo tempo que se enchem de dinheiro a dar concertos pelo mundo inteiro). Apesar da guerra dos downloads não prejudicar significativamente os mais afortunados, o caso muda de figura quando são os menos bafejados pela sorte a sofrer com este caso. Há autores de BD e músicos que dependem de cada página e cada minuto de arte que produzem para pagar as suas contas. É o trabalho que fazem e como tal não têm outro modo de ganhar a vida. Deve ter sido assim que o desenhador Steve Lieber, autor da graphic novel Undergound em conjunto com Jeff Parker, se sentiu ao ver a sua obra disponível no site 4Chan.


4Chan é um dos sites mais obscuros da Internet onde de tudo um pouco acontece. Na sua essência, é apenas um local onde se partilham imagens de todo o mundo, ou seja, é uma espécie de galeria urbana da net. Originalmente eram apenas imagens de manga e anime que se partilhavam, mas com o passar do tempo e o crescer da comunidade, outros assuntos vieram para ficar. Hoje em dia, os chamados "trolls" da internet juntam-se neste café cibernético e divertem-se a tentar deitar abaixo o capitalismo, organizando acções para desactivar sites de companhias cujos objectivos são considerados animalescos pela comunidade 4Chan. Mas tudo isto não seria a mesma coisa sem um pouco de incoerência.
Há poucos dias foi partilhada a mais recente graphic novel de Jeff Parker e Steve Lieber, de nome Underground, através do 4Chan, o que resultou na intervenção do próprio desenhador na dita comunidade:
"As for putting all the pages up here. What can I say? I get that this is how things go, and I’m trying to live in the same decade as everyone else. If nothing else, I’m flattered someone thought enough of the book to take the time to scan and post it.
Anyway, that’s that. If anyone has any questions about the book, post them here or ask me on twitter @steve_lieber."
Sob o risco de se perder algo na tradução, não me apeteceu traduzir as palavras de Steve Lieber. Mas essencialmente, o autor mostra desagrado nas primeiras linhas e termina dizendo que sente lisonjeado por alguém ter tido o trabalho de "scanear" as páginas da sua obra. Além disso, ainda se mostrou disponível a responder a questões que os leitores pudessem ter. Ao que parece, a discussão continuou por esse site fora, a qual Lieber descreveu como "genuinamente fascinante", apesar de o mesmo nunca ter previsto que algo tão insólito como o aumentar de vendas de modo exponencial fosse acontecer. Isso mesmo, um simples comentário do autor envolvido, desprovido de qualquer raiva ou julgamento moral sobre o erro de piratear comics, permitiu que os utilizadores do site 4Chan o passassem a respeitar e assim tomassem a iniciativa de comprar a referida graphic novel. E foi assim que se representou este aumento de vendas de modo bem simples:


Bem vindos ao mundo extraordinário da Internet, onde até comprar o Omnibus do Capitão América de Jack Kirby a 20£ é possível.

Esta história parece toda ela ser muito bonita e até podia dar origem a um filme de drama com o Tom Cruise e a Katie Holmes, mas não me admirava nada que no final de contas tudo não passasse de uma manobra de marketing digna da mente sombria de Joe Quesada. Espero estar enganado e que isto sirva de exemplo para todos os cães raivosos que por aí andam a gritar com raiva furiosa. Se não podes vencer, ganha o respeito deles. Pode parecer ingrato, mas o respeito vale mais que uma mão cheia de dólares.

4 comentários:

  1. "Hoje em dia, os chamados "trolls" da internet juntam-se neste café cibernético e divertem-se a tentar deitar abaixo o capitalismo, organizando acções para desactivar sites de companhias cujos objectivos são considerados animalescos pela comunidade 4Chan."
    Hmm conseguiste contornar muito bem as 2 primeiras regras da internet xD
    1. Do not talk about /b/.
    2. Do NOT talk about /b/.
    Dos Anonymous só conheço as acções contra a Igreja da Cientologia e a recente cruzada contra as leis censuradoras que o governo australiano está aos poucos a tentar implementar (e o mundo a dormir). São aqueles malucos com máscaras do V for Vendetta :D

    "não me admirava nada que no final de contas tudo não passasse de uma manobra de marketing digna da mente sombria de Joe Quesada"
    Os tópicos onde isto acontece estão sempre a ser apagados mas as "storytimes" já são um hábito daquela comunidade onde mostram coisas que leram e acharam que valia a pena partilharem.

    "Há autores de BD e músicos que dependem de cada página e cada minuto de arte que produzem para pagar as suas contas."
    Mais do que obras, estes autores o que precisam é de exposição. Baseia-se tudo em exposição. Este é mais um exemplo de como dar material à borla na net leva a mais pessoas a descobrirem a obra o que leva a mais vendas. Freakangels, The Perry Bible Fellowship e muitos outros webcomics estão completamente disponíveis de graça na net e continuam a vender.
    Em vez de gastarem recursos a remarem contra a maré (combaterem a pirataria), as editoras deviam pensar em formas de darem a volta por cima e aproveitarem esta forma de promoção que as pessoas fazem por gosto (eu não iria dar-me ao trabalho de digitalizar 120páginas e fazer upload...). Os estúdios de cinema queixam-se muito e conseguem facturar mais do que há anos atrás pensariam, as editoras musicais queixam-se muito e fenómenos como Artic Monkeys ou Radiohead (grátis na net com o aval da banda) vendem.

    Onde é que ouviste esta notícia?

    ResponderEliminar
  2. A notícia teve destaque no bleeding cool, mas foi no geek.com que apanharam isto pela primeira vez, suponho eu (http://www.bleedingcool.com/2010/10/22/digital-dump-is-4chan-the-saviour-of-print-comics/).

    A guerra contra a cientologia é, de facto, épica :D E a reportagem da Fox sobre os "anonymous" consegue a proeza de tornar tudo isto muito assustador.

    Todo o site 4Chan é muuuuito bizarrro. Hoje meti-me a fazer uma vistoria lá pelos cantos e deparei-me com discussões inimagináveis de tão inúteis que pareciam xD

    ResponderEliminar
  3. Não é inédito que a pirataria já previlegiou certos autores.

    Deu-lhes conhecimento mundial que contribui para venda de discos e claro convites para concertos. Os Artick Monkeys por exemplo.

    Claro que quando já se é muito conhecido como uns U2 a pirataria já não deve ajudar nada.

    Na BD acredito que haja casos similares.

    é uma faca de dois gumes :P

    ResponderEliminar
  4. Pois realmente nem sempre a pirataria é ma.

    ResponderEliminar